Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Presilha cooler Gammaxx 300 se quebrou


Ir à solução Resolvido por tiago4171,

Posts recomendados

Tudo tranquilo galera?

Comprei um Gammaxx 300 a uns 3 meses atrás aproximadamente e devido a última limpeza que dei no PC uma das "perninhas" de uma das presilhas do cooler se quebrou. Ainda dá pra fixar mas não fica firme. Se abro o Prime 95 o processador passa dos 90º fácil. O processador é um Q9400 @3.00GHZ

Deduzo que quebrou devido a dificuldade de instalar o mesmo no gabinete que é muito pequeno, mesmo montando fora do gabinete fica difícil de colocar. Achei a tampa de um gabinete antigo aqui que apesar de antigo, tem um espaço consideravelmente maior que o gabinete mais novo o que impede que o fato ocorra novamente. Infelizmente estou sem grana pra comprar um outro cooler e é até meio tosco fazer isso já que mau usei o cooler.
Vou deixar umas fotos de um colega deste tópico aqui, pois apesar do modelo ser um pouco melhor que o meu as presilhas são as mesmas.

 

Foto 1

Foto 2

 

Pensei em comprar um kit de parafusos pra substituir de vez as presilhas, ou comprar novas presilhas. Mas paira a dúvida se vai funcionar já que o cooler não é box e as presilhas que vendem no ML é pra cooler box.


Qualquer ideia é válida!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que encaixa sim. Veja aí que nas próprias fotos do vendedor o cooler não é o original. Só remover suas presilhas de plástico de alguma forma (serrando com cuidado por exemplo).

 

E com um par de arruelas pequenas mais parafuso e porca você faz uma adaptação dessa também (muito embora as arruelas de borracha sejam melhores para isso).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Obrigado man pela sugestão. Hoje pela manhã comprei 8 arruelas, 4 parafusos 0,3mm X 30mm, 4 porcas, e fiz uma adaptação bacana. Não tive muito trabalho a não ser pra retirar aquelas presilhas chatas que se parecem com as de cooler box. Mas de resto encaixou e prendeu perfeitamente bem.

E o mais engraçado é que só gastei R$1.40. Sendo que gastaria bem mais com frete e o produto oferecido pelo vendedor do ML.

 

Obrigado novamente, e caso resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Boa noite, desculpe a demora na resposta. Eu não estou jogando mais e estou passando a maioria do meu tempo do Linux fazendo estudos e etc... Daí estou sem como testar
Vou ver se esta madrugada instalo uns jogos no Windows que tenho aqui pra trabalhos esporádicos e monitoro as temps do processador a @3.00GHZ.

No Linux tem uma ferramenta de linha de comando que monitora a temperatura atual do processador, em idle não passa de 35-38º o que já é ótimo pra começo de conversa já que antes ele em idle ficava em 45-49º em load passava dos 65º fácil fácil.

 

Enfim sobre empenar a placa-mãe eu duvido muito, apesar da adaptação que fiz(vulgo "gambiarra"), está muito bem firme pra e não tem folga e me atentei em apertar o mesmo tanto em todos os 4 lados, não ficou perfeito os 4 lados mas apertei o que dava sem forçar pra garantir isto.

 

Sobre como retirar aquelas presilhas chatas, eu assisti a este vídeo que é muito explicativo. Com este vídeo tirei todas as presilhas sem danificar nenhuma.

 

Acredito que fiz um bom negócio. Pena que não tive tempo de tirar fotos reais, assim ilustraria bem o tópico. Mas acredito que apenas informando o diâmetro dos parafusos e os materiais usados já é uma boa referência pra caso alguém queira fazer o mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk

 

Deu sorte a temperatura ficar boa usando esses parafusos mas se for apertar um pouco mais ou um pouco menos a temperatura já deve sair fora da normalidade.

 

Digo isso porque também fiz uma gambiarra aqui com um parafuso autotarrachante em um cooler box surrado de velho de um processador AMD para soquete AM2 e ele deixa o mesmo mais quente do que o normal atingindo a máxima mais facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Coooler dos AMD com presilha de metal (basicamente todos, tirando alguns Ryzen atuais) trabalha com mais pressão mesmo. Às vezes parafusando não se consegue tanta pressão quanto com a presilha tradicional de alavanca, especialmente se não tiver aquela base traseira que ajuda demais a poder distribuir melhor a força e transferir mais do aperto ao cooler que à placa-mãe.

 

@Fr4nk Você usou arruelas de metal ou de borracha??

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2018 às 21:13, domingos87 disse:

 

@Fr4nk Você usou arruelas de metal ou de borracha?

Arruelas de metal. Já coloquei preocupado, mas qual o problema das arruelas de metal? Esquentam? Perigo de empenar a placa-mãe?

No lugar onde comprei os parafusos não encontrei arruelas de borracha. Mas se for mesmo um problema próxima vez que eu for no centro da minha cidade compro algumas de borracha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk O maior problema seria encostar em alguma coisa e dar curto, mas se sua placa é "limpa" na região das arruelas, tá tranquilo. Depois, se colocar aperto errado ou em excesso, seria risco de empenar ou amassar a placa mesmo.

 

Por isso as de borracha são mais seguras. Mas se você tomou todos os cuidados e ficou bom, deixa assim. As de metal pegam mais aperto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...