Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedro Henruqe

Problema resolução do monitor no linux

Recommended Posts

Estou com um problema de resolução do linux no monitor. Primeiramente vamos aos dados:

• Monitor Led 21.5'' Samsung Wide S22e310 Full Hd
  • Placa de Vídeo GTX 660 Ti 3Gb

Antigamente utilizava um monitor 1360x768 na porta HDMI. Qualquer distribuição do linux funcionava perfeitamente: sem instalação de drivers a resolução ficava ideal e com a instalação a qualidade de vídeo melhorava. Agora que comprei o monitor conectei-o seguinte forma: Placa de Vídeo -> DVI-D -> Adaptador de DVI-D para VGA -> Monitor

No Windows a resolução funciona normalmente sem driver e com driver a qualidade fica melhor, o problema ocorre no Linux. Já tentei diversos sistemas operacionais linux (Ubuntu, Lubuntu, Mint e Manjaro) e em nenhum funcionou de forma adequada. No Ubuntu a resolução 1920x1080 nem aparecia como opção. Adicionei manualmente com o comando cvt e xrandr. Gerando a resolução em 60 FPS a proporção ficava parecida com 4:3 (ficavam barras pretas nos dois cantos da tela). Vi em um fórum para colocar em 58 FPS, e com isso a imagem ficava muito grande (sobrava espaço para baixo e direita). No Manjaro instalei cada um dos 3 tipos disponíveis de drivers proprietários da NVIDIA. Nos três casos não deu certo: ou ficava uma tela preta ou uma tela toda quadriculada. Após isso, no lubuntu adicionei um repositório de drivers da NVIDIA e instalei um mais recente, logo após um menos recente. No primeiro caso não funcionou e no segundo não aparecia como opção a resolução 1920x1080. Verifiquei por meio de um comando a resolução máxima possível para a porta e encontrei que ela tava limitada no xrandr a 1600x1600 (não exatamente esse número). Não sei mais o que fazer. Já procurei em diversos fórums, já alterei parâmetros no GRUB, já instalei diversos drivers, tentei diferentes taxas de atualização e nenhum funcionou corretamente.

PS:

• Não é problema do cabo, adaptador ou monitor, caso contrário teria problema no Windows também.
  • Já tentei fazer a tela encaixar no monitor mexendo nos parâmeros como escala horizontal, zoom, etc. No melhor dos casos a tela ficou muito distorcida e com péssima qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A porta VGA é analógica dificilmente chegará a Full HD (1920x1080)

Acho que a solução é usar cabo HDMI

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, f_neto disse:

A porta VGA é analógica dificilmente chegará a Full HD (1920x1080)

Acho que a solução é usar cabo HDMI

O problema não é com a saída VGA.Li que ela suporta até 2560X1600, e mesmo assim, como iria rodar FullHD no windows se a placa de vídeo ou a conexão não suportasse? Pesquisando um pouco percebi que talvez a solução fosse um ajuste de fase (frequência da conexão, uma vez que é analógica) mas mexendo no parâmetro do monitor não acontece nada. 
Mais uma pesquisada encontrei que DVI-D é somente digital, então estou na verdade convertendo com o meu adaptador. Talvez se eu conectar direto na entrada DVI no monitor eu consiga melhores resultados, vou comprar o cabo e atualizo vocês . E esqueci de avisar que o monitor não possui entrada de HDMI.

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Pedro Henruqe

Mas mexeu nos botões do monitor procurando ativar a opção wide ?

Essa opção estica a tela acabando com essas laterais escuras.

Sim. Mexendo nas opções eu comprimi a tela e ajustei o deslocamento horizontal, mas ficava muito distorcido e meu monitor não permite zoom vertical, apenas horizontal.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Pedro Henruqe disse:

Sim. Mexendo nas opções eu comprimi a tela e ajustei o deslocamento horizontal, mas ficava muito distorcido e meu monitor não permite zoom vertical, apenas horizontal.

Não não, deve ter aí um botão que faz a tela esticar ( modo wide ) e comprimir e que você ainda não conseguiu achar.

Ás vezes essas " titicas " são ruins de encontrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais