Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

r7 1800x em idle com 1.512v


Jason Mello

Posts recomendados

Fala pessoal,

 

Fiz um upgrade no meu desktop e estou com um Ryzen 1800x há 7 dias. No entanto, percebi que ele está batendo vcore de +1.500 V com frequência - e, por relatos, ouvi dizer que não é recomendado.

 

O que posso fazer para evitar problemas com o processador? No print, estou com Google Chrome (3 abas), Outlook, Slack e Adobe Ilustrator (só aberto, sem nenhum projeto).

 

image.png.d8040d437033bc120da1d0a709d0ebd9.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jason Mello Olá, bom dia.

 

Então Jason, este valor está apresentado como "Max" ou seja acontece de vez em quando, quando dá um pico de utilização do CPU por um breve instante a placa-mãe deve ter mandado 1.5v porém depois abaixou. Como pode ver esta marcado como máximo e a temperatura máxima está bem baixa. Qual sua placa-mãe e qual seu cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 sim sim, mas, às vezes, em usos bem corriqueiros ele atinge esse patamar. Eu tenho:

 

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM4, ATX, ROG STRIX B350-F GAMING, DDR4

Water Cooler Corsair H45 120mm

 

Estou com o HWMonitor aberto e, a cada 8~10seg, ele vai de 0.862V para 1.450V, por exemplo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jason Mello Nossa já está com 1.4v tá bem alto, tente jogar todos os cores e uns 1.375v e faça um teste de stress e estabilidade.

4 minutos atrás, Evandro disse:

@GabrielLP14 fala isso pra minha placa, que só aceita undervolt se eu desativar os c-states.. 

putz ai complica né colega haha, qual a sua placa-mãe?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14

 

Na Bios, é neste VDDCR CPU Voltage, certo? 

image.thumb.png.42a2a8b4a9cf8c1aab52c6d7175f3675.png

 

Quando clico, tenho a opção AUTO ou OFFSET MODE. Na OFFSET MODE, tem o VDDCR CPU Offset Mode Sign (opção de + ou -) que depois habilita o VDDCR CPU OFFSET VOLTAGE (auto ou posso colocar algum número).

 

image.thumb.png.77c82451ab128698a21bf1377bec1fac.png

adicionado 0 minutos depois

@Evandro vou dar uma pesquisada nesse undervolt!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 saca só: coloquei em OFFSET, deixei em + e coloquei 1.325 no VDDCR CPU Offset tensão. Aí ele muda para aquele 0.36875 (em rosa). 

 

image.thumb.png.52a1fe06d962f93bdf5463d627df2204.png

 

Não salvei por ficar em dúvida se estava certo. É isso que é pra fazer mesmo?

 

Obs: Na bios o vcore vai à 1.438v (como visto ali na lateral direita).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Jason Mello Então no Offset ele está incrementando este valor em rosa para a tensão que você está utilizando para quando o processador estiver em stress.

 

Na legenda abaixo ali diz que esse valor é o máximo possível. Então eu salvo assim e testo com o PRIME 65?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jason Mello

 

Esse offset é um valor de tensão que pode ser adicionado ou subtraído, do CPU Voltage, que tá em 1.350.. Meio alto, ao meu ver..

 

Coloque o "CPU offset Mode sign" com o sinal negativo e ele deve subtrair do 1.350, o valo que você colocar em "CPU Offset voltage".. Pode ficar instável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem a mensagem que recebi do suporte da AMD:

 

Citação

 

Prezado Jason,
 

Obrigado por entrar em contato com o Suporte AMD. Compreendo que você instalou um processador AMD Ryzen 1800x na placa-mãe B350 da Asus e, mesmo em idle, os Vcores estão ultrapassando 1.500.
 

Um processador Ryzen, quanto bem refrigerado, irá para 1.5V ou 1.55V sozinho. Ele foi desenvolvido desta maneira pois baixas temperaturas compensam voltagens mais altas e altas voltagens sao úteis para maior velocidade de clock e melhor performance. É importante manter em mente que a duração da tensão (V - Voltage) aplicada e a temperatura são importantes para a saúde do silício presente no processador.
 

Sugerimos que faça um teste de 24 horas com um software de sua preferência para checar a tensão geral dos cores durante todo este período, pois você só precisa se preocupar caso seu processador esteja chegando a altos números por períodos de tempo muito longos.
 

Sugerimos também manter não só o seu Windows sempre atualizado, mas todos os drivers, incluindo o de chipset, e até mesmo sua BIOS, atualizados para a última versão disponível também.
 

Em caso de outras dúvidas, por favor não hesite em nos contatar novamente.

 

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...