Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Botão unico para controlar LED RGB


Posts recomendados

olá, amigos, boa noite.

sou meio iniciante na área de eletrônica em geral, e eu gostaria de fazer um esquema para controlar um LED rgb.

o que acontece: 

eu tenho uma caixinha Bluetooth que estou desmontando para criar uma Soundbar com saída Sub, e a placa dessa caixinha possui radio FM, entrada aux., USB, micro sd, e claro, Bluetooth.

ja tenho todo o esquema de ligação da placa e os alto-falantes em si.

O q eu estou buscando: preciso de um esquema para controlar/ligar/mudar as cores dos leds de acordo com a mudança de modos. (por ex: led azul no modo bluetooth, led vermelho no modo radio fm, led verde no modo aux., led azul e vermelho no modo usb, etc)

O que eu ja sei: a placa tem 2 micro leds na cor branca, em uma plaquinha ligada a ela, ao lado do botão da mudança de modos, mas esses leds ficam sempre acesos, sem piscar nem nada.

sera q alguem pode me dar uma LUZ para essa solução?

 

ahh, caso a minha placa nao ofereça o suporte para os devidos modos, eu busco apenas uma simples mudança de led (independente da placa da caixinha) ao toque de 1 botão pra apertar junto com o botão da mudança de modos, apenas para identificar a mudança das cores dos leds pra parecer que estou mudando junto com o modo de som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em algum lugar da caixinha há alguma indicação do modo? Pelo menos UM deles? Algo como pra "sincronizar" Neste caso, este poderia ser sua referência ou ponto de partida pro seu sincronismo ou reset pra que quando pressionasse o botão, um contador qualquer alternasse entre leds...

7 horas atrás, Rayr Carneiro disse:

ao toque de 1 botão pra apertar junto com o botão da mudança de modos, apenas para identificar a mudança das cores dos leds pra parecer que estou mudando junto com o modo de som. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo acho que teria que estudar sua plaquinha para ver se ela tem estes modos...

mas acho que será difícil por aqui...

 

Vejo duas opções...

1 - Programar um micro controlador PIC 12F675 (baratinho), mas precisará de um aparelhinho pata programar...

Você faz um programa (com aplicações encontradas na internet) e coloca dentro dele... então fica fácil (se tiver estas coisas avise que tentamos fazer um código simples de mudança de cor)...

 

2 - comprar um componente baratinho CD4017 ele pode controlar até 10 saidas sequenciais, mas se você colocar um fiozinho no lugar certo conseguirá controlar menos saídas... (ele é sequencial, não precisa de programar nada nele... basta fazer as ligações corretas)

Depois disso você coloca um resistor específico em cada perninha que vai utilizar... a cada clique do botão você terá uma cor de LED...

mas isso funcionará se a placa da caixinha seguir sempre a mesma sequencia por exemplo: RADIO>USB>CARTAO> etc...

 

veja este video de exemplo:

Neste caso você trocaria os vários LEDs pelo seu RGB (com os devidos resistores para obter a cor desejada) e ligaria um dos terminais (se não me engano no pino reset, logo após o numero de ciclos que pretende... por exemplo se você quer 5 leds e não 10, então ligaria o pino seguinte "6" no pino reset)... acho que é isso... de uma pesquisada, pois tem muito material deste componente na internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2018 às 07:27, Isadora Ferraz disse:

Em algum lugar da caixinha há alguma indicação do modo? Pelo menos UM deles?

Boa noite, amigos. infelizmente a caixinha não da nenhum outro sinal além de um sinal sonoro ao ligar e na mudança dos modos.. esse som é único e reproduzido quando eu ligo a caixinha e quando seguro o botão por 2 segundos para a mudança dos modos. Ele toca o famoso 'tom triplo' q é original do iphone, mas, nenhum sinal luminoso..

 

14 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

2 - comprar um componente baratinho CD4017 ele pode controlar até 10 saidas sequenciais, mas se você colocar um fiozinho no lugar certo conseguirá controlar menos saídas... (ele é sequencial, não precisa de programar nada nele... basta fazer as ligações corretas)

Depois disso você coloca um resistor específico em cada perninha que vai utilizar... a cada clique do botão você terá uma cor de LED...

mas isso funcionará se a placa da caixinha seguir sempre a mesma sequencia por exemplo: RADIO>USB>CARTAO> etc...

Amigo, li atentamente sua resposta e vi q a primeira opção é complicado pra mim, porém eu optei pela segunda opção e achei incrível esse vídeo.. com esse vídeo já estou fazendo uma encomenda das peças para montar o esquema em uma placa de circuito impresso. porém, as minhas pergunta agora são:

  • Nesse esquema eu consigo fazer a mudança de LED apenas segurando o botão por 2 segundos? quero atrasar um pouco a mudança do LED pra acompanhar a mudança dos modos e quero fazer isso apenas segurando o botão por 2 segundos, e não dando apenas um toque. o botão reset pode ser exatamente do jeito q está no vídeo, só preciso atrasar o botão clock..

 

14 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Neste caso você trocaria os vários LEDs pelo seu RGB (com os devidos resistores para obter a cor desejada) e ligaria um dos terminais (se não me engano no pino reset, logo após o numero de ciclos que pretende... por exemplo se você quer 5 leds e não 10, então ligaria o pino seguinte "6" no pino reset)... acho que é isso... de uma pesquisada, pois tem muito material deste componente na internet

  • No vídeo mostra o esquema para 10 LEDs, pra ligar 3, 4 ou 5, basta eu ligar apenas o botão reset no pino 6, e deixar vazios os pinos 1, 5, 11 e 9?
  • Estou pensando em usar um LED de cor fixa pra cada modo, mas se eu for usar o LED RGB, tenho q mudar o resistor de 560 Ohm para qual?

amanha mesmo já pego as peças pra começar a obra. 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Rayr Carneiro disse:
  • Nesse esquema eu consigo fazer a mudança de LED apenas segurando o botão por 2 segundos? quero atrasar um pouco a mudança do LED pra acompanhar a mudança dos modos e quero fazer isso apenas segurando o botão por 2 segundos, e não dando apenas um toque. o botão reset pode ser exatamente do jeito q está no vídeo, só preciso atrasar o botão clock..

 

  • No vídeo mostra o esquema para 10 LEDs, pra ligar 3, 4 ou 5, basta eu ligar apenas o botão reset no pino 6, e deixar vazios os pinos 1, 5, 11 e 9?

Com o caso mo microcontrolador (bastaria colocar isso na programação, e teria 2 segundos ou quantos quisesse)

mas no caso do 4017, acho que teria que colocar algum capacitor eletrolítico em algum lugar para que ele carregasse por este período (não sei onde exatamente colocar, teria que ver com alguém mais experiente aqui no forum)

 

Quanto ao caso dele usar menos LEDs do que os 10, não precisa da chave reset, basta ligar o pino chamado RESET no componente 4017 no pino do seguinte ao numero que você pretende... por exemplo se você pretende ligar 5 LEDs então ligará o pino reset no pino do LED 6.

veja este artigo super completo (veja a figura 6) http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/645-conheca-o-4017-art062

 

e tem este outro artigo também: https://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/6609-usando-contadores-4017-art794 

 

Este circuito 4017 é muito versátil, podendo ser utilizado em varis projetos e de diversas formas... assim como ele pode usar menos de 10 saidas, ele também pode ser cascateado, ligando em outro 4017 pata poder usar mais saídas...

 

Utilizei este 4017 por muito tempo, mas quando resolvi entrar no mudo dos microcontroladores, minha vida na eletrônica mudou, pois nestes pode se programar tudo... por exemplo neste caso do 4017 os LEDs vão sempre na mesma ordem... com um micro controlador você pode fazer a ordem que bem quiser... e pelo tempo que quiser... e assim por diante... vale a pena o estudo deles...

 

 

adicionado 8 minutos depois

quanto ao caso da cor dos LEDs... na internet tem algumas calculadoras online que te dão exatamente o valor do resistor que deve usar... mas...

tem que saber que LEDs podem ter diferentes fabricantes, e cada um deles tem um brilho diferente, e uma tensão de trabalho diferente... além dos tipos diferentes de LED que existem...

Então pode ser que estas calculadoras não funcionem perfeitamente...

Mas em geral as voltagens são parecidas dá para usar a calculadora de boa...

 

Quanto ao LED RGB, as 3 cores dele tem intensidades diferentes ou seja se acender as 3 no brilho máximo, alguma cor vai ficar mais forque que as outras... por isso o ideal é colocar resistores diferentes para cada cor a fim de equilibrar...

 

Lembrando que por se tratar de um LED rgb, você pode ter qualquer cor com ele e não somente  Red Green e Blue...

por exemplo se você quiser a cor rosa, teria que ligar os terminais do azul e do vermelho (colocando resistores neles que conforme o valor dará a intensidade do rosa mais... mais roxo... ou mais azulado...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...