Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Felipecneto

Defeito intermitente saída de Áudio Master

Recommended Posts

Olá colaboradores do Fórum, tenho uma mesa de som parada há um bom tempo com problemas em uma das saídas Master.

Funciona, e do nada fica sem saída. Depois de um tempo, às vezes volta. Hoje resolvi desmontar para trabalhar nela, encontrei realmente algumas soldas foscas e opacas, outras com trincas, refiz a grande maioria. Alguns controles melhoraram posteriormente. Mas a saída ficou muda novamente.(Depois voltou a funcionar) Medi as tensões nos AmpOp's (4558 e 4560) e todos estão alimentados corretamente (15 e -15 V).

Já conferi o Potenciômetro deslizante, está OK com valores de ponta a ponta e linear.

Lembrando que a outra saída está funcionando corretamente!

Alguém já teve problema relacionado? Penso que podem ser mesmo algum desses AmpOp's.

Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipecneto Faça uma busca minuciosa nas soldas, pela intermitência que você diz esta ocorrendo, me parece que tem trilha/ilha de solda quebrada na placa, procure bem minuciosamente perto dos potenciômetros e dos soquetes de saída de som da mesa (são onde é mais propenso a rachaduras na placa)....

Compartilhar este post

Link para o post
Em 23/11/2018 às 23:02, BCP disse:

@Felipecneto Faça uma busca minuciosa nas soldas, pela intermitência que você diz esta ocorrendo, me parece que tem trilha/ilha de solda quebrada na placa, procure bem minuciosamente perto dos potenciômetros e dos soquetes de saída de som da mesa (são onde é mais propenso a rachaduras na placa)....

Perfeito, fiz uma análise nem tão minuciosa, em busca de soldas frias apenas, os Jacks de saída não são soldados na placa. Os pots sim. vou voltar a analisar hoje.

Obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, Complicou!, seria bom conseguir um osciloscópio para seguir o sinal de áudio nessa mesa ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei!

Bolei um "seguidor de áudio". Montei cabos com pontas de prova e garras jacaré conectados direto num Amplificador.

Assim pude seguir as trilhas e a análise ficou mais precisa. Descobri que o sinal percorria toda a placa do circuito de controle Master, porém ao chegar no pino macho, para receber o Jack do Flatcable, o sinal hora chegava ao Amp. hora não, dependia de uma movimentação mecânica na própria placa. Só pude chegar a conclusão de que alí estava meu problema. Refiz a solda, e funciona perfeitamente agora. Ainda está em teste e assim ficará pelo resto da semana!

Engraçado aqui, é que se eu já tivesse pensado em adaptar este seguidor de áudio, já teria resolvido. Esse tipo de diagnose é simples e não falta em bancadas de reparadores de equipos de Áudio. Lembrei dessa possibilidade hoje mais cedo, e deu certo!

Obrigado! 

adicionado 1 minuto depois
16 horas atrás, BCP disse:

Vixi, Complicou!, seria bom conseguir um osciloscópio para seguir o sinal de áudio nessa mesa ai!

Grato pela força! Sua dica inicial foi de extrema importância! 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Felipecneto Que bom que descobriu a falha! Quando você falou que já tinha verificado tudo, fiquei até sem palpite!

Muito obrigado por compartilhar conosco a solução do defeito!....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais