Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de Gpu usage e drop de fps


Posts recomendados

Boa noite, estou com um problema de GPU usage, em jogo ele oscila muito, vai de 99% pra 40% e às vezes 0%... Antes eu não tinha esse problema, começou a pouco tempo.
-Já re instalei drivers de vídeo usando o ddu
- desmontei e limpei o PC
- atualizei BIOS e drivers 
- formatei daquele jeito do w10 que você mantém os arquivos pessoais
- testei placa de vídeo e memória ram no Pc de um amigo e com ele n deu esse problema
Pc: fx8300
8gb ram
GTX 1050ti
ASUS M5A97 R2.0

 reparem que no msi afterburner aparece uso de gpu, mesmo que pouco, já no gerenciador de tarefas não mostra um uso significativo, aqui um vídeo que eu gravei e  mostra os drops,reparem no uso da GPU

bugpc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@flavio.augusto1101 É porque esse sintoma que você está tendo parece muito quando o VRM da placa-mãe está superaquecendo e para preservar os componentes o clock do processador é diminuído para  um pouco mais de 1ghz até a temperatura normalizar (questão de segundos) para depois subir o clock para sua velocidade normal.

 

Quando o clock do processador cai você presencia as quedas de FPS porque é o processador quem pede para placa de vídeo desenhar os objetos na tela (através das DrawCalls). Por isso pedi para que monitorasse o clock DURANTE as quedas que é quando o processador estará sob estresse, dá para medir o clock com o MSI Afterburner porém você precisa de mais outro programa que é o HWINFO64.

Outro teste que você pode fazer é desativar o Turbo Core na BIOS, ele faz um overclock automático no processador visando aumentar desempenho porém ele acaba aumentando a carga em cima do VRM. Desative e jogue novamente, veja se as quedas diminuem ou param.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Boa noite, obrigado pela resposta, fiz o que você me pediu e aí estão os resultados... repare que o clock não se altera quando o uso da GPU cai, pode-se notar também que ele n passa de 80%, sendo que há 2 meses atrás era 99% constante e em média de 60 a 70 fps (como mostra a imagem ai abaixo) nenhum componente superaquece, nem mesmo a placa-mãe, poderia ser um problema do windows 10? ou é problema de hardware? estou suspeitando da MOBO
edit. E quanto a questão do gerenciador de tarefas não mostrar uso da GPU? dois amigos meus testaram no pc deles e acusa o uso de GPU no gerenciador de tarefas, outra coisa estranha quando eu rodo o furmark a GPU fica em 99% e aparece no gerenciador de tarefas o uso, porém só o furmark, em jogos não

 

Battlefield_1_06_15.2017_-_02_22_29_13.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@flavio.augusto1101 Realmente não parece ser o processador não, você chegou a desativar o turbo boost? Só para testar mesmo. Esse problema acontece em jogos mais leves como CSGO ou equivalente?

 

Olhando novamente para o seu sistema pode ser falta de memória RAM, 8GB é pouco para jogos do calibre do BF1 e seu PC tem de usar o HD como memória que é bem mais lento. Talvez seja esse o seu problema, se tiver algum slot livre na sua placa-mãe sugiro comprar pelo menos +4GB de RAM do mesmo modelo e fabricante da sua atual memória para evitar conflitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous será mesmo falta de ram? Eu não tinha esse problema como você pode observar na print... Tenho amigos que tem 8gb de ram e jogam de boa com a mesmo placa de vídeo q eu tenho... Se fosse falta de ram eu teria desde quando montei a máquina, eu desativei o turbo bost, e no CS acontece porém com uma frequência menor... Eu coloquei minha placa de vídeo no Pc de um amigo meu que possui 8gb de ram e rodou de boa... O bf4 a eu rodava a 120 dps hj roda a 60 e com drops para 25... Dia 30 vou comprar mais 8gb de ram, hj quando chegar do serviço vou formatar o computador para um win10 mais antigo, pode ser alguma att do Windows que ***** k desempenho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@flavio.augusto1101 Alguns jogos que recebem atualizações de conteúdo é normal exigirem mais recursos mas se mesmo no CS o problema acontece então deve ser outra coisa. Se com o Turbo Boost desativado o problema permaneceu você pode reativá-lo sem problemas.

 

Eu estou sem saber o que fazer porque você já fez tudo certo no começo do tópico. Esse problema foi acontecendo gradualmente ou foi do dia para a noite? Tomara que seja a versão do Windows10.

 

Qual sua fonte e você usa estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...