Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com chave em 115V ligada em rede 220V: fumaça e danos


Posts recomendados

Meu pc no estabilizador ligou normal , mas quando fui por no filtro de linha e ligar ele ,saiu fumaça dele , mas so queimou o negocio de por disco , a tensão da minha casa é 220 e a fonte esta em 115v , o estabilizador regula a tensão??? e o filtro de linha nao?? por isso saiu fumaça??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o estabilizador for bivolt, de 110v-240v, ele sim regula automaticamente a tensão, porém o filtro de linha pode ser ou não bivolt, fica especificado em letrinhas escritas no próprio produto. Para saber se é bivolt, ou ele tem uma chave de tensão, como a sua fonte, ou ele vem escrito 110v-240v. Pode acontecer do estabilizador também pegar a energia 220v e transformar em 110v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nyut Nyuka Você esqueceu de mudar a chave seletora de tensão da fonte.

 

36 minutos atrás, Nyut Nyuka disse:

o estabilizador regula a tensão???

Ele tava entrando 220 e saindo 110, mas não se engane em achar que essa é a função dele, muito pelo contrário, a função dele é queimar mesmo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Nyut Nyuka disse:

@Elder Nauvirth  É uma fonte generica da goldentec , eu posso deixar em 220v e usar o estabilizador mesmo assim? , estou com trauma de saindo fumaça do meu pc sem o estabilizador

220V direto na tomada com filtro de linha.

 

Estabilizador vai fazer estragar mais rápido ainda.

 

22 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

mas não se engane em achar que essa é a função dele, muito pelo contrário, a função dele é queimar mesmo.

Isso é sobre estabilizador.

 

O ideal mesmo seria você pegar uma fonte de qualidade, mesmo com pc básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nyut Nyuka disse:

cara filtro de linha ta fora , isso quase queimou meu pc e ainda é  bivolt da clamper , é melhor a fonte em 220v ou 110v,já que aqui em casa é 220v? mesmo o establizador regulando a tensão??

Estabilizador joga no lixo, esquece isso de vez, pare de insistir em usar esse equipamento maléfico.

 

O filtro de linha não tem culpa alguma ai no meio, muito pelo contrário, ele é bom sim, o problema mesmo é a sua fonte.

 

Se a tensão da sua região é 220V então colocar a fonte em 220V e liga no filtro de linha.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
21 minutos atrás, Nyut Nyuka disse:

cara filtro de linha ta fora , isso quase queimou meu pc e ainda é  bivolt da clamper , é melhor a fonte em 220v ou 110v,já que aqui em casa é 220v? mesmo o establizador regulando a tensão??

Você está completamente equivocado.

 

Estabilizadores, apesar de serem completas desgraças para qualquer equipamento eletrônico, podem atuar como transformadores de tensão. Portanto, sua fonte não queimou ligada nele porque ele transformava a tensão de entrada de 220V em saída de 127V.

 

O filtro de linha trabalha com ambas as tensões, mas não é transformador. Portanto, naturalmente que se você cometeu o erro de ligar a fonte com a chave em 110V na rede de 220V, a culpa é sua e não dele.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Nyut Nyuka Agora que você entendeu o que aconteceu, deve buscar adquirir uma fonte de qualidade - fontes decentes não têm chave seletora de tensão e, tendo PFC ativo, são full range - e continuar usando o filtro de linha com DPS, que é o equipamento correto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nyut Nyuka disse:

comprei uma de 500w generica kkkkkkkkkkkk ela tem perigo de queimar maior? já que vou mandar 500w pro estabilizador ? fullrange é tipo quer aguenta 110v-220v ne

Por ser genérica, sim.. E fonte opera sob demanda, ou seja, só vai consumir o que o PC precisa + o que ela mesmo consome, pro seu funcionamento.. Ela não vai exigir 500 Watts do estabilizador..

 

"Full Range" é um aparelho que opera, em tensões entre 90 e 260 Volts, de forma automática..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Nyut Nyuka disse:

@Samuel SC ignorar o estabilizador não é uma opção , ou é com ou então fico com essa fonte arua de 350w generica , qual o pior?

 

2 minutos atrás, Nyut Nyuka disse:

quitar o estbalizador nao é uma opção , meu pai iria me matar

 

Você vai ficar mesmo insistindo em utilizar esta praga eletrônica, mesmo depois de tantos avisos e alertas para remove-la?

 

Caso positivo, o tópico se encerra por aqui já que não há mais o que discutir sobre assunto. Você pede ajuda, recebe dezenas de recomendações, e então insiste em dizer o contrário, passando por cima de diversos testes e artigos técnicos.

 

Ademais, atente-se para as regras do fórum, em especial:

Citação

1.6 - Criação de mensagens subsequentes em menos de 24 horas, sejam elas com o intuito de "subir" o tópico/dúvida ou destacar, ou mesmo a criação de mais de um tópico sobre o mesmo assunto, seja no mesmo setor ou em mais de um.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você não quer realmente substituir o estabilizador, só me resta mais um conselho... troque de pai...  

Claro que estou brincando...

Não foi a falta do estabilizador que danificou sua fonte e sim a falta de atenção de sua parte.. Estabilizadores, infelizmente, também são rebaixadores de tensão, transformam os 220 Volts de sua tomada em 110 volts e assim estava sua fonte, preparada para operar em 110 Volts. Ao colocares na tomada de 220 Volts ela se foi...

 

Isso aconteceria do exato mesmo modo se fosse um refrigerador, furadeira, batedeira, sua chapinha, aspirador de pó, ou cadeira elétrica.. Se eles estivessem setados para operar em 110 Volts e os colocasse na tomada de 220 Volts.

 

Claro, o carregador de celular, sua TV e mais um mundaréu de equipamentos, inclusive fontes para PC, são capazes de operar em qualquer tensão desde 90 até 264  volts se, que você tenha de se preocupar em setar os mesmos e casa-los com a tensão da tomada. Agora, para que isso aconteça, tem de ser fonte moderna e não essa porcaria genérica e ruim da Goldentec para poder operar em qualquer tensão sem ter de trocar a chave que você nem viu que tinha essa sua..

Chaveseletoradetenso.jpg

 

Portanto foi por escolha (ou falta de) de sua parte que levou a queima de sua porcari... digo fonte...

Pena que já compraste, de novo errado, a fonte. Deverias ter comprado uma boa fonte moderna, com PFC ativo, que é Full Range (pode operar tanto em 110 quanto em 220 Volts) se que tenhas de te preocupar com ela...

Nem é muito cara não.. Vale cada centavo investido..

Ficaria igual ao carregador de seu celular, que pode ser colocado em qualquer tomada não importando que seja 110 ou 220..

 

Eu acho que o incidente serviu para que entendas que existe ai pelo mundo afora um sem fim de equipamentos com os quais ainda nos devemos preocupar e checar esses dados de compatibilidade entre os mesmos e a tomada de alimentação. Saiu barato seu aprendizado.. Poderia ser o refrigerador ou algo de maior valor até..

 

Queres por fim saber o certo???

Boa fonte sem ser essas genericonas com chave seletora de tensão (full range) com ligação direto na tomada, seja qual for a tensão da mesma, 110 ou 220 Volts. Se quiseres podes colocar um bom filtro de linha, mas nunca um estabilizador, independentemente de seres ou não retirada da herança, pelo seu pai...  (meus sinceros respeitos a ele mas diga a ele que até mesmo pais ficam desatualizados com a tecnologia) Lembre a ele que estabilizador é tecnologia dos anos 70, do século passado..

Um grande abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas não foi com estabilizador que queimou kkkk , foi com o filtro de linha, mas eu entendi , estava setado para 115v o filtro recebeu 220v e ele nao seta a tensão que nem o estabilizador ai mandou 220v em 110v , masss a fonte nao queimou , so comprei outra porque vou precisar de mais watts mesmo , mas obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...