Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dr.Luan vintage 1986

Qual é o melhor reativador de cinescópios

Recommended Posts

Sei que vou achar usados e novos somente importados do ebay,mas gostaria de saber de qual marca é o melhor reativador de tubo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo @Dr.Luan vintage 1986, o melhor deles é o da "LABO", porém existem uns usados (eu tive um) da marca "DIATRON"

Ele me serviu por mais de 25 anos, e quando comprei de um colega que tinha se aposentado (1983), ele já o tinha por muitos anos!

Não sei se existe um deles funcionando ainda, e acredito que não compensa mais investir num aparelho desses!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BCP Mas esse diatron serve nas tvs crt mais recentes ? eu pretendo ter é para minhas experiencias ou seja usar em tvs que sejam minhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Serve sim, ele vinha com um "kit" de cabos que serviam em todos tubos que precisei, Pescoço fino, Grosso, foco alto ou baixo....

Ele não era ligado na chupeta, o teste era só nos canhões mesmo, Fugas, curtos, ou emissão baixa dos canhões...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BCP Desculpe a ignorância é que nunca cheguei a usar um reativador de tubo,apesar de ter bom tempo de experiência na area mas preciso aprender muito ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar explicar uma parte do funcionamento!

Eles Vinham com um conjunto de cabos com soquetes que serviam para os vários modelos de Tubos, as tensões de filamento eram selecionado por um ajuste (seletor do lado direto do aparelho), do lado esquerdo era selecionado a função que queria reparar, Curtos Fugas,  rejuvenescer e outras...

As teclas coloriras eram para selecionar cada canhão e testar a emissão deles, caso fraca, era só pressionar a tecla "Reativação", com o seletor da esquerda na posição Ret1, Ret2, ....., essa função gerava uma tensão bem alta, além dos 300 ou 600 das grades, ela apagava o filamento e dava um pulso entre catodos (Vermelho verde ou azul) e a primeira grade, algo em torno de 1500V a 3000V, com isso, a "Oxidação" do catodo era rompida (ou furada), criando uma nova e  pequena área limpa para transmissão dos elétrons, lógico que tem um limite! funcionava por duas ou três vezes, (1 ano ou mais), depois o rejuvenescimento já não era mais eficiente! (o tubo morre)... Mas na época resolvia bem o problema! Hehehe!!!

Provados de tubos.png

 

"Off tópic on" Eu mesmo tenho aqui um TV "National" comprada em 1984, que funciona até hoje! O único problema dela é que o canhão verde "morreu" à alguns anos atrás (2006), Mas como é um canhão de pescoço grosso e foco alto, não tem entrada AV, e como o sinal analógico acaba esse ano! Ela vai para o ferro velho a preço de quilo!... (algo em torno de 70 centavos por quilo!)..... "Off Tópic Off"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×