Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa-mãe queimou, eu ainda consigo recuperar?


Posts recomendados

  • Moderador

@Miguel Fachola Sim, porém potência não significa absolutamente nada... potência é somente um dos vários fatores que fazem uma fonte ser boa ou genérica.

 

Sempre falo isso pro pessoal, se quiser usar, pode usar, mas fique avisado que poderá danificar ou até queimar seu equipamento com uma fonte genérica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, domingos87 disse:

Pode aproveitar tudo que não seja a placa-mãe. E a própria placa-mãe pode ser levada a algum técnico em eletrônica que poderá ver se ela é recuperável, muitas vezes um componente de 2 Reais arruma a placa em 100%.

 

Vai ver que um simples curto de hardman já resolve o problema da placa-mãe dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Henrique-gs disse:

Qual é a sua fonte atual?

Já deu queima de componente pode ser que tenha algo errado ai.

 

Fonte é o coração do PC, deveria ser o primeiro componente a se planejar e não poupar gastos pois pode causar problemas no restante do hardware.

TRANQUILO AMIGAO, o TECNICO Disse que Só foi a placa-mãe, nao tenho certeza mas eu acho que foi meus overclocks

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Miguel Fachola disse:

Eu Fazia na placa de video e no processa, deve ter dado alguma ***** na placa, ele falou que estufou aquelas ''pilhas'' e a solda n resolveu

 

Tem um jeito simples e barato que talvez resolva esse probleminha do estufamento dessas " pilhas " ( capacitores ) que aprendi em outro fórum.

 

É só afundar um pouco o topo estufado desses capacitores até se tornarem curvos como uma colher de sopa e depois aplicar um pinguinho de super cola e testar pra ver se resolveu.

 

Eu já fiz isso com uma fonte ATX de PC e deu certo sem precisar trocar os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Se vazou quando estufou deve ter perdido capacitância. Só medindo para saber. De qualquer forma, é muito risco para uma peça tão barata. Numa fonte ou peça sucata vale a tentativa, até para aprender, mas numa placa-mãe de uso normal o risco é acabar perdendo mais peças que não se gostaria de perder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, domingos87 disse:

@Henrique - RJ Se vazou quando estufou deve ter perdido capacitância. Só medindo para saber. De qualquer forma, é muito risco para uma peça tão barata. Numa fonte ou peça sucata vale a tentativa, até para aprender, mas numa placa-mãe de uso normal o risco é acabar perdendo mais peças que não se gostaria de perder.

 

Bem lembrado, mas isso se vazou quando estufou que ele pode perceber ao redor do capacitor se há alguma corrosão ou mancha.

 

Não vejo tanto risco nesse procedimento que ele ainda tem que ter o cuidado de não pressionar demais esse topo do capacitor a ponto de romper essa capinha metálica do topo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ O risco aí, além de estourar e vazar ácido, seria voltar a funcionar mas completamente fora da especificação, vindo a queimar coisas que dependam desse capacitor ou dessa série de capacitores.

 

Só faria numa placa sucata ou então se pudesse medir a capacitância com um multímetro por exemplo. Se mantiver a mesma pelo menos dá para arriscar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, domingos87 disse:

@Henrique - RJ O risco aí, além de estourar e vazar ácido, seria voltar a funcionar mas completamente fora da especificação, vindo a queimar coisas que dependam desse capacitor ou dessa série de capacitores.

 

Só faria numa placa sucata ou então se pudesse medir a capacitância com um multímetro por exemplo. Se mantiver a mesma pelo menos dá para arriscar.

 

Não acredito

 

No máximo vai continuar do mesmo jeito por estar fora da capacitância normal mas a sua tese é sempre bem vinda para reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Pesquisei aqui e se estufou é porque já superaqueceu e porque já perdeu/venceu o isolante interno, ainda que não vazou, logo certamente não vai estar correto. Pressionando ele de volta no máximo fecha novamente o circuito, mas é certeza que vai ficar errado e dar problema novamente (especialmente porque quando é assim vários dos capacitores costumam estar já capengando).

 

Como a tampinha serve justamente para evitar explosão, provavelmente o risco de um problema de segurança fica reduzido, mas com a super cola pode ser que se invalide a função da tampinha e aí tenha mesmo um negócio mais catastrófico.

 

Ou seja, não compensa. Só o preço da super cola troca uns 5 capacitores e zera o risco tanto de estouro quanto de ficar ruim/queimar mais coisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87

 

A super cola, se souber usar, pode servir para muitas outras coisas que estragam ( já usei até para colar as pontas de tênis, chinelos e tampa de micro ondas além dos capacitores da fonte entre outros reparos ).

 

Esse truque realmente não é o mais correto para solucionar mas muitas vezes simples capacitores se tem dificuldade de encontrar e se gasta em transporte além de ter que ter alguma prática de solda e os materiais para fazer ( se for entregar a um técnico em eletrônica vai sair bem mais caro ainda e se encontrar quem o faça ).

 

Agora, quanto á possibilidade de explodir o capacitor realmente não havia pensado nisso antes o que pode gerar até algum surto estragando outro componente no circuito como uma memória. Aqui de fato me parece o maior risco mas ainda questionável pois o vazamento/estufamento pode se dar por baixo do capacitor como acontece em certas vezes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Além dos surtos, o problema seriam as variações de tensão que um capacitor gasto causa nos componentes que dependem dele. Isso pode estragar coisas também como memórias ou o próprio processador. Antes disso, pode ter tanta instabilidade que a máquina fica inutilizável.

 

Para trocar em alguém que mexe com eletrônica não deveriam cobrar caro, é uma das coisas mais simples de fazer.

 

@Miguel Fachola De nada! Diga se resolveu!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, domingos87 disse:

@Henrique - RJ Além dos surtos, o problema seriam as variações de tensão que um capacitor gasto causa nos componentes que dependem dele. Isso pode estragar coisas também como memórias ou o próprio processador. Antes disso, pode ter tanta instabilidade que a máquina fica inutilizável.

 

Para trocar em alguém que mexe com eletrônica não deveriam cobrar caro, é uma das coisas mais simples de fazer.

 

Essas " variações de tensão " a que se refere devem ser o que chamam de ruídos elétricos ( podem ocorrer até surtos o que seria bem pior ) mas isso pode ocorrer até antes de haver o estufamento, acredito eu. Esses ruídos podem diminuir a vida útil de peças e até queimar elas caso já tenham longa " quilometragem " ( acho que já tive esse tipo de experiência aqui ) pois já devem estar exauridas. Já tive esse tipo de instabilidade com uma fonte genérica nova baratinha provavelmente por causa desse ruído elétrico fora do normal ( tive que devolver ao lojista ). Acho que vou repensar em comprar um osciloscópio-PC que é muito mais em conta para ter como avaliar os níveis de ruído das minhas fontes por segurança depois deste comentário.

 

Sim sim, não deveriam cobrar caro mas muitas vezes cobram e isso se encontrar quem o faça ( já quis algo parecido em lojas de conserto de eletrônica e não quiseram fazer de jeito nenhum, só um técnico antigo que trabalha na sua própria residência como passatempo faz aqui mas faz caro ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!