Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Reiniciando Após abrir jogo Pesado


Posts recomendados

Boa noite tudo bem?
Gostaria de uma ajuda, meu computador após abrir um jogo pesado ele passa a reiniciar. Já coloquei um ventilador ao lado porém o problema persiste. Já limpei, passei borracha branca nas memórias, pincel nos slots e nada.

Segue a configuração da máquina:
Processador AMD 8320e
placa-mãe Gigabyte Ga-78lmt-usb3 Am3+
Memorias 2x8gb Kingston hyperx fury 1600
Placa de vídeo xfx rx580 8 gb 256 bits
ssd 120 gb
HD 1 TB
Watercooler corsair h60
4 coolers akasa
Fonte Corsair cx600

Alguma ideia ? Está complicado 
Acredito ser a fonte, ainda não testei tirar um pente de memória e testar.
Vou ver se passo um memtest.

Temperatura do processador não chega a 40°
Da placa de vídeo pelo que vi fica em torno de 70° +-

Em uso normal sem abrir jogo pesado ele não reinicia, apenas quando abro por exemplo o GTA V e jogo por algumas horas, as vezes reinicia mais rápido.

Infelizmente não tenho contato para testar outra fonte, apenas comprando mesmo.

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pâmella Douglas disse:

 

Boa noite,

está ligado direto na tomada.

Então não pode ser problema na fonte.

 

O problema de reiniciar daria com maior recorrência ligado em estabilizador ou algo do tipo, só que o seu pc está direto na tomada, o que deixa difícil ocorrer reinicio por culpa dela.

 

É uma boa sim passar o memtest.

 

FX é meio esquentadinho, mas o seu não chegar a 40ºC é por conta do WC.

 

Posso estar engano, mas a temperatura da gpu era para estar mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Então não pode ser problema na fonte.

 

O problema de reiniciar daria com maior recorrência ligado em estabilizador ou algo do tipo, só que o seu pc está direto na tomada, o que deixa difícil ocorrer reinicio por culpa dela.

 

É uma boa sim passar o memtest.

 

FX é meio esquentadinho, mas o seu não chegar a 40ºC é por conta do WC.

 

Posso estar engano, mas a temperatura da gpu era para estar mais baixa.

 

Ela chega a essa temperatura jogando por exemplo o GTA V, sem jogo aberto ela não chega a 40º.

Por exemplo agora ela está em 36º, ela só liga o cooler quando começa a esquentar, fora isso o cooler dela nem liga.

 

Já ouvi falar que era a fonte, outros a placa-mãe, ai fico na dúvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pâmella Douglas disse:

Já ouvi falar que era a fonte, outros a placa-mãe, ai fico na dúvida.

CX600 é muito boa, então isso elimina de ser ela.

 

Se nunca foi usada em estabilizador elimina mais ainda, isso mostra o cuidado com a fonte.

 

O mais comum de reiniciar é placa-mãe, temperatura do processador, ram e hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pâmella Douglas

Como o @Elder Nauvirth falou, memtest é rápido e fácil, memória ram pode causar esses problemas sim, aproveita e desliga o reinicio automático do windows, assim se for erro de memória você ganha um bsdo e mais informações, verifique o registro do windows quando isso acontece e veja os erros que ele mostra no horário, se não mostrar nenhum, chances de ser hardware aumentam bastante.

 

Se o memtest não passar, não quer dizer que a RAM morreu, pode ser só que ela está mal encaixada ou com sujeira no slot, acontece bastante.

 

Se conseguir descartar RAM, está na hora de fazer aquela inspeção visual no PC, verifique todos os cabos de energia do PC, verifique se a GPU está bem encaixada, retire e coloque de novo, cheque todos os cabos da fonte, de ponta a ponta, olhe de perto o VRM da placa-mãe e quaisquer capacitores espalhados a procura de algum estufado vazamento etc...

 

Se continuar, vale testar outra GPU, já tive uma GPU que antes de morrer fazia isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

Como o @Elder Nauvirth falou, memtest é rápido e fácil, memória ram pode causar esses problemas sim, aproveita e desliga o reinicio automático do windows, assim se for erro de memória você ganha um bsdo e mais informações, verifique o registro do windows quando isso acontece e veja os erros que ele mostra no horário, se não mostrar nenhum, chances de ser hardware aumentam bastante.

 

Se o memtest não passar, não quer dizer que a RAM morreu, pode ser só que ela está mal encaixada ou com sujeira no slot, acontece bastante.

 

Se conseguir descartar RAM, está na hora de fazer aquela inspeção visual no PC, verifique todos os cabos de energia do PC, verifique se a GPU está bem encaixada, retire e coloque de novo, cheque todos os cabos da fonte, de ponta a ponta, olhe de perto o VRM da placa-mãe e quaisquer capacitores espalhados a procura de algum estufado vazamento etc...

 

Se continuar, vale testar outra GPU, já tive uma GPU que antes de morrer fazia isso.

 

Vou passar o MEMTEST e ver o que ele retorna, desativei o reinicio automático aqui também.

Em relação a GPU é nova, não tem nem 1 mês de uso.

 

O problema de eu tirar minha placa de vídeo é o espaço que tenho que tirar a placa-mãe kkk, uso esse gabinete https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-972322405-gabinete-x-trike-obstination-s-fonte-647b-preto-c-vermelho-_JM

 

Esses dias ainda que eu coloquei a placa de vídeo soltei todos os cabos e reapertei eles, então cabo frouxo acredito que não seja. uma coisa que reparei é o computador dando choque estando descalço e encostando atrás na chapa da placa-mãe.

A tomada onde ele está ligado não tem aterramento.

 

Onde resido atualmente diversas vezes tem quedas de energia (chuva), será que em uma dessas danificou a fonte ou algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja a temperatura que seu processador chega ao entrar num jogo pesado

AMD esquenta pa carai

agora seu pc reinicia ao entrar num jogo eu acuso a fonte

eu tinha uma aqui de 500w

mas na vdd so era de 180w

ao entrar no gta iv 

meu pc reiniciou

eu troquei de fonte eo jogo entrou normalmente

 

talvez sua fonte cosair cx600 possa estar ``morrendo``

perdendo as forças

faça um teste coloque um multimetro nela e entra num jogo pesado

se o multimetro acusar queda de energia

pode trocala

porque o tempo de vida dela e curto

 

 

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, sam messiah disse:

veja a temperatura que seu processador chega ao entrar num jogo pesado

AMD esquenta pa carai

agora seu pc reinicia ao entrar num jogo eu acuso a fonte

eu tinha uma aqui de 500w

mas na vdd so era de 180w

ao entrar no gta iv 

meu pc reiniciou

eu troquei de fonte eo jogo entrou normalmente

 

talvez sua fonte cosair cx600 possa estar ``morrendo``

perdendo as forças

faça um teste coloque um multimetro nela e entra num jogo pesado

se o multimetro acusar queda de energia

pode trocala

porque o tempo de vida dela e curto

 

 

espero ter ajudado

 

 

O processador não chega a 40º mesmo no GTA V devido ao water cooler.

vou medir as voltagens com o multímetro também.

 

A fonte já tem 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pâmella Douglas

Tenta inverter a tomada, pode ser que o choque seja porque está fora de fase.

 

Sobre a placa ser nova, não influencia não, as vezes damos azar, não acho que é seu caso, mas é bom manter em aberto a opção. Recomendo que se tudo via software e pelo olho estiver ok, testar uma outra gpu qualquer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei o memtest aqui, após 1 pass não apresentou nenhum erro.

 

33 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

Tenta inverter a tomada, pode ser que o choque seja porque está fora de fase.

 

Sobre a placa ser nova, não influencia não, as vezes damos azar, não acho que é seu caso, mas é bom manter em aberto a opção. Recomendo que se tudo via software e pelo olho estiver ok, testar uma outra gpu qualquer.

 

Hoje cedo irei ver isso, o problema é essa "segunda gpu" hehe.

Só se eu usar a própria onboard e ver se jogando gta v ela reinicia o problema é que vai rodar a tipo 5 fps 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Pâmella Douglas disse:

Passei o memtest aqui, após 1 pass não apresentou nenhum erro.

 

 

Hoje cedo irei ver isso, o problema é essa "segunda gpu" hehe.

Só se eu usar a própria onboard e ver se jogando gta v ela reinicia o problema é que vai rodar a tipo 5 fps 😂

 

bom a fonte nao aguenta a placa de video ele ate liga

mas quando vai usar a placa de video offboard no maximo

usa um pouco mais de energia pra sustentar e nisso sua fonte nao consegue alimentar a placa de video e acaba dando tudo para ela

e nisso o pc reinicia por falta de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pâmella Douglas Vale o teste sim, mas acho que nem vai chegar 5 fps hehehe

 

Tem muita coisa que pode fazer seu PC reiniciar, se RAM não é o problema, grande chances de ser algo relacionado a energia, mas isso não quer dizer que sua fonte está ruim, vou falar apenas hipóteses claro, mas se você tem um curto na GPU ou mesmo na mobo, e sua fonte é boa, ela vai ver isso e se desligar antes da mobo sentir qualquer coisa, o pc pode encarar isso como queda de energia e se religar (inclusive você consegue mudar isso na BIOS), esse curto em GPU é até que um problema comum, ela liga tudo numa boa, mas quando for usar os aceleradores a demanda por energia aumenta e tchau... de repente reinicia, se você colocasse ela em uma fonte ruim, você poderia ver até fogo no gabinete, outro caso é a placa-mãe interpretar um OC mal feito e reinicia também, as causas são várias, mas o motivo costuma ser o mesmo.

 

Uma outra coisa que pensei aqui lendo o comentário do @sam messiah , você que montou seu PC? você já reparou se o fan da fonte está apontada para fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas Vale o teste sim, mas acho que nem vai chegar 5 fps hehehe

 

Tem muita coisa que pode fazer seu PC reiniciar, se RAM não é o problema, grande chances de ser algo relacionado a energia, mas isso não quer dizer que sua fonte está ruim, vou falar apenas hipóteses claro, mas se você tem um curto na GPU ou mesmo na mobo, e sua fonte é boa, ela vai ver isso e se desligar antes da mobo sentir qualquer coisa, o pc pode encarar isso como queda de energia e se religar (inclusive você consegue mudar isso na BIOS), esse curto em GPU é até que um problema comum, ela liga tudo numa boa, mas quando for usar os aceleradores a demanda por energia aumenta e tchau... de repente reinicia, se você colocasse ela em uma fonte ruim, você poderia ver até fogo no gabinete, outro caso é a placa-mãe interpretar um OC mal feito e reinicia também, as causas são várias, mas o motivo costuma ser o mesmo.

 

Uma outra coisa que pensei aqui lendo o comentário do @sam messiah , você que montou seu PC? você já reparou se o fan da fonte está apontada para fora?

 

Sim, fui eu quem montei.

Correto o fan dele está virado para baixo onde tem a saída de ar e um filtro.

 

Acho que seja a fonte mesmo, na internet vi que para essa placa RX 580 eles tem que ser uma mínima de 500w e recomendam uma de 550w, logo baseado no que dizem em stand by se ela consumir o mínimo a fonte aguenta. porém conforme vai exigindo + e levando em conta o resto da CPU a fonte da gargalo e ai reinicia. Pelo menos acho que seja isso.

 

Estou vendo se pegar uma CX 850, será que ai aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pâmella Douglas

Minha opinião é a de que só troque se ter certeza, depois você vai ficar com um monte de hardware empilhado ai sem função... Outro ponto para ver, fontes corsair tem garantia longa, essa CX acho que tem 5 anos de garantia, se ela não chega aos 600w tem que acionar a garantia sim, basta só ter a nota e falar com a Corsair Brasil, mas para isso, primeiro você precisa ter certeza que ela é o problema, ou irá gastar com frete a toa...

 

Agora vem o textão! :)

Mas olhando de forma lógica, você deveria testar outra GPU... 600w para seu PC é mais do que bom, não achei informação do consumo dessa GPU, mas ela tem apenas 1 plug PCIe, então com toda certeza ela não passa dos 250w se não o pino derreteria, sua CPU 100w, seu consumo em situação extrema não deve passar dos 400w... Ai vem a pergunta, porque diabos o fabricante pede 500w então, porque existe uma diferença em fluxo continuo e pico, sua fonte diz 600w em fluxo continuo, se você ligar ela em um ambiente a 50 graus e pedir 600w ela vai te entregar 600w durante alguns anos, uma fonte fuleira pode falar 600w e isso ser em pico, quer dizer que ela vai te dar 600w por X tempo e ai tchau.

 

Para ter uma ideia de consumo, aqui eu tenho um 2990wx (250w), uma 1080ti (350w) diversas tralhas junto no PC, fonte de 1200w, e quando eu vou jogar meu consumo não bate 600w.... fico em torno de 450 a 550w... E da para sentir o calor saindo PC, é bizarro... Por isso eu acho muito que o problema é GPU...

 

Voltando as soluções...

Pensamento inverso, você tem acesso a outro PC para testar sua GPU?

Outra coisa, qual jogo pesado é que isso acontece? Jogo leve vai numa boa? Já rodou um benchmark de GPU para ver se acontece também?

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

Minha opinião é a de que só troque se ter certeza, depois você vai ficar com um monte de hardware empilhado ai sem função... Outro ponto para ver, fontes corsair tem garantia longa, essa CX acho que tem 5 anos de garantia, se ela não chega aos 600w tem que acionar a garantia sim, basta só ter a nota e falar com a Corsair Brasil, mas para isso, primeiro você precisa ter certeza que ela é o problema, ou irá gastar com frete a toa...

 

Agora vem o textão! :)

Mas olhando de forma lógica, você deveria testar outra GPU... 600w para seu PC é mais do que bom, não achei informação do consumo dessa GPU, mas ela tem apenas 1 plug PCIe, então com toda certeza ela não passa dos 250w se não o pino derreteria, sua CPU 100w, seu consumo em situação extrema não deve passar dos 400w... Ai vem a pergunta, porque diabos o fabricante pede 500w então, porque existe uma diferença em fluxo continuo e pico, sua fonte diz 600w em fluxo continuo, se você ligar ela em um ambiente a 50 graus e pedir 600w ela vai te entregar 600w durante alguns anos, uma fonte fuleira pode falar 600w e isso ser em pico, quer dizer que ela vai te dar 600w por X tempo e ai tchau.

 

Para ter uma ideia de consumo, aqui eu tenho um 2990wx (250w), uma 1080ti (350w) diversas tralhas junto no PC, fonte de 1200w, e quando eu vou jogar meu consumo não bate 600w.... fico em torno de 450 a 550w... E da para sentir o calor saindo PC, é bizarro... Por isso eu acho muito que o problema é GPU...

 

Voltando as soluções...

Pensamento inverso, você tem acesso a outro PC para testar sua GPU?

Outra coisa, qual jogo pesado é que isso acontece? Jogo leve vai numa boa? Já rodou um benchmark de GPU para ver se acontece também?

 

Sabe se o MSI AfterBurner mostra o consumo em W real da GPU? instalei ele e abri o dota2 para ver e o consumo que mostra não passava de 120W. E para minha surpresa ao final da partida o PC reiniciou....

 

Estou passando a pensar que o problema realmente seja essa GPU. Antes dela eu usava uma GTX1050TI do mesmo fornecedor que deu problemas (Problema com sinal de vídeo), ai paguei a diferença e peguei essa RX580 e novamente estou tendo problemas (Agora com o PC reiniciando).

 

Sobre a placa no ML em diversos tópicos fala que indicam uma fonte de 500W e/ou no mínimo 550W, Então fica ai a dúvida se a placa precisa de uma fonte melhor ou não.

Citação

 

Requirements

External Power - 8-pins1

Minimum Power Supply Requirement500 watt

XFX Recommended Power SupplyXFX 550W PSU

 

 

http://www.xfxforce.com/en-us/products/amd-radeon-rx-500-series/rx-580-gts-8gb-dd-rx-580p8dfd6

 

O problema de mandar a fonte para RMA é que uso o PC a trabalho, e não posso ficar sem.

Vou conversar com um amigo que tem um PC semelhante com mesma fonte porém usa uma GTX1060TI e ver se conseguimos testar no PC dele. Se reiniciar então é a GPU mesmo correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pâmella Douglas

Pode ser uma boa sim testar no PC do seu amigo, só instalar os drivers da sua GPU e testar, isso ai, se reiniciar GPU comprometida, se não reiniciar... bem, ai eu recomendaria testar a GPU dele no seu PC e ver o que acontece.

Para testar, não precisa baixar jogo nada, você pode pegar qualquer demo que deve resolver, tem um monte de demo do unreal engine que força bem a gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

Pode ser uma boa sim testar no PC do seu amigo, só instalar os drivers da sua GPU e testar, isso ai, se reiniciar GPU comprometida, se não reiniciar... bem, ai eu recomendaria testar a GPU dele no seu PC e ver o que acontece.

Para testar, não precisa baixar jogo nada, você pode pegar qualquer demo que deve resolver, tem um monte de demo do unreal engine que força bem a gpu.

 

 

Qual benchmark você recomenda para eu ver se com ele reinicia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pâmella Douglas

Para teste rápido e fácil acho esse aqui legal, instalação rápida e cabe em um pendrive.

https://benchmark.unigine.com/heaven

 

Tem outros, mas ai são muito específicos para fritar gpu mesmo, testar estabilidade etc... Esse eu gosto pois é um cenário de game real, e você consegue controlar vários efeitos, então vamos dizer que o que faz o PC reiniciar é o AA, você pode testar desligando ele etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

Para teste rápido e fácil acho esse aqui legal, instalação rápida e cabe em um pendrive.

https://benchmark.unigine.com/heaven

 

Tem outros, mas ai são muito específicos para fritar gpu mesmo, testar estabilidade etc... Esse eu gosto pois é um cenário de game real, e você consegue controlar vários efeitos, então vamos dizer que o que faz o PC reiniciar é o AA, você pode testar desligando ele etc...

 

Estava conversando com minha esposa e em algo concordo com ela.

Quando eu estava com a GTX1050TI (demorou 7 meses) para dar problemas (Sinal de Vídeo) e o fornecedor havia dito que realmente era defeito na placa. Nela eu utilizei a mesma fonte CX600. e Olhando agora no ML vi que eles recomendam uma fonte de 300W para ela, o que já é bem menos se formos comparar aos 500W da RX580. O que me leva a  crer que de fato o problema possa ser a fonte fraca não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

Pode ser uma boa sim testar no PC do seu amigo, só instalar os drivers da sua GPU e testar, isso ai, se reiniciar GPU comprometida, se não reiniciar... bem, ai eu recomendaria testar a GPU dele no seu PC e ver o que acontece.

Para testar, não precisa baixar jogo nada, você pode pegar qualquer demo que deve resolver, tem um monte de demo do unreal engine que força bem a gpu.

 

Abri o Heaven Benchmark 4.0, reinicia da mesma forma, no extreme é em questão de segundos ainda 😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rolf William Gewers disse:

@Pâmella Douglas

No PC do seu amigo? Se foi, então achou o problema... GPU.

 

Não tive tempo de testar em outro computador, porém 1 coisa. no benchmarking rodando sem o anti aliasing e na qualidade low por várias horas não reiniciou. estou passando a pensar que talvez seja realmente a fonte.

 

sem o anti aliasing e em low a temperatura não passava de 65º e ai não reiniciou nenhuma vez por várias horas rodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia amigo conseguiu resolver seu problema? Tenho uma RX 580 8gb usando FX 8300 placa-mãe m5a78lx Br fonte thermaltek 600w reais,vi que meu Pc reinicia quando estou jogando por algum tempo,mas assim como você não descobri se o problema é na fonte ou na placa de vídeo ou placa-mãe,tive antes um problema de aquecimento e até desligou uma vez a R7 360 2gb e por isso também estou achando que o problema é minha fonte,depois que coloquei uma 1050 2gb funcionou sem problemas algum,acho que deve ser fonte mesmo pois depois troquei pra 580 8gb pesou,se alguns puder me ajudar, temperatura máxima da placa de vídeo fica em 72 a 77 graus e processador máximo 65,já a placa-mãe fica em 68 por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...