Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java Iniciante em Java OO


soumma

Posts recomendados

Então, tho começando a aprender sobre OO e escolhi o Java pra começar a entrar nesse area. Minhas dúvidas são sobre a palavra chave "this" e o "super()", não é que eu nao entendi nada sobre eles, mas eu ainda não entendi direito a funcionalidade deles, como eles podem ser uteis pra mim, quando e como devo usa-los? Desde já agradeço. Pra ter uma ideia, eu inicialmente achava que eu usava o "this" pra quando eu precisasse criar um outro objeto com os mesmos atributos já usados, mas é só instanciar essa classe em outro nome. No final das contas ainda não entrou muito bem na minha cabeça, que nem essa forma de encapsular, que a finalidade é proteger os atributos de não sei o que, mas voce acaba criando métodos que podem alterar o valor dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar explicar aqui um pouco 

class Animal {  
   
  	int tamanho;
     int vtamanho (int tamanho) // voce pode ver que o parametro possui o mesmo nome do atributo 
       // entao usamos o this para diferencialos .
 
       {
         this.tamanho // se refere ao atributo int tamanho , a variavel da instancia .
         this.tamanho = tamanho ; // estamos dizendo que o valor que ele recebe no metodo ( o parametro ) esta sendo atribuido ao    			objeto executado , para a variavel tamanho da instancia 
       }
  
  // Logo se o codigo fosse assim 
  
  int tamanho;
     int vtamanho (int tam) // voce pode ver que o parametro possui o nome diferente do atributo 
       // entao nao precisamos diferencialos
 
       {
   		tamanho = tam ; // 
       }
  
  
  

Espero que voce conheca os conceitos iniciais para depois partir para heranca

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, WilliamNascimento disse:

Vou tentar explicar aqui um pouco 


class Animal {  
   
  	int tamanho;
     int vtamanho (int tamanho) // voce pode ver que o parametro possui o mesmo nome do atributo 
       // entao usamos o this para diferencialos .
 
       {
         this.tamanho // se refere ao atributo int tamanho , a variavel da instancia .
         this.tamanho = tamanho ; // estamos dizendo que o valor que ele recebe no metodo ( o parametro ) esta sendo atribuido ao    			objeto executado , para a variavel tamanho da instancia 
       }
  
  // Logo se o codigo fosse assim 
  
  int tamanho;
     int vtamanho (int tam) // voce pode ver que o parametro possui o nome diferente do atributo 
       // entao nao precisamos diferencialos
 
       {
   		tamanho = tam ; // 
       }
  
  
  

Espero que voce conheca os conceitos iniciais para depois partir para heranca

Eu sabia disso, se eu quiser criar um metodo que tem os parametros com o mesmo nome dos atributos eu uso this pra diferenciar, mas como tá no teu ultimo exemplo, se eu simplesmente trocar tamanho por tam não preciso usar o this. Essa eh a unica funcionalidade dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, soumma disse:

Eu sabia disso, se eu quiser criar um metodo que tem os parametros com o mesmo nome dos atributos eu uso this pra diferenciar, mas como tá no teu ultimo exemplo, se eu simplesmente trocar tamanho por tam não preciso usar o this. Essa eh a unica funcionalidade dele?

Sim apenas para diferenciar da variavel da instancia

 

Sobre encapsulamento podemos dizer que " private " a unica classe que vai ter acesso ao atributo , é ela propia .

Caso utilize o modificador public , todas as classes teram acesso , é basicamente isso , ainda temos o protected mas é melhor ir se aperfeiçoando ate chegar no conceito de herança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...