Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock asus m5a78l-m lx/br + fx 6300


Luís1211

Posts recomendados

Fala galera, beleza ? Então, é meu primeiro tópico aqui, antes eu só ficava lendo os tópicos mesmo haha, enfim, vamos ao que interessa...

 

Eu tenho um FX6300 + asus m5a78l-m lx/br, e ultimamente o processador esta começando a gargalar ( possuo uma r7 360 ) fui jogar bf1 e ele fica o tempo integral em 99% e 100%, me trazendo quedas de fps e etc, enfim vim no fórum pesquisar sobre overclock e NINGUÉM recomendou overclock nessa placa-mãe e tal, enfim, assumi o risco, dei uma geral no pc e botei pra torar, fui subindo tudo em automatico pra ver o quanto dava, consegui chegar e 4.0Ghz sem mexer em Vcore, acima disso já ocorre tela azul, enfim, continuem subindo e consegui chegar a 4.5 Ghz, não fui mais pela temperatura do processador, em stress batia 66~~69°. Até aí tudo bem, mas no meio desse processo todo, ocorreu a queima de um pente de memoria meu ( 4gb kingstom 1333mhz ) E me veio aquela grande interrogação na cabeça, quando eu subi o ratio ( x19,x20 e tal ) ele automaticamente sobe o clock da memória ou não ? Pois minhas memorias são 1333mhz e não tem muito o que subir kkkk .

Enfim, tenho tudo de qualidade, uma CX600 ta segurando o pc, tenho 5 fans no gabinete, Blizzard t2, não foi por temperatura que queimou, ou ele já estava ruim e acabou dando pra tras, ou o clock subiu sozinho, pois eu não mexi em clock de memória Ram.. A minha dúvida é essa, sobre o clock. Espero que consigam me ajudar.

 

OBS : Para aqueles que vão me xingar por causa dessa MOBO, recomendo rever os conceitos, todos sabem que ela foi uma " gambiarra " pra encaixar os FX'S, mas ela não é ruim não, atualmente estou com o clock em 3.9 ghz ( sendo que o base é 3.5 ) e tudo em automatico, voltagens e etc, e já tem 5 anos de uso essa belezinha hahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe nem é tanto o problema aí, ela é uma placa extremamente básica para os FX, mas de fato não tão ruim quanto falam, especialmente se bem refrigerada. Muita gente usa ela sem o computador ficar ruim ou "pegar fogo".

 

Mas, não é placa para overclock grande certamente. E onde você errou mesmo é na referência da "tela azul". Se deu tela azul seu processador está ENORMEMENTE além do seu limite. Ou tem que por mais tensão, o que nessa placa é bem arriscado, ou simplesmente passou do limite.

 

Como regra, as pessoas falam muita bobagem e depois não admitem, gostam de falar o que têm. Quando elas falam de overclock, gostam de falar que vão atingir níveis altos por menos dinheiro etc. (Digo as pessoas em geral que falam de overclock, não você).

 

No mundo real, overclock é com os componentes de hoje, coisa de 10% em média que você vai conseguir tirar sem fazer bobagem ou sem ter que investir dinheiro pesado nisso - coisa que não compensa.

 

Ao mexer só no multiplicador do processador a memória não deveria mexer, a não ser que você subiu pelo FSB.

 

O mais provável é que os VRM da sua placa-mãe não aguentaram a carga extra e fizeram a alimentação da memória variar ao ponto de queimá-la.

 

Tente colocar ela em outro slot e veja se funciona, às vezes o que queima não é o módulo e sim essa parte da placa-mãe.

 

E faça o overclock com mais parcimônia e sendo menos otimista. A cada passo além você deve testar com jogos, com programas específicos e monitorar voltagens e temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, domingos87 disse:

A placa-mãe nem é tanto o problema aí, ela é uma placa extremamente básica para os FX, mas de fato não tão ruim quanto falam, especialmente se bem refrigerada. Muita gente usa ela sem o computador ficar ruim ou "pegar fogo".

 

Mas, não é placa para overclock grande certamente. E onde você errou mesmo é na referência da "tela azul". Se deu tela azul seu processador está ENORMEMENTE além do seu limite. Ou tem que por mais tensão, o que nessa placa é bem arriscado, ou simplesmente passou do limite.

 

Como regra, as pessoas falam muita bobagem e depois não admitem, gostam de falar o que têm. Quando elas falam de overclock, gostam de falar que vão atingir níveis altos por menos dinheiro etc. (Digo as pessoas em geral que falam de overclock, não você).

 

No mundo real, overclock é com os componentes de hoje, coisa de 10% em média que você vai conseguir tirar sem fazer bobagem ou sem ter que investir dinheiro pesado nisso - coisa que não compensa.

 

Ao mexer só no multiplicador do processador a memória não deveria mexer, a não ser que você subiu pelo FSB.

 

O mais provável é que os VRM da sua placa-mãe não aguentaram a carga extra e fizeram a alimentação da memória variar ao ponto de queimá-la.

 

Tente colocar ela em outro slot e veja se funciona, às vezes o que queima não é o módulo e sim essa parte da placa-mãe.

 

E faça o overclock com mais parcimônia e sendo menos otimista. A cada passo além você deve testar com jogos, com programas específicos e monitorar voltagens e temperaturas.

Exatamente cara, falou tudo, no meu caso, os vrms estão super bem refrigerados, o processador em full load não esta passando de 45°, to com 2 fans em cima puxando o ar pra fora, e 2 na tampa e 1 atras jogando o ar pra dentro, ta super tranquilo sacas.  Já em relação a tela azul eu resolvi os problemas, dando uma olhadinha, eu tenho quase certeza que aquele pente estava indo pro saco mesmo, as vezes o computador reiniciava sozinho. Enfim, e quando forcei um pouco, acabou que foi pro saco...  Os vrms estão com temperaturas ( no HWmonitor ) mostra o TMPIN 0 ( 27° e em stres chegou a 47° ) já o TMPIN 1 ( atual 27° em stres 33 ° ) Esta realmente muito baixa as temperaturas dele, pois em vídeos, os caras chegam ao extremo em 69° a 80° hahaha, eu me preocupo muito com temperatura, porém não é só a temperatura estar boa que vai funcionar bem. O turbo do meu FX é 4.1 ghz, porém NUNCA chega a isso jogando, parece que a placa limita ele, em jogos ele fica praticamente na velocidade base, ( 3.6 ) e não passa disso, aí vou pra area de trabalho e ele chega em 4.1 hahaha, enfim agora diminuí o over, o certo nem é over que estou fazendo, só setei em 4.0 Ghz o multplicador, o Vcore ficou automático, se eu deixar no 4.1 o prime95 da erro em 1 dos núcleos, já em 4.0 o prime ficou passando cerca de 1 hora, e ficou super tranquilo, sem erros, vou deixar em 4.0 agora,  já é um avanço, no BF1 alcançou 90~~93%, não deu aquele gargalo que dava em 100%.

Eu particularmente não fiz overclock para ganho de FPS, pois é bem raro, a não ser que suba pra 4.5Ghz, eu fiz apenas para não travar, mas a minha grande dúvida era essa, sobre a memória, pois ví em locais que o clock sobe quase que automático, eu fiz na bios e só subi o multplicador... Enfim, obrigado por me dar uma ajudinha, bom saber que mexendo no multiplicador ele não mexe no clock !

 

Gostei da sua opinião, dei uma lida novamente, e foi bem direto ao ponto de não xingar e tal, realmente, tem gente que lê uma informação na internet e já acha que esta certo.. Eu me arrisquei fazendo over ? Sim, pois sabemos que essa placa foi adaptada, tem poucas fases, a uns 2 dias atras eu estava usando a 4.5Ghz com vcore em 1.46, enfim eu achei muito arriscado manter assim, mas estava super estavel sabe, as temperaturas estavam " tranquilas " mas mesmo assim, no fundo a gente sabe que algum momento forçando tanto uma placa super básica de entrada vai dar *****... Sem contar que uso ela a 5 anos  + o -, claro que sempre em stock, mas os jogos de hoje em dia não ta dando mais não viu hahaha. E pra investir em PC caro é tenso, fiz as contas pra montar um PC novo com Ryzen 5 e tal 1050ti, vai ser FKIN 3100 reais... Não tem condições, mas enfim, aí já vou sair do foco do tópico, a minha dúvida era em relação a memória, pelo que entendi já foi respondida, vou deixar em aberto ainda para ver se mais alguem fala sobre algo a respeito, se já teve esse mesmo probleminha que eu e tal, obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís1211 Dificilmente os seus VRM estão a apenas 27º, mesmo bem refrigerados eles chegam a 60 ou mais mesmo. Aí tem que medir com um termômetro, pois nem sempre o HWiNFO acerta.

 

Da memória: outro erro aí. Você teria que ver se o sistema estava estável antes de fazer o overclock e é difícil memória sair dando problema assim.

 

Não deixe o vcore no automático, deixe fixo na tensão original. Ele pode ficar aumentando como doido no automático.

 

E é normal em stock o turbo entrar só de vez em quando, em Intel é assim também.

 

Teste o pente em outro slot, se não estava dando tela azul antes provavelmente ele não estava ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Testei ele no outro slot já, embora só tenha 2, e eu usava os 2, quando queimou foi assim, eu tava usando a 4.5ghz o FX, eu tava stressando ao máximo ele, aí eu fui reinciar o pc rapidinho, parei o stress e reinciei, assim que ele foi reiniciar, encerrou o windows, tudo bonitinho, e simplesmente não deu mais boot, ficava tela preta, ate eu achar que era um pente... Eu pensava que a placa-mãe tinha ido pro saco, mas eu acredito que foi um overclock muito arriscado em 4.5 mesmo, acabei forçando além do limite, minha sorte que queimou só 1, agora vou pegar um de 8 e somar com esse meu de 4, ficar com 12, já é um upgrade huahuahua. Vou setar o Vcore em 1.4 ( pois pelo menos no HWmonitor e CpuZ, ele fica meio que estavel a 1.320 as vezes, porém tem picos de 1.420 quando pegava o turbo de 4.1, e eu to usando em 4.0, então setar em 1.4 é uma boa ideia eu acho.

 

@edit Testei em outro slot já e não funcionou, ele nem faz o BEEP da placa-mãe, ele esquenta muito, resolvi jogar ele na parede, esse foi o pente original quando montei meu pc, quase 5 anos usando, os outros 4gb comprei 2 anos depois... Enfim, essas coisas acontecem infelizmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esquenta muito sem ligar, é porque realmente o pente deve ter queimado e entrado em curto. Memória dura mais que 5 anos tranquilamente, portanto ainda acho que foi efeito colateral do exagero no overclock, ainda mais com a tensão em auto.

 

Mas fica difícil saber com certeza já que você não tinha o sistema testado direito antes.

 

Dado que pode ser a placa-mãe não aguentando, tenha muito cuidado para acabar não queimando o segundo pente. Use um termômetro de preferência e tente medir todas as áreas da sua placa-mãe e gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...