Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

486 pra gente quebrar a cabeça!


Visitante

Posts recomendados

Pessoal o problema é o seguinte: recebi um 486 que não estava mais iniciando o SO. Ele dizia que disco de sistema inválido. Entrei no Setup e ele reconheceu legal o HD, aí bootei pelo disquete e transferi o sistema com o comando Sys c: e reeniciei e nada. Mas eu via que o SO estava ok. Então passei uma ferramenta de diagnóstico de disco e vi que ele estava com Bads, apenas 05 no final do HD que é um CONNER( já ouviram falar he he?), de 01 Gb, então exclui 100MB e reinstalei o SO pelo meu pc pois o 486 não tem CD, mas quando coloquei o HD de volta no 486 continuou dando a mesnagem: disco de sistema inválido. O que vocês acham? Ah ele tem aquelas placas controladoras para os drives, e no Setup ele reconhece o HD.

Vou ficar no aguardo galera!

Um abraço a todos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erimouse no setup eu tenho duas opções: A;C e C;A e eu selecionei a C;A. A bios dela é meio antiga que abre com uma ampulheta e você pode trabalhar com mouse, mas verifiquei se estava para bootar pelo C: e está!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Coelho ele tá beleza em meu PC, rodou e tudo. E não roda depois que o coloco de volta ao Gabinete antigo em que ele trabalhava. Era pra ele bootar normal! Será a controladora danificada? Ou os flats? E como eliminar a partição sem perder nada? Ou terei que perder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baga e Noporeão, pra melhorar pra gente vou acrescentar que esta relíquia estava parado nas férias toda e quando eles foram ligar não dava boot. È meio difícil também hoje encontrar uma controladora destas ou não? Baga no caso eu desabilito esta opção é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei!

Já tive um caso parecido, instalava o SO, mas ele não dava boot por uma razão bem simples e idota.

Eu estava trabalhando as partições com o DM e esqueci de habilitar um detalhe, mas isso pode ser feto pelo fdisk sem perder dados.

Entre o fdisk e escolha a opção 4 para ver os volumes do disco. Veja se a partição primária está com um A na frente. Isso quer dizer que a partição está ativada, isto é, apta a dar boot. Essa mesma opção é escolhida (ou não, como foi o meu problema heheh) no DM, por outro caminho, mas faz a mesma coisa. Cheque isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara procura q deve ter alguma forma de você mudar a configuração do hd pois ele ta pra master e so ele no barramento ..... tem q ficar com master com slave ....

já da bateria façca o seguite .....

deixe um ferro de solda esquentar bem ... ai DELIGUE ELE DA TOMADA e retire a bateria da sua placa ...

ai ponha um desses suportes pra pilha e ponha uma durace q você não vai mais ter treta com isso ..

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por vicenteelias@11 Fev. 2003,20:14

Baga e Noporeão, pra melhorar pra gente vou acrescentar que esta relíquia estava parado nas férias toda e quando eles foram ligar não dava boot. È meio difícil também hoje encontrar uma controladora destas ou não? Baga no caso eu desabilito esta opção é isso?

é o "onboard pci ide"!

pois se estiver habilitada a onboard a maquina vai tentar achar nas próprias ide, não na placa off!

não se esqueça também do "onboard fdc" que é a do disquete (caso esteja também instalado na placa off)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BAGA+14 Fev. 2003,00:41-->
vicenteelias@11 Fev. 2003,20:14

Baga e Noporeão, pra melhorar pra gente vou acrescentar que esta relíquia estava parado nas férias toda e quando eles foram ligar não dava boot. È meio difícil também hoje encontrar uma controladora destas ou não? Baga no caso eu desabilito esta opção é isso?

é o "onboard pci ide"!

pois se estiver habilitada a onboard a maquina vai tentar achar nas próprias ide, não na placa off!

não se esqueça também do "onboard fdc" que é a do disquete (caso esteja também instalado na placa off)

c ele ta falando q a controladora é externa n deve ter controladora na placa-mãe, então n vai ter esta opção na bios, eu tenho um 486 aqui e n tem controladora on board, tenho q usa uma outra q ta ali ISA, so c tinha e esta queimou né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi meu problemas com uma das duas soluções: 1º apareceia a mensagem: Disco de sistem inválido erro de ES, a solução foi conferir se os cabos flats estavam ligados corretamente na controladora e simplesmente pedir para dar boot pelo disquete. Acho que apareceu esse erro justamente por não apresentar nenhum SO instalado. 2º Parece que esses 486 tem uma grande dificuldade de reconhecer HD maiores de 580 MB (se não me engano). Meu HD é de 4.2 da seagate e ele só reconhecia 2.80 tem uns tais de drivermanagion (acho que é assim que escreve...) que ajudam bastante(não testei ainda por falta de tempo) que são bem melhores que procurar bios novas para esses fósseis.

Tente descobrir a marca de seu  HD e vá no site do fabricante atrás desse programa.

OBS: se for fazer particionamento pelo fdisk desative o suporte a grandes unidades, principalmente se você instalar o win95.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma bomba dessa aqui um DX 2, he,he não detectao hd de jeito nenhum, já testei o hd na minha máquina e está perfeito também já troquei a bateria do 486, só falta a placa controladora, os contatos estão todos apagados, mas ainda não encontrei um lugar onde achar isso pra trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa gente, todo mundo reclamando que é difícil achar controladoras hoje em dia e eu aqui em casa com duas...

Acabei de instalar o Win95 nele é tá beleza agora só tenho uma dúvida parecida com a do Titanium, será que o cd-rom vai funcionar direito no mesmo cabo do Hd??? Minha controladora tem espaço pra colocar duas ide será que vai funcionar se colocar o cd-rom em uma e o hd em outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...