Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera tenho duas placas de controle de tons com.grave, médio, agudo e volume da oneal, tentei funcionar elas mas não deu som, não funciona, chequei resistores capacitores e troquei o ci 4558, mas nada não funciona, notei que ao energizar a placa ela solta 12vac onde era para sair o áudio em questão de 2 ou 3 segundos esses 12vac somem, alguém pode dar uma dica ?

Em breve postarei fotos da placa

Na placa esta escrito alimentação de 15+15 porém estou utilizando 12+12 será que pode ser isso ?

Postado

Pois bem, hoje fui ligar para medir a tensão no CI, quando coloquei na tomada o CI explodiu, me parece que estava chegando tensão, verifiquei a fonte, e a mesma normal 12+12v...

não tenho mais CI 4558 aqui, então liguei a outra placa (achei mais duas na sucata agora são 4 placas), energizei essa outra nada explodiu, e a tensão no ci esta chegando certinho, segue imagem da placa:

P_20181129_111909.jpg?1543497962

P_20181129_111923.jpg?1543498002

P_20181129_112149.jpg?1543498046

Acredito que a alimentação esta tudo ok, GND onde esta o +15 estou mandando +12 e no -15 mando os -12 da fonte, estou utilizando essa master como sendo a saída de áudio ( master sendo a saída positiva e GND sendo a saída negativa)

Quanto a entrada de audio eu tenho GND+MIC, GND+LIN, 

na entrada estou utilizando apenas um gnd pros dois +mic como entrada normal de audio e o + lin como entrada de linha.

Essa outra placa que energizei, fica direto com 10vac na saída (entre o master e o gnd)

sera que o CI esta com defeito ?

Postado
2 horas atrás, Matthwus disse:

sera que o CI esta com defeito ?

Não, está bom. 

Como sinal de áudio é AC, é óbvio que terá AC na saída do circuito. Estaria ruim se não tivesse. 

Ligue as entradas ao terra e veja se a tensão na saída some. 

Pode ser só ruído. 

É importante usar cabos blindados nas entradas e saídas de áudio pra esses ruídos não aparecerem. 

Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Não, está bom. 

Como sinal de áudio é AC, é óbvio que terá AC na saída do circuito. Estaria ruim se não tivesse. 

Ligue as entradas ao terra e veja se a tensão na saída some. 

Pode ser só ruído. 

É importante usar cabos blindados nas entradas e saídas de áudio pra esses ruídos não aparecerem. 

Mas se eu estou com o potenciometro de volume zerado, a saída não devia estar zerada ?

Postado
9 horas atrás, Matthwus disse:

Mas se eu estou com o potenciometro de volume zerado, a saída não devia estar zerada ?

Sim. 

Meça as tensões do Ci em relação ao GND e mostre aqui. 

A sua fonte além do +12 e -12V tem GND? 

Postado
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim. 

Meça as tensões do Ci em relação ao GND e mostre aqui. 

A sua fonte além do +12 e -12V tem GND? 

Minha fonte é um transformador com 18vac ai é feito um dobrador nos capacitor de entrada, e passa pelo 7812 e 7912, mas tem sim.

Quando você fala em medir as tensões do CI São todos os pinos ou apenas alimentação ?

Postado
5 horas atrás, Matthwus disse:

Minha fonte é um transformador com 18vac ai é feito um dobrador nos capacitor de entrada, e passa pelo 7812 e 7912, mas tem sim.

Sim, já me lembrei que você pediu ajuda aqui pra montar a fonte. 

1 hora atrás, Matthwus disse:

Segue as medições no CI com a ponta preta do multímetro no gnd.

1- 11,2v

2- 12v

3- 0v

4- -12v

5- 0v

6- -1,5v

7- 11,1v

8- 12v

Eu não conheço o esquema do circuito, mas as tensões parecem normais. 

Como são valores em corrente contínua não fazem diferença se tem ruído de som ou não. 

Verifique os outros componentes e se os potenciômetros estão bons. 

Esse problema se resolveria facilmente com um osciloscópio. 

Postado

Sim, já me lembrei que você pediu ajuda aqui pra montar a fonte. 

Eu não conheço o esquema do circuito, mas as tensões parecem normais. 

Como são valores em corrente contínua não fazem diferença se tem ruído de som ou não. 

Verifique os outros componentes e se os potenciômetros estão bons. 

Esse problema se resolveria facilmente com um osciloscópio. 

É foi essa fonte mesmo, então a parte do amplificador esta tudo funcionando, queria aproveitar esse controle de tons, pois já tenho a placa deles aqui... essa placa que testei com essas medições é outra, pois a anterior torrou o CI, bom vou injetar áudio nessa outra placa e ver o que acontece.

Postado

Pois bem, coloquei som nele e nada, mas consegui achar o esquema da placa, segue o mesmo:

Amplificador+Oneal+Omxp600+Omxp612+Omxp670.pdf

Na segunda folha, bem na parte de cima é o esquema dessa placa de tons, onde ele descarrega na linha master.

Acho que agr consigo "seguir" o áudio e ver onde ele chega, por que no master não sai.

Ele chega no pino 2 e sai no pino 1 ??

Postado

Boas noticias, com o esquemático em mãos fiz um seguidor de sinal, e vim seguindo a entrada de áudio, até o pino 2 do 4558 o som chegava perfeitamente, porém não saia na outra perna dele, procurei na sucata, arrumei outro 4558 fiz a substituição (ja aproveitei e coloquei um soquete na placa para facilitar a troca) e vuala funcionando, agora vou arrumar a outra placa...

agora sabe como posso ligar um vu analógico aqueles de ponteiros ?

Postado
25 minutos atrás, Matthwus disse:

agora sabe como posso ligar um vu analógico aqueles de ponteiros ?

Funciona com corrente contínua. 

Um sinal muito baixo. 

Algo como um diodo e um potenciômetro de alto valor. 

Antigamente eles usavam o diodo de germânio, hoje pode usar um diodo de fonte chaveada que é quase a mesma coisa. 

Ligue o potenciômetro de maneira a formar o volume do vu pra você ajustar a escala sem fazer o ponteiro bater no fundo quando der o grave. 

Postado

Funciona com corrente contínua. 

Um sinal muito baixo. 

Algo como um diodo e um potenciômetro de alto valor. 

Antigamente eles usavam o diodo de germânio, hoje pode usar um diodo de fonte chaveada que é quase a mesma coisa. 

Ligue o potenciômetro de maneira a formar o volume do vu pra você ajustar a escala sem fazer o ponteiro bater no fundo quando der o grave. 

Coloco ele na saída do amplificador mesmo ?

E um amplificador de 200w, no caso tenho trimpots de baixo valor, posso por um resistor em serie normal para aumentar a resistência ?

adicionado 8 minutos depois

Olha ai meu VU:

Ele tem essa lampadas no fundo atras do ponteiro, mas eu nunca vi esse tipo de lampada (nem sei se é lampada, mas parece) precisa limitar a corrente ? qual a tensão de trabalho ? as duas estão ligadas em paralelo.

P_20181201_215701.jpg?1543708806

P_20181201_215711.jpg?1543708847

P_20181201_215745.jpg?1543708953

Como você disse que ele trabalha com corrente continua, acredito que esse fio preto seria o negativo né ? os dois contém um fio preto.

Andei dando uma olhada na internet e verifiquei que a maioria dos esquemas para VU analógico utilizam um capacitor, realmente é necessário esse capacitor ? penso em ligar assim:

vu.jpg?1543709407

Postado

Eu prefiro colocar na entrada do amplificador.

Se colocar na saída aí precisa do resistor em série com o potenciometro, se o volume do amplificador tiver baixo não funciona direito e se tiver muito alto fica batendo no fundo. 

O capacitor deixa o VU com um movimento mais suave, mais sensível aos sons graves. 

Sim, o fio preto deve ser o negativo. Com uma pilha de 1,5V da pra ter certeza, só ligar nela e ver pra que lado o ponteiro vai 

Sobre as lâmpadas, as poucas desse tipo que vi eram de 6V.

Alimente com 5V pra ver se acende, como são do tipo incandescente não tem polaridade e tanto faz se é CA ou CC, mas queimam muito fácil se ligar a tensão errada. 

Postado
12 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu prefiro colocar na entrada do amplificador.

Se colocar na saída aí precisa do resistor em série com o potenciometro, se o volume do amplificador tiver baixo não funciona direito e se tiver muito alto fica batendo no fundo. 

O capacitor deixa o VU com um movimento mais suave, mais sensível aos sons graves. 

Sim, o fio preto deve ser o negativo. Com uma pilha de 1,5V da pra ter certeza, só ligar nela e ver pra que lado o ponteiro vai 

Sobre as lâmpadas, as poucas desse tipo que vi eram de 6V.

Alimente com 5V pra ver se acende, como são do tipo incandescente não tem polaridade e tanto faz se é CA ou CC, mas queimam muito fácil se ligar a tensão errada. 

No caso se eu pegar o áudio na entrada do amplificador (depois do controle de tons esse da oneal) eu posso retirar o resistor de 500k do esquema e também diminuir a tensão do capacitor ?

Postado

Não, teria apenas que diminuir o valor. Como o potenciômetro de 1k é muito baixo não pode ligar direto. 

Pra deixar sem só se trocar o potenciômetro, por um de 100k talvez. 

O capacitor é de no mínimo 25V.

A capacitancia dele você pode fazer uns testes e colocar vários pra ver qual fica melhor, valores que você tiver entre 1 e 33uF.

As coisas mudam de vu para vu, existem vários tipos, então não dá pra afirmar o valor dos componentes com muita clareza. 

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Não, teria apenas que diminuir o valor. Como o potenciômetro de 1k é muito baixo não pode ligar direto. 

Pra deixar sem só se trocar o potenciômetro, por um de 100k talvez. 

O capacitor é de no mínimo 25V.

A capacitancia dele você pode fazer uns testes e colocar vários pra ver qual fica melhor, valores que você tiver entre 1 e 33uF.

As coisas mudam de vu para vu, existem vários tipos, então não dá pra afirmar o valor dos componentes com muita clareza. 

Pois bem testei os dois VU com a pilha, os dois estão bons, mas já percebi o quanto são sensíveis, mesmo a pilha sendo fraca o ponteiro bateu la no final, e meio forte, vou manter um resistor alto junto com o trimpot e ir testando.

coloquei a pilha nas lampadas também, só pra ver mesmo, e o filamento acendeu um pouco, acredito que deva ser 5v mesmo.

Postado

Comecei os testes com o VU, coloquei um resistor de 150k com um potenciômetro de 100K e apenas 1 diodo fazendo o positivo, coloquei tudo no máximo e o VU trabalhando bem pouco quase nada, fui diminuindo, diminuindo....

liguei apenas com 1 diodo na saída da placa de tons, e não vai, balança muito pouco o ponteiro, acho que eu preciso dar um up no negocio, acho que essa placa de tons é fraca para acionar ele.

Sera que assim funciona ?

vuu.jpg?1543773983

Postado

liguei apenas com 1 diodo na saída da placa de tons, e não vai, balança muito pouco o ponteiro, acho que eu preciso dar um up no negocio, acho que essa placa de tons é fraca para acionar ele.

O problema está no diodo, a placa não deve fornecer tensão maior que 0,6V pra sobrar para o VU se mover.

Sera que assim funciona ?

Assim vai queimar o VU. O positivo dele vai no coletor do transistor.

R2 tem o valor muito baixo, coloca pelo menos 100k.

No lugar de R3 coloca um capacitor de 10uF para o sinal não voltar ao pré amplificador.

Postado
8 minutos atrás, Mestre88 disse:

O problema está no diodo, a placa não deve fornecer tensão maior que 0,6V pra sobrar para o VU se mover.

Assim vai queimar o VU. O positivo dele vai no coletor do transistor.

R2 tem o valor muito baixo, coloca pelo menos 100k.

No lugar de R3 coloca um capacitor de 10uF para o sinal não voltar ao pré amplificador.

Tem alguma sugestão boa para ligar esse vu de forma mais simples possível ?

pretendo ligar os dois em paralelo, e quanto aquele diodo de germânio ? sera que fica melhor ?

Postado

Tem alguma sugestão boa para ligar esse vu de forma mais simples possível ?

Mais simples que com esse transistor que você mostrou, só se ligar lá junto com o alto falante.

O Bom do circuito do transistor, é que dá pra ligar antes do pré, aí os controles de tom e volume não atrapalham o funcionamento do VU.

e quanto aquele diodo de germânio ? sera que fica melhor ?

Sim, fica mais sensível. Se tiver um rádio velho ou TV dos anos 70 de sucata pode ser que encontre algum.

Ele é de vidro, só que transparente ou fumê do tamanho de um 1N4007.

Postado
7 minutos atrás, Mestre88 disse:

Mais simples que com esse transistor que você mostrou, só se ligar lá junto com o alto falante.

O Bom do circuito do transistor, é que dá pra ligar antes do pré, aí os controles de tom e volume não atrapalham o funcionamento do VU.

Sim, fica mais sensível. Se tiver um rádio velho ou TV dos anos 70 de sucata pode ser que encontre algum.

Ele é de vidro, só que transparente ou fumê do tamanho de um 1N4007.

Ja achei um monte desses diodos de germânio por aqui, ele são transparentes com uns negocinhos vermelhos nas extremidades ?

Talvez então o potenciômetro de 100k com esse diodo vai funcionar, por que ele conduz com menos de 0,6v né ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!