Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

@William Ribela Vou ficar te devendo com essa, nunca rodei o GTA V.

Mas PUBG, BF V, CS GO, roda bem estável.

O gargalo da nossa maquina hoje é memoria e placa de vídeo.

 

Numa outra oportunidade eu colocaria 16Gb de memoria e pelo menos uma 1070Ti. Ai acredito que o computador fique bem superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba estou passando pelos mesmos problemas de "freezing" e depois de ler tudo vejo que não foi uma boa economizar na placa-mãe...

Nunca fiz atualização de BIOS e tenho medo de fazer kgada.

Segue meu Setup:

I7 8700

Z370m Aorus Gaming (Maldita)

32Gb Ram Crucial Ballistix 2400Mhz

GTX1080Ti 11Gb EVGA

240Gb SSD SanDisk

3 HDs de 2Tb cada

Fonte Corsair Cx 750Wts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Clayton Junio disse:

Caramba estou passando pelos mesmos problemas de "freezing" e depois de ler tudo vejo que não foi uma boa economizar na placa-mãe...

Nunca fiz atualização de BIOS e tenho medo de fazer kgada.

Segue meu Setup:

I7 8700

Z370m Aorus Gaming (Maldita)

32Gb Ram Crucial Ballistix 2400Mhz

GTX1080Ti 11Gb EVGA

240Gb SSD SanDisk

3 HDs de 2Tb cada

Fonte Corsair Cx 750Wts

Eu tb tinha medo de fazer isso, mas não tem segredo, alem de que essa placa-mãe tem 2 bios, uma é a copia de segurança caso a primeira dê *****, então pode fazer a atualização igual instruido pelo suporte da gigabyte que foi postado aqui que não tem erro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leandro Carrano disse:

Vai dar problema igual, o problema está na BIOS.

Não são todas as placas que estão dando problema. Aparentemente é na BIOS sim mas pode ser algo específico como alguma configuração, compatibilidade com memória.. ninguém sabe, é o que estão tentando descobrir. Eu por exemplo estou com esse kit e não está dando esses freezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pen.Apple disse:

Não são todas as placas que estão dando problema. Aparentemente é na BIOS sim mas pode ser algo específico como alguma configuração, compatibilidade com memória.. ninguém sabe, é o que estão tentando descobrir. Eu por exemplo estou com esse kit e não está dando esses freezes.

o meu caso por exemplo, se resolveu misteriosamente com um format do zero e uma nova versão do windows instalada sem rede.
desliguei as atualizações automáticas e ficou nice até o momento.
jogo o dia todo, as vezes o pc fica rodando durante a noite, ta liso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Naldi disse:

Eu tb tinha medo de fazer isso, mas não tem segredo, alem de que essa placa-mãe tem 2 bios, uma é a copia de segurança caso a primeira dê *****, então pode fazer a atualização igual instruido pelo suporte da gigabyte que foi postado aqui que não tem erro

Pronto acabei de atualizar, tava com uma BIOS F3 de 26/09/2017. Agora esta com a F10 do dia 20/09/2018.

Vou colocar pra Exportar algo no Premiere ou After e ver se vai dar freezing de novo. E volto pra fala.

adicionado 35 minutos depois
Em 05/01/2019 às 19:01, rs71 disse:

Amigos,

 

Embora tenha sido apenas 2 dias, parece que encontrei uma solução. Depois de ativar o XMP, não tive nenhuma falha. Estava desativado para você? Melhorou? Por favor deixe-me saber.

 

Abraço

fiz isso aqui depois que atualizei a BIOS, e consegui finalmente exportar um projeto pelo Premiere... valeu.

Ja estava me sentindo mal em ter uma Boa maquina e ter que usar a antiga pra exportar, ridiculo isso.
 

Segue meu Setup:

I7 8700

Z370m Aorus Gaming (BIOS F10)

32Gb Ram Crucial Ballistix 2400Mhz

GTX1080Ti 11Gb EVGA

240Gb SSD SanDisk

3 HDs de 2Tb cada

Fonte Corsair Cx 750Wts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, João Pedro Carvalho Martin disse:

So att a bios nao deu certo aqui, tenho que fazer esse processo "Configurem o VCore manualmente em 1.295v". ? E se sim, pode me explicar como faço?

 

Tenta realizar esse procedimento:

Entra na BIOS, vai na aba M.I.T >  Advanced Voltage Settings > DRAM Voltage Control e muda a opção DRAM VOLTAGE CH pra 1.26V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, blakelbr disse:

Nessa parte de tensão eu nao entendo muito, o que influencia alterar ? Perde o rendimento ? Pode danificar a memoria ?


Quanto ao rendimento, não perde não.
Ocorre que nesse caso, o próprio suporte recomenda aumentar a tensão do vcore para estabilidade da CPU com essa placa-mãe.
Aumentando a tensão você consegue um clock maior.
Talvez na tensão stock o processador não esteja conseguindo se comunicar da forma adequada com os demais componentes. Também não sei ao certo o porque disso estar ocorrendo, mas muita gente aqui fez e deu certo. (se você subir um pouco pelos comentários verá).

Os processadores da linha "K" são feitos para overclock e permitem essas alterações, desde que feitas gradativamente e com testes de stress para certificar que a sua refrigeração vai conseguir segurar a temperatura.

Pra mim não é muito relevante para fazer overclock, mas como foi indicado como solução do problema pelo próprio RMA da Gigabyte, vale a pena tentar, já que é uma alteração praticamente irrelevante de tensão.

Mas atente-se sempre à temperatura da CPU, buscando boas formas de refrigeração e dissipação, já que estamos falando de um investimento considerável numa boa placa-mãe + processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia gente, montei minhas peças ontem e adinvinhem, mesmo problema de vcs. Sera que se eu mandar pro arrependimento da kabum adianta? não queria resolver so por atualização, queria trocar de placa-mãe mesmo, uma especifica pra nona geração. Que vocês acham? Essa sugestão da Gigabyte serviu pra algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique Mapa disse:

Bom dia gente, montei minhas peças ontem e adinvinhem, mesmo problema de vcs. Sera que se eu mandar pro arrependimento da kabum adianta? não queria resolver so por atualização, queria trocar de placa-mãe mesmo, uma especifica pra nona geração. Que vocês acham? Essa sugestão da Gigabyte serviu pra algo?

Arrependimento só serve se voce nao abriu a caixa, o que voce pode fazer é: ou seguir o que o pessoal falou recentemente que provavelmente dá certo OU acionar a garantia igual eu fiz (antes do pessoal postar esses métodos de resoluçao) para que eles verifiquem o problema e assim dão uma placa-mãe do mesmo modelo, só que nova. Não tem como trocar por outra placa-mãe pela Kabum, eu tentei fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Thiago Zancan disse:

Tenta realizar esse procedimento:

Entra na BIOS, vai na aba M.I.T >  Advanced Voltage Settings > DRAM Voltage Control e muda a opção DRAM VOLTAGE CH pra 1.26V.

 

VCore não é tensão de memoria e sim do processador!

 

MIT> Advanced voltage settings > CPU core voltage> CPU VCore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2019 às 10:19, Thiago Zancan disse:

Galera, o pessoal do nosso grupo do whatsApp entrou em contato com o RMA da Gigabyte e me parece que encontramos uma solução decente.

a6fb1681-edd5-4318-939c-624c02c9fcf6.JPG.064821a698ecdd1058230d97d537faef.JPG

adicionado 7 minutos depois

Segue o link com a BIOS
https://mega.nz/#!3bJDVaya!gSacTm-k_7WCIWL7wltmFIkHqyDKb0UzWikUAqa9e5Q

alguém poderia me confirmar se isso arruma o problema do freezing?

Mesmo problema aqui com z370m+9600k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TatsumaxD disse:

alguém poderia me confirmar se isso arruma o problema do freezing?

Mesmo problema aqui com z370m+9600k

 

não resolveu. O que resolveu foi entrar Entra na BIOS, vai na aba M.I.T >  Advanced Voltage Settings > DRAM Voltage Control e muda a opção DRAM VOLTAGE CH pra 1.26V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2019 às 11:11, Leon Brunno Paese disse:

Configurem o VCore manualmente em 1.295v.

 Peço desculpas, me equivoquei com o valor do VCore, 1.295v utilizei para o i9 9900K. O correto para o i5 9600k é 1.185v até 1.195v. Fiz muitos testes, tanto de stress de processador quanto de benchmark de placa de vídeo (que era onde ocorriam os congelamentos) e estabilizou, tanto aquecimento quanto os congelamentos. Isso não ocorre em placas ASUS Z370. Imaginamos que em próximas atualizações de BIOS a Gigabyte corrijam essa instabilidade, que presenciei também em outras Z370 gigabyte. É uma excelente placa, apenas essa instabilidade com processadores de 9ª geração.

 

Ainda não testei a solução que o amigo passou, de alterar tensão DRAM.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique Mapa disse:

O meu problema foi resolvido, mas não sei se isso é uma solução paliativa, ou a famosa gambiarra, realmente não sei se pego outra placa-mãe no lugar dessa. O que vocês dizem? Quem também teve que realizar essas alterações.

Posso te garantir que é uma ***** placa.

Como disse o amigo acima, é uma questão estritamente relacionada ao software de gestão (bios), e certamente será corrigida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...