Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para programação até R$ 3.000,00


Posts recomendados

Quero montar um PC (completo) que seja eficiente para programar em linguagens como Java e PHP e para o SO Android, que custe até uns R$ 3000,00. O primeiro desafio é escolher uma CPU que seja eficiente para esse fim, atualmente estou entre o Pentium G5400 e o Ryzen 3 2200g, qual o melhor? Há algum outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

Você já tem monitor e periféricos?

Não tenho nada, atualmente uso um notebook.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Lucas Mariani Pires disse:

Com 3k você consegue montar um pc com i7 bem tranquilinho, e se quiser, pode deixar até sem placa de vídeo para economizar...

Mas esse valor também inclui os periféricos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danie1 Net0 disse:

Quero montar um PC (completo) que seja eficiente para programar em linguagens como Java e PHP e para o SO Android, que custe até uns R$ 3000,00. O primeiro desafio é escolher uma CPU que seja eficiente para esse fim, atualmente estou entre o Pentium G5400 e o Ryzen 3 2200g, qual o melhor? Há algum outro?

Minha sugestão é: personalize esse computador adicionando +8GB de RAM (16GB total).

Teclado e mouse recomendo fortemente um kit Microsoft, não compre teclado de baixa qualidade pois certamente será muito utilizado e o conforto será primordial!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Vai de Ryzen 2200G. O socket será utilizado pela AMD até a 4ª geração de processadores!

Me desculpe a estupidez, mas os processadores AMD atuais estão em qual geração? Sobra a placa-mãe, a Gigabyte GA-A320M-S2H é uma boa opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Me desculpe a estupidez, mas os processadores AMD atuais estão em qual geração? Sobra a placa-mãe, a Gigabyte GA-A320M-S2H é uma boa opção?

Estão na segunda e não precisa pedir desculpas por absolutamente nada.

Sobre a placa-mãe, sim, é uma opção de entrada mas que atenderá perfeitamente. Pelo fato de ela ter apenas 2 slots para memória RAM, recomendo a você comprar um módulo de 8GB de RAM para quando possível adicionar mais 8GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Pentium G5400 e o Ryzen 3 2200G não são concorrentes na verdade, seria mais o Athlon 200GE no caso. Mas acho que é por aí mesmo, seu orçamento é ótimo vai ser tranquilo. Vai precisar da licença do Windows ou já possui? Se não possuir, se for estudante ou sua empresa tiver alguma parceria com a Microsoft, veja se consegue uma licença Windows 10 Pro barato. A oficial sem desconto é R$ 800!

 

Uma sugestão, sem o Windows incluso:

 

Ryzen 3 2200G - R$ 430

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H - R$ 300

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2400Mhz - R$ 380

SSD 240 GB - R$ 206

HD Toshiba 1 TB - R$ 208

Fonte EVGA 450W 80 Plus Gold - R$ 266

TV Monitor Philco 24´ Full HD - R$ 649

Teclado Logitech K120 Resistente à Água Preto ABNT2 - R$ 51

Mouse Logitech M100 Preto 1000DPI - R$ 29

Gabinete NOX COOLBAY MX2 - R$ 115

 

R$ 2634 e 2 fretes. Para gastar os R$ 3000, poderia talvez pegar um segundo pente de 8 GB RAM, um gabinete que ache mais bonito, um HD maior...

 

Agora, se for comprar o Windows 10, aí aperta um pouco, e eu trocaria alguns componentes para baratear a máquina para ter como pagar o software:

 

Windows 10 Pro - R$ 810 (o home é um pouco menos, talvez seja suficiente)

Ryzen 3 2200G - R$ 430

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H - R$ 300

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2400Mhz - R$ 380

só o SSD 240 GB - R$ 206, ou só o HD Toshiba 1 TB - R$ 208

Fonte Aerocool KCAS 400W - R$ 156

Monitor AOC 21,5" Ultra Slim LED HD Widescreen E2270SWN - R$ 500

Teclado Logitech K120 Resistente à Água Preto ABNT2 - R$ 51

Mouse Logitech M100 Preto 1000DPI - R$ 29

Gabinete NOX COOLBAY MX2 - R$ 115

 

R$ 2979 e 2 fretes. Ainda ficou o processador Ryzen, mas terá que escolher entre o SSD ou o HD (voto no SSD, especialmente se tiver HD externo). Ou trocar pelo Athlon 200GE - R$ 266 e mantém os dois. Como disse, ele é o concorrente do Pentium, então se estava pensando nele, é uma opção muito boa.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, dudaskank disse:

O Pentium G5400 e o Ryzen 3 2200G não são concorrentes na verdade, seria mais o Athlon 200GE no caso. Mas acho que é por aí mesmo, seu orçamento é ótimo vai ser tranquilo. Vai precisar da licença do Windows ou já possui? Se não possuir, se for estudante ou sua empresa tiver alguma parceria com a Microsoft, veja se consegue uma licença Windows 10 Pro barato. A oficial sem desconto é R$ 800!

 

Uma sugestão, sem o Windows incluso:

 

Ryzen 3 2200G - R$ 430

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H - R$ 300

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2400Mhz - R$ 380

SSD 240 GB - R$ 206

HD Toshiba 1 TB - R$ 208

Fonte EVGA 450W 80 Plus Gold - R$ 266

TV Monitor Philco 24´ Full HD - R$ 649

Teclado Logitech K120 Resistente à Água Preto ABNT2 - R$ 51

Mouse Logitech M100 Preto 1000DPI - R$ 29

Gabinete NOX COOLBAY MX2 - R$ 115

 

R$ 2634 e 2 fretes. Para gastar os R$ 3000, poderia talvez pegar um segundo pente de 8 GB RAM, um gabinete que ache mais bonito, um HD maior...

 

Agora, se for comprar o Windows 10, aí aperta um pouco, e eu trocaria alguns componentes para baratear a máquina para ter como pagar o software:

 

Windows 10 Pro - R$ 810 (o home é um pouco menos, talvez seja suficiente)

Ryzen 3 2200G - R$ 430

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H - R$ 300

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2400Mhz - R$ 380

só o SSD 240 GB - R$ 206, ou só o HD Toshiba 1 TB - R$ 208

Fonte Aerocool KCAS 400W - R$ 156

Monitor AOC 21,5" Ultra Slim LED HD Widescreen E2270SWN - R$ 500

Teclado Logitech K120 Resistente à Água Preto ABNT2 - R$ 51

Mouse Logitech M100 Preto 1000DPI - R$ 29

Gabinete NOX COOLBAY MX2 - R$ 115

 

R$ 2979 e 2 fretes. Ainda ficou o processador Ryzen, mas terá que escolher entre o SSD ou o HD (voto no SSD, especialmente se tiver HD externo). Ou trocar pelo Athlon 200GE - R$ 266 e mantém os dois. Como disse, ele é o concorrente do Pentium, então se estava pensando nele, é uma opção muito boa.

 

Eu uso Linux, então me livro do preço da licença do Windows rsrs O Ryzen está dentro do orçamento, e ele é superior ao Athlon né? Então acho que escolherei ele mesmo. Tenho dúvida quanto à frequência da memória, o que nisso interfere e qual escolher? Será se com essa CPU (Ryzen) consigo rodar o Android Studio + Emulador e fazer virtualizações em máquina virtual?

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

Estão na segunda e não precisa pedir desculpas por absolutamente nada.

Sobre a placa-mãe, sim, é uma opção de entrada mas que atenderá perfeitamente. Pelo fato de ela ter apenas 2 slots para memória RAM, recomendo a você comprar um módulo de 8GB de RAM para quando possível adicionar mais 8GB.

Obrigado pela compreensão... Não entendo muito dessa parte, mas parece que a versão da BIOS da placa-mãe precisa estar atualizada para trabalhar com a CPU, certo? Será se essa placa é 100% compatível com o Ryzen 2200G ou de gerações futuras, em possíveis upgrades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o Ryzen 3 é superior ao Athlon. Inclusive, outra melhoria pode ser o Ryzen 2400G.

 

E sim, o Ryzen roda bem o Android emulador, foi melhorado esse ano pelo que vi aqui: https://www.androidpolice.com/2018/07/09/android-studio-device-emulator-now-works-amd-processors-hyper-v/

 

Sobre a placa-mãe, ela é compatível, só precisa ver se precisa atualizar a BIOS antes ou já vem pronta. Segundo os comentários, já vem atualizada, apesar da descrição dizer para atualizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que acham dessa configuração:

Fecho o "negócio"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danie1 Net0 disse:

Pessoal, o que acham dessa configuração:

Fecho o "negócio"?

Só o monitor que aconselho um com painel IPS ao invés de painel TN.

adicionado 1 minuto depois

Monitor LED Full HD IPS 23,8" Widescreen Dell SE2416H Preto - R$ 759,00

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Só o monitor que aconselho um com painel IPS ao invés de painel TN.

adicionado 1 minuto depois

Monitor LED Full HD IPS 23,8" Widescreen Dell SE2416H Preto - R$ 759,00

Qual aspecto mais importante, frequência (vi que 75Hz cansa menos a visão do que 60Hz) ou o tipo de tela? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Qual a diferença? 

A única vantagem das telas com painéis Twisted Nematic (TN) são as altas taxas de atualização vertical;

 

As telas com painéis IPS apresentam as seguintes vantagens:

  • Maior ângulo de visão;
  • Melhor contraste;
  • Melhor brilho;
  • Cores mais vibrantes.

 

2 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Qual aspecto mais importante, frequência (vi que 75Hz cansa menos a visão do que 60Hz) ou o tipo de tela? 

O "mais importante" é subjetivo e sim, setar 75Hz melhora a suavidade de transição de quadros mas vale ressaltar que a notoriedade dessa suavidade se dará, mais facilmente, durante as rápidas trocas de quadros (normalmente em jogos). Claro que ela funcionará em qualquer "lugar" (mesmo na área de trabalho ou dentro de uma IDE).
Só não pode esquecer de definir a frequência do monitor em "Propriedades do adaptador de vídeo", conforme exemplo abaixo.

 

image.png.d1f61adfaa056c41b37f3713da2d4407.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

A única vantagem das telas com painéis Twisted Nematic (TN) são as altas taxas de atualização vertical;

 

As telas com painéis IPS apresentam as seguintes vantagens:

  • Maior ângulo de visão;
  • Melhor contraste;
  • Melhor brilho;
  • Cores mais vibrantes.

O mais importante é subjetivo e sim, setar 75Hz melhora a suavidade de transição de quadros mas vale ressaltar que a notoriedade dessa suavidade se dará durante as rápidas trocas de quadros (normalmente em jogos). Claro que ela funcionará em qualquer "lugar" (mesmo na área de trabalho ou dentro de uma IDE).
Só não pode esquecer de definir a frequência do monitor em "Propriedades do adaptador de vídeo", conforme exemplo abaixo.

 

image.png.d1f61adfaa056c41b37f3713da2d4407.png

Vale a pena buscar por um IPS de 75Hz ou para mim não fará tanta diferença? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Vale a pena buscar por um IPS de 75Hz ou para mim não fará tanta diferença? 

Se a grana permitir, aconselho fortemente um ultrawide!
Em termos de produtividade ele é f***.

Não aconselho os de 25 polegadas mas sim os de 29".

Tenho um LG 29" 75Hz IPS (29UM69G) e aconselho.

Há o modelo anterior com um preço pouco mais baixo mas vale a pena. É o LG 29UM68P que também é 75Hz e IPS. A diferença é que o 68 não possui a tecnologia FreeSync.

 

Caso a grana não permita, aconselho focar no tamanho ao invés da frequência.

 

Dúvidas, só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...