Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito intermitente saída de Áudio Master


Posts recomendados

Olá colaboradores do Fórum, tenho uma mesa de som parada há um bom tempo com problemas em uma das saídas Master.

Funciona, e do nada fica sem saída. Depois de um tempo, às vezes volta. Hoje resolvi desmontar para trabalhar nela, encontrei realmente algumas soldas foscas e opacas, outras com trincas, refiz a grande maioria. Alguns controles melhoraram posteriormente. Mas a saída ficou muda novamente.(Depois voltou a funcionar) Medi as tensões nos AmpOp's (4558 e 4560) e todos estão alimentados corretamente (15 e -15 V).

Já conferi o Potenciômetro deslizante, está OK com valores de ponta a ponta e linear.

Lembrando que a outra saída está funcionando corretamente!

 

Alguém já teve problema relacionado? Penso que podem ser mesmo algum desses AmpOp's.

 

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipecneto Faça uma busca minuciosa nas soldas, pela intermitência que você diz esta ocorrendo, me parece que tem trilha/ilha de solda quebrada na placa, procure bem minuciosamente perto dos potenciômetros e dos soquetes de saída de som da mesa (são onde é mais propenso a rachaduras na placa)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2018 às 23:02, BCP disse:

@Felipecneto Faça uma busca minuciosa nas soldas, pela intermitência que você diz esta ocorrendo, me parece que tem trilha/ilha de solda quebrada na placa, procure bem minuciosamente perto dos potenciômetros e dos soquetes de saída de som da mesa (são onde é mais propenso a rachaduras na placa)....

 

Perfeito, fiz uma análise nem tão minuciosa, em busca de soldas frias apenas, os Jacks de saída não são soldados na placa. Os pots sim. vou voltar a analisar hoje.

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei!

 

Bolei um "seguidor de áudio". Montei cabos com pontas de prova e garras jacaré conectados direto num Amplificador.

Assim pude seguir as trilhas e a análise ficou mais precisa. Descobri que o sinal percorria toda a placa do circuito de controle Master, porém ao chegar no pino macho, para receber o Jack do Flatcable, o sinal hora chegava ao Amp. hora não, dependia de uma movimentação mecânica na própria placa. Só pude chegar a conclusão de que alí estava meu problema. Refiz a solda, e funciona perfeitamente agora. Ainda está em teste e assim ficará pelo resto da semana!

 

Engraçado aqui, é que se eu já tivesse pensado em adaptar este seguidor de áudio, já teria resolvido. Esse tipo de diagnose é simples e não falta em bancadas de reparadores de equipos de Áudio. Lembrei dessa possibilidade hoje mais cedo, e deu certo!

 

Obrigado! 

adicionado 1 minuto depois
16 horas atrás, BCP disse:

Vixi, Complicou!, seria bom conseguir um osciloscópio para seguir o sinal de áudio nessa mesa ai!

 Grato pela força! Sua dica inicial foi de extrema importância! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...