Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém com experiência e conhecimento sabe me informar ?

Talvez um aparelho simples que seja só de plugar as pontas de prova nas linhas ( 3,3V 12V 5V -5V -12V ) e já ter o resultado em uma tela.

Quero saber como estão as fontes dos meus PCs durante o funcionamento delas assim como já faço com o multímetro em relação ás variações das tensões.

• Membro VIP
Postado

precisar pesquisar por testador de fonte atx, que digo que uma pronta é bem cara.

adicionado 1 minuto depois

o ideal seria testar com carga também pra ver se a fonte aguenta seu limite e também ver o ripple dela com carga

Postado

@K.e.V. T.a.G

Mas é isso que eu quero fazer, usar um aparelho na fonte quando ela estiver sendo usada normalmente pela máquina como já faço com multímetro para verificar as variações das tensões.

O objetivo é saber se esses ruídos estão dentro dos limites de tolerância normais para que não estejam estressando os componentes eletrônicos diminuindo sua vida útil.

Postado

Ruidos de bobinas e tal (físico) "coil whine" alguns não consideram um defeito e não dá problema na máquina.

Ruidos na na qualidade das voltagens só dá para ver com osciloscópio* e um teste de carga tipo do "sunmoon sm 5500ate"... muito usado pelo povo do "labTec" do youtube. O pc vai funcionar da mesma forma, seja com a fonte de com baixa qualidade ou de muita... a diferença é que a melhor qualidade vai fazer teu sistema durar mais , ter melhor possibilidade de fazer overclocks melhores e maior estabilidade. 

Fora isso testador e usar lampada só dá para ver se a fonte ainda funciona minimamente... inclusive medir com multimetro... eu já tive fonte que tinha todas as medidas corretas mas desarmava quando colocava uma placa de vídeo potente... 

• Membro VIP
Postado

Um osciloscopinho destes dso de 200Khz você faz medições interessantes. Barato  e tem utilidades adicionais. Acredite se quiser mas naquela promoção relâmpago de 1 dia, paguei ~u$10 da china num kit pra montar um deste. Com case e tudo. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Se é só para checar as diferentes tensões de uma fonte ATX, bem como o tempo de PG (Power Good) existe o chamado PSU tester, que deve ser plugado ISOLADAMENTE a  e não como monitor da mesma em funcionamento do PC como você imagina.

È uma boa ferramenta para quem monta PC´s checar as tensões da fonte antes de coloca-la em um novo PC.

image.png.61ae4898374838c38e856da49c520888.png

Nem chega a ser caro demais e é uma boa ferramenta para serviço continuado em PC´c

https://lista.mercadolivre.com.br/power-supply-test

&key=932d69d8514fc575

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@faller

Para tensões eu já tenho um multímetro.

O que estou querendo mesmo é algo parecido com o indicado pelo @Isadora Ferraz mas tem que ser barato.

Encontrei aqui no Estado do Rio, relativamente perto do meu barraco, esse chinês DSO 138 2.4 TFT  do vídeo acima mas a pessoa quer mais de 200 conto nele.

• Administrador
Postado

@Henrique - RJ Você está querendo saber o nível de ruído, e o pessoal respondeu falando de nível de tensão. Acho que o pessoal se equivocou.

Para medir o nível de tensão, é preciso que a fonte esteja com carga. Sem carga praticamente todas as fontes vão apresentar os níveis de tensão corretos. É quando se coloca carga que o nível de tensão normalmente cai.

Em relação ao nível de ruído, é preciso ter um osciloscópio.

Eu explico isto em detalhes em vários artigos, segue abaixo:

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Eu falei que tinha que ter uma carga que é aquela "fonte" testadora grandona lá em cima do teclab... voltagens com multímetro, testador e lampada não vão pegar todos os defeitos e novamente sem uma carga constante (placa de vídeo e outros equipamentos variam a tensão e corrente do sistema)  não dá para fazer isso... 

mas enfim... 

Postado

@Gabriel Torres

Mas eu estou querendo um osciloscópio baratinho que mostre o ripple dessas fontes ATX de PCs desktops sem haver necessidade de muitos ajustes como em osciloscópios profissionais. Isso é para saber se minhas fontes genéricas não estão estressando os componentes como precaução.

Quando eu quiser ver como andam as variações de tensão das linhas da fonte ATX de desktop eu ligaria o PC e espetaria as pontas de prova desse DSO 138 direto no plugue ATX de 20/24 pinos para ter uma ideia da agressividade da energia fornecida.

• Membro VIP
Postado
agora, Henrique - RJ disse:

Quando quero ver como andam as variações de tensão das linhas da fonte ATX de desktop eu ligo o PC e espeto as pontas de prova direto no plugue ATX de 20/24 pinos para ter uma ideia aproximada.

Então aquele te atende...

O do faller você mede e monitora a V de todos simultaneamente em tempo real. Tem sua utilidade sim em alguns casos p.ex. num teste de burning ou runing monitoráveis. Não sei se registra. O osc precisa de um conhecimento técnico adicional e no caso daquele osc você monitora o ripple individual.

Ok o ripple não é bem um ruído mas é um parâmetro interessante a medir em fontes. P.ex. se esta não tiver capacitor de baixa esr na saída, este pode "entregá-lo". Obviamente, conhecimentos e técnicas adicionais são necessários . Um pouco de 'arte e mãnha' também.

Pra medições mais apuradas como p.ex. fp, harmônicos, e afins - que se encaixam mais na categoria ruídos - você precisaria de equipamentos mais sofisticados. Penso que não vem ao seu caso.

Aquele osc zinho é bem legalzin sim. Barato (pra mim U$10) você acha no m.l. por uns R$160. Como disse, usos adicionais que não só na fonte. A propósito, ele usa um stm32f103c8t6 ... ST++; 😉

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

muito tempo a trás eu fiquei chateado com um aqui da comunidade que disse que minha fonte é de marca confiável e se está com todas as tensões boas não tem defeito. Troquei de fonte e voltou a funcionar kkkkkk  estudei sobre o assunto e vi esse negócio ai em cima... mas enfim ^^ 

Sobre testes... você pode pegar testes de laboratórios na net sobre a marca bomba que você tem... mas fonte genérica não é legal... o Gabriel ai em cima já tem vários artigos sobre... mas se sua ideia é estudar vai em frente. 

Postado
5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Então aquele te atende...

O do faller você mede e monitora a V de todos simultaneamente em tempo real. Tem sua utilidade sim em alguns casos p.ex. num teste de burning ou runing monitoráveis. Não sei se registra. O osc precisa de um conhecimento técnico adicional e no caso daquele osc você monitora o ripple individual.

Ok o ripple não é bem um ruído mas é um parâmetro interessante a medir em fontes. P.ex. se esta não tiver capacitor de baixa esr na saída, este pode "entregá-lo". Obviamente, conhecimentos e técnicas adicionais são necessários . Um pouco de 'arte e mãnha' também.

Pra medições mais apuradas como p.ex. fp, harmônicos, e afins - que se encaixam mais na categoria ruídos - você precisaria de equipamentos mais sofisticados. Penso que não vem ao seu caso.

Aquele osc zinho é bem legalzin sim. Barato (pra mim U$10) você acha no m.l. por uns R$160. Como disse, usos adicionais que não só na fonte. A propósito, ele usa um stm32f103c8t6 ... ST++; 😉

Mas nos teste de fontes que eu vejo só se verifica como ruído esse tal ripple como mais um item de avaliação da sua qualidade.

Não achei no ML esse seu por esse preço e toma cuidado com os chineses pra não levar pernada ( eu já levei várias ).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

teste de fontes que eu vejo só se verifica como ruído esse tal ripple

Sim. A grosso modo só isso já é suficiente e atende bem. Os 'adicionais', como disse, são testes de atender requisitos de normas e frescuras afins.

21 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Não achei no ML esse seu por esse preço e toma cuidado com os chineses pra não levar pernada ( eu já levei várias ).

mas não ia achar mesmo né. Não sei se falei que comprei direto da china. E sim riscos calculados e previsíveis. Um deles, a chance de ser taxado. ... a propósito.. me taxaram neste osc kk. Mas mesmo assim ficou mais barato do que o do m.l. ..

• Obrigado 1
Postado

Qualquer coisa maior que um cartao (alguns enviam em envelopes com papel bolha) faz o olho do povo da receita federal brilhar. Basicamente. Osciloscópio grandes do normal é taxado... ainda não vi um que não foi o negócio é maior que uma caixa de sapato... o teu ai é um talvez. 

Como o povo do aliexpress subdeclara o imposto não sai tão caro a não ser que o povo da receita federal modifique o preço para cima para lhe taxar. Isso ocorre mais com celulares... 

A taxa é 60% do falor declarado junto com o valor de envio + taxa por estado que pode ser nada a 16% ICMS + 12 reais que o correio pede de sacanagem mesmo. Ou seja, Valor total*1,6*1,16 + 12 = Total que você vai gastar parte para o aliexpress quando faz a compra e a outra para o correios.  Enfim... mesmo com taxa muitos produtos valem.

Para não ser enganado no aliexpress veja a reputação do vendedor, o aliexpress te devolve o dinheiro ou manda o vendedor reenviar se caso der problema ou extender o prazo. Prazo de 30 ~90 dias pode até passar, mas chega se não apareceu "extravidado" no cureios. 

• Administrador
Postado
22 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Mas eu estou querendo um osciloscópio baratinho

Eu usava um osciloscópio USB, isto é, conectava no computador e você via as telas por software. Era a opção mais barata, na época. O modelo exato era esse: https://easysync-ltd.com/product/520/ds1m12.html Vê se esta informação ajuda.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
37 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

Eu usava um osciloscópio USB, isto é, conectava no computador e você via as telas por software. Era a opção mais barata, na época. O modelo exato era esse: https://easysync-ltd.com/product/520/ds1m12.html Vê se esta informação ajuda.

Parece que sai mais caro.

Acho que vou ficar com o tal DSO 138 2.4 TFT já montado e com fonte sendo vendido em São João de Meriti por R$224,00 ( caro mas vem já com fonte ) e mais uma ponta de prova adicional tipo a de multímetro comum por R$10,00. Isso porque não devo pagar frete e nem precisar dos Correios pedindo a alguém que o vá buscar de trem pessoalmente.

Já até vi vídeos como o de cima que postei que ensinam como usar e é bem fácil. Além disso também encontrei um jeito de fazer o teste direto no plugue ATX24 com mais segurança espetando agulhas de costura em cada linha de tensão onde irão se prender as garrinhas das pontas de prova desse osciloscópio.

Acho que vai ficar show !!!

• Curtir 2
Postado

Testador de fonte desses "padrão", se você já tem multímetro, é perda de dinheiro. Colocam muito pouca carga na fonte para dizer qualquer coisa relevante e ainda por cima são nada mais que um... multímetro!

Só com a fonte estando muito estragada para você ter ali algum indicativo de pronto que tem algo errado.

Acho que as opções indicadas para você são MUITO melhores mesmo.

• Curtir 1
Postado

Quando eu for testar o ripple das fontes genéricas dos PCs com esse osciloscópio chinês DSO 138 vou tentar fazer a máquina consumir o máximo usando o Prime95 mais um escaneamento do HD por algum programa e deixar o drive de CD/DVD rodando algo.

Podem me dizer se Vrms é o mesmo que ripple ?

Esse osciloscópio DSO 138 do vídeo acima mostra o ripple a partir de 10mV né ? 

Preciso ter certeza.

• Curtir 1
Postado

Sobre ripple: 

https://www.gamersnexus.net/guides/2053-power-supply-voltage-ripple-and-relevance

Note que algumas medidas ficam em 50mV bem perto do limite da medida que você teria com o seu osciloscópio baratinho... medidas maiores podem mais fácil de ser percebidas.... menores não serão notadas. É bom, como citado pelo site, você olhar as especificações das fonte do tipo ATX para ter ideia do que esperar e o que não pode ocorrer. 

VRMs (plural de VRM) pode ser o regulador de tensão de uma placa-mãe por exemplo, termo em inglês. Vrms tem relação com a onda DC e o calor que ela gera em uma resitencia R e uma mesma resistencia com um AC geraria o mesmo "calor".  Fonte confiável de pesquisa : https://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_eficaz  

adicionado 7 minutos depois

"Maximum input voltage +/- 50V DC (35V RMS AC)" 

Esse aqui em cima não sei se é isso que você fala quer dizer que ele pode medir no máximo +50V ou -50V tensão contínua e +-35V em variável. 50/(raiz2) = 35,35V.

adicionado 15 minutos depois

https://easysync-ltd.com/userfiles/product_files_shared/Quick start guide/DS1M12_Quick_Start_Guide[2].pdf

"Y-Scale 10mV/div to 5V/div"

divisão de escala de 10mV até 5V. Acredito que seja isso mesmo... espera o @Gabriel Torres já que parece que ele tinha um... 

Postado

@Bommu Perneta

Andei lendo e vendo vídeos sobre Vrms, ripple e mV tentando encontrar algum vínculo entre si mas só fiquei mais confuso.

Eu sei que certas linhas da fonte o limite considerado ideal é de 50mV umas e outras 120mV de ripple. Então, esse osciloscópio chinês baratinho DSO 138 parece cobrir inclusive uma chave seletora do lado esquerdo tem algo como 1V 0,1V e 10mV.

Eu só estou esperando alguém que entenda deste assunto a confirmação de que esse osciloscópio sirva para avaliar o ripple dessas fontes ATX de PCs desktops para que eu possa comprar com segurança.

Postado

"Sensitivity: 10mV/Div - 5V/Div" 

https://jyetech.com/Products/LcdScope/e138.php

Eu confiei no que você falou dizendo que era 50mV... segundo o site é isso ai em cima 10mV de sensibilidade. 

Mas sabe como é... confiar em fabricante de produtos de qualidade é uma coisa... confiar em produtos chines é outra, vide medidores de insulina que foram proibidos agora no br por erros de medida.

adicionado 1 minuto depois

Espera alguém lhe confirmar como o dono do site e tal. ^^ 

Só estou dando informações gerais.

^^

adicionado 2 minutos depois

"Sensitivity error: < 5%"

adicionado 8 minutos depois

ah! antes de eu sair do tópico... não, eu não compraria ^^ eu prefiro economizar e pegar um osciloscópio do tradicional, mesmo que chinês... tem uns de boa qualidade. Fuizzzz

Postado

@Bommu Perneta

Se quiser, dá uma olhada no último vídeo que postei acima como a pessoa fez um teste com esse DSO 138 chinês e constatou precisão ao cruzar o que apresentava em um smartphone e o que aparecia nele.

Por isso me interessei.

----------------------------------

EDIT.

Já li comentários na internet de gente que não gostou desse aparelho.

Teve um que disse que ele mostra ripple até com as pontas de prova em curto. 

Outro disse que é extremamente limitado, que não dá pra fazer quase nada com ele.

Pode ser que seja uma falsa impressão de ripple ao ver distúrbios na linha do sinal. Talvez se a pessoa, botar na tela a tabela de medição/aferição com as garras das pontas de prova livres, não apresente nenhum valor de ripple.

Estou desanimando ...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!