Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

Salve galera.

Acabei de trocar de PC e tô tendo alguns problemas, talvez vocês consigam me ajudar.
Eu tinha um 6ª geração Core i7 6700 + Gigabyte H110m + Gigabyte GTX 1060 6GB G1 Gaming v.1 + fonte Corsair VS600 + SSD Kingston 240.
Troquei para um 9ª geração Core i5 9600K + Gigabyte Z370m AORUS GAMING (mantive o restante Gigabyte GTX 1060 6GB G1 Gaming v.1 + fonte Corsair VS600 + SSD Kingston + watercooler Maelstrom 120T no processador).
Jogo CS-GO e Dota e nunca tive problemas com o i7 da 6ª geração, tenho um gabinete bem ventilado com 2x140mm jogando ar pra dentro e 2x120mm jogando ar pra fora por cima + watercooler no processador, e ele nunca travou no meio de partidas como agora vem acontecendo com o i5.
Quando começo alguma partida, seja de CS GO ou Dota, em poucos minutos a tela congela, o pc continua funcionando mas fica congelado até que eu reinicie o pc pelo botão power.
Alguém ja teve problema parecido? Pelo que vi, a placa-mãe e o processador são tranquilamente compatíveis, eu consigo utilizar o pc o dia todo de boas, mas quando inicio um jogo, tenho sempre esse problema de freezing. 
Vontade de voltar pro i7 6ª geração.
 

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

Vontade de voltar pro i7 6ª geração.

Não foi lá, das trocas mais inteligentes da história.. Honestamente..

 

Enfim, a placa-mãe é compatível, desde que, a BIOS esteja atualizada.. Se funciona é sinal de que esteja, mas dê uma conferida.. Fez a instalação do Windows do zero? Monitora temperaturas de CPU e GPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estava com esse i7 6700 há 3 anos e queria muito partir pra um processador desbloqueado, acabei encontrando o 9600k num preço bom  fiz a troca pensando em overclock, por isso peguei a z370.

O clock do 9600k é muito bom, ótimo desempenho em jogos, desbloqueado, o processador em sí, é excelente.

Só não entendo o motivo dos travamentos em jogos, isso não acontecia antes da troca.

Não fiz a instalação do Windows do zero, e sim, monitoro as temperaturas, inclusive esta travando com a realização de benchmark tb, os prints abaixo são de minutos antes de travar.
 

@RS Faria

 

process.thumb.png.a2fffb05712ac232a41b36e600a52740.png1025361495_placamae.thumb.png.6821b94849b1f6b25f09ff57cf341b7f.png
nvidia.thumb.png.bc41c3ad187bceae23ff2e7b1550066c.pngprocess.thumb.png.a2fffb05712ac232a41b36e600a52740.png

 

Em outro fórum encontrei o link desse site, que faz o cálculo da porcentagem de gargalo, e deu esse resultado aí.
Diz que a minha placa de vídeo é "fraca" pra esse processador.

 

image.thumb.png.bc590fef70678266ac397ab45cdab735.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Zancan

 

Viu o lance da BIOS? Seria bom mas, porque não fez uma instalação limpa do Windows? Você montou um PC novo, com componentes novos e drivers novos.. Capaz do problema ser software e não hardware..

 

Quanto o site, simplesmente, não levo à sério.. A maioria do pessoal daqui, não leva..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, RS Faria disse:

@Thiago Zancan

 

Viu o lance da BIOS? Seria bom mas, porque não fez uma instalação limpa do Windows? Você montou um PC novo, com componentes novos e drivers novos.. Capaz do problema ser software e não hardware..

 

Quanto o site, simplesmente, não levo à sério.. A maioria do pessoal daqui, não leva..

 

A BIOS está atualizada, é a única atualização que tem para a 9ª geração.
Eu acabei não formatando porque tenho alguns projetos do autocad no ssd e não tinha pra onde passar.
Mas algo me diz que não é Windows..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje vou tentar formatar mas tenho quase certeza que não é esse o problema..

adicionado 33 minutos depois
11 horas atrás, Thiago Zancan disse:

Eu já estava com esse i7 6700 há 3 anos e queria muito partir pra um processador desbloqueado, acabei encontrando o 9600k num preço bom  fiz a troca pensando em overclock, por isso peguei a z370.

O clock do 9600k é muito bom, ótimo desempenho em jogos, desbloqueado, o processador em sí, é excelente.

Só não entendo o motivo dos travamentos em jogos, isso não acontecia antes da troca.

Não fiz a instalação do Windows do zero, e sim, monitoro as temperaturas, inclusive esta travando com a realização de benchmark tb, os prints abaixo são de minutos antes de travar.
 

@RS Faria

 

process.thumb.png.a2fffb05712ac232a41b36e600a52740.png1025361495_placamae.thumb.png.6821b94849b1f6b25f09ff57cf341b7f.png
nvidia.thumb.png.bc41c3ad187bceae23ff2e7b1550066c.pngprocess.thumb.png.a2fffb05712ac232a41b36e600a52740.png

 

Em outro fórum encontrei o link desse site, que faz o cálculo da porcentagem de gargalo, e deu esse resultado aí.
Diz que a minha placa de vídeo é "fraca" pra esse processador.

 

image.thumb.png.bc590fef70678266ac397ab45cdab735.png

 

Dá uma olhada @Edvaldo J. Frederico
Eu estava fazendo benchmarking quando bateu essas temperaturas, por isso acho que não teria nada a ver com a temperatura dos periféricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

Hoje vou tentar formatar mas tenho quase certeza que não é esse o problema..

adicionado 33 minutos depois

 

Dá uma olhada @Edvaldo J. Frederico
Eu estava fazendo benchmarking quando bateu essas temperaturas, por isso acho que não teria nada a ver com a temperatura dos periféricos.

A temperatura esta bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo uma placa-mãe do mesmo modelo, porém tenho um i5-8600 sem o k, já formatei, atualizei a BIOS para a versão F10, testei com uma fonte de 430w e uma de 600w, com e sem a placa de vídeo GeForce GTX 1060 IGAMER  da MSI o erro persiste, uso uma Memoria Kingston HyperX Fury 8GB 2400MHz. Também já troquei pasta térmica e fiz a limpeza dos slots de memória, além de testar a placa fora do gabinte.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou tendo o mesmo problema e tenho exatamente a mesma placa-mãe e mesmo processador. 

Acreditei tambem que o problema fosse a temperatura e algum mal encaixe ou que tenha colocado mal a pasta termica no watercooler, mas pelo visto é um problema geral, infelizmente.

EDIT: isso ocorreu tanto no Win 8.1 quanto no Win 10, e a BIOS esta atualizada na F10 (última versao disponível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigo.

 

Você conseguiu resolver o problema? Estou com a mesma situação aqui (aorus z370m + i5 9600k). BIOS esta atualizada na versão mais recente (F10) mas os travamentos ocorrem do mesmo jeito que você descreveu. Eu percebi que na parte de overclock ja vem umas opções pré configuradas (i3, i5 e i7 todos de 8ª geração) porém nao tem nenhuma configuração pros de 9ª geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2018 às 08:49, Matheus Trevisolli disse:

Bom dia, amigo.

 

Você conseguiu resolver o problema? Estou com a mesma situação aqui (aorus z370m + i5 9600k). BIOS esta atualizada na versão mais recente (F10) mas os travamentos ocorrem do mesmo jeito que você descreveu. Eu percebi que na parte de overclock ja vem umas opções pré configuradas (i3, i5 e i7 todos de 8ª geração) porém nao tem nenhuma configuração pros de 9ª geração.

Mas quando trava vocês estão fazendo overclock? Ou já na configuração padrão que ta dando freezing?@Thiago Zancan Conseguiu alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, a minha config é a mesma e está acontecendo a mesma coisa, ontem aconteceu 2x enquanto jogava, e não é temperatura pois estou acompanhando e não passa de 65ºC nem o CPU e nem a GPU, algo que notei também é que enquanto eu estava usando apenas 1 pente de memoria ram não aconteceu isso (foi durante uma semana até chegar o outro pente), e depois que eu coloquei o outro pente intercalado (slot 0 e 2 da mesma cor) ja faz uns 3 dias e foi acontecer somente ontem 2x seguidas, não sei se tem haver, o PC reconheceu os 16gb certinho.

 

Config completa do PC:

Processador: Core i5-9600k

placa-mãe: gigabyte z370m aorus 

Memoria ram: 2x8gb crucial ballistix

Placa de video: Evga 1070 ti sc

Fonte: Corsair VS650

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andre Henrique Nascimento  @Matheus Naldi @Matheus Trevisolli @blakelbr @Thiago Zancan Entrei em contato com a Gigabyte e aconselho a vocês fazerem o mesmo > https://esupport.gigabyte.com/#list dependendo da resposta deles a gente pode se juntar e mover uma ação contra eles. Se for algum bug que dê pra corrigir em uma atualização vamos pressionar eles, caso contrário vai demorar muito vir uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iago: no começo da semana eu abri um ticket para o suporte deles e estou aguardando retorno.

Matheus: a minha configuração praticamente é a mesma com a diferença que a minha placa de vídeo não é a TI. Possuo 2 pentes de memoria RAM de 8gb e nao cheguei a fazer o teste com apenas uma memoria, de qualquer maneira nao era pra estar acontecendo isso :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de receber a resposta, de acordo com eles não seria um defeito da placa. Eu ainda não efetuei a atualização de Bios pra testar, mas se vocês procurarem em vários fóruns sobre tecnologia vocês vão encontrar pessoas com a mesma placa e o mesmo problema. 

Por isso que é Importante a gente reclamar.

SmartSelect_20181213-172238_Samsung Internet.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, blakelbr disse:

@Iago Brunno Falei com o criador do post Thiago Zancan, e ele disse que formatou do 0 e instalou todos os drivers, no caso dele funcionou. 

Irei tentar instalar tudo o que está na sessão dos chipsets do site da gigabyte, de crucial só falta isso.

Fiz exatamente isso aqui, continua congelando.

adicionado 6 minutos depois
4 horas atrás, Iago Brunno disse:

Acabei de receber a resposta, de acordo com eles não seria um defeito da placa. Eu ainda não efetuei a atualização de Bios pra testar, mas se vocês procurarem em vários fóruns sobre tecnologia vocês vão encontrar pessoas com a mesma placa e o mesmo problema. 

Por isso que é Importante a gente reclamar.

SmartSelect_20181213-172238_Samsung Internet.jpg

Eles responderam meu ticket pedindo pra atualizar o Chipset, como já estava atualizado de nada serviu. Quanto a BIOS, no meu caso ela já veio na última versão ( F10 ), mesmo assim, reinstalei utilizando o patch F10 disponível no site, o problema persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem congelou 2x a noite enquanto jogava, quando meu amigo me disse para tirar o pc do estabilizador e ligar direto na tomada, porque poderia ser problema do estabilizador mandando energia errada e *****, não sei se tem algo haver, mas depois que fiz isso não congelou mais nenhuma vez por enquanto, eu não citei pois não achava importante, mas a fonte que eu estou usando é nova e antes era uma de 500w baratinha, tive que trocar porque os cabos eram curtos e não davam certos no gabinete novo, estou achando que possa ser o estabilizador que não está dando conta as vezes da fonte nova, não sei, mas por enquanto está dando certo...E o de vocês? Vocês usam estabilizador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Guilherme Torquato Pinheiro disse:

Uso na tomada direto... Pra mim parece Brock de processador mesmo, tipo fica bem quente e no monitor diz que tá 50C... Achei estranho que começou quando botei o segundo pente de memória.

Em qual slot de memória seus pentes estão?

No meu caso temperatura não é, não bate nem 60°. Quanto a memória, a minha já esteve em todos os slots, testando defeito de mau contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...