Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumento da temperatura com nova placa de vídeo


Posts recomendados

Boa noite pessoal.

 

Não sei se aqui é o lugar certo mas como o que está acontecendo começou logo após a troca da placa de vídeo, acho que devo postar aqui mesmo.

 

Troquei hoje minha placa de vídeo da 650ti pra 1050ti.

 

Após realizar testes com jogos (todos rodando nas mesmas configuração de antes) vi que a temperatura da gpu diminuiu e estes estão rodando mais lisos, com maior fps e tal. O problema é que a temperatura da placa-mãe aumentou em torno de 7ºC e a do processador quase 14ºC. 

Essa mudança é normal, já que a GTX650ti tinha alimentação direto da fonte e a 1050ti não tem? Devo me preocupar?

Até então eu jogava overwatch com o processador beirando os 60ºC e agora ele está com uma média de 74ºC.

 

Devo me preocupar? Fazer algum teste diferente?

 

Mudei da Zogis gtx 650ti 1gb pra EVGA gtx 1050ti SC 4gb.

Meu pc está no meu perfil.

Obrigado!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É como o @Samuel SC falou, provavelmente agora seu processador tem que trabalhar mais para acompanhar a placa de vídeo. Porém 74ºC é um pouco quente, nada alarmante mas eu faria uma boa limpeza no sistema e trocaria a pasta térmica (de preferência por uma melhor).

 

Qual seu gabinete? Ele conta com ventoinhas? Se sim como está organizado o fluxo de ar?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

É como o @Samuel SC falou, provavelmente agora seu processador tem que trabalhar mais para acompanhar a placa de vídeo. Porém 74ºC é um pouco quente, nada alarmante mas eu faria uma boa limpeza no sistema e trocaria a pasta térmica (de preferência por uma melhor).

 

Qual seu gabinete? Ele conta com ventoinhas? Se sim como está organizado o fluxo de ar?

Fiz uma limpeza boa antes de instalar a placa.

A pasta térmica do processador foi trocada há 2 semanas mas é daquelas mais simples que não custa mais de R$10,00 (marca Implastec).
O gabinete é um Cougar Archon Mid Tower com 4 fans da CoolerMaster modelo Sickleflow (2 na frente, uma na lateral e uma atrás). Tenho mais 1 fan dessa que está guardada sem utilização também. Talvez seria uma boa acrescentá-la na lateral. 

 

No mais, os cabos estão bem organizados passando pela parte de trás do gabinete. Acho que a refrigeração está boa. O computador em uso normal como agora, somente no navegador, fica com o processador em torno de 44ºC e gpu 30ºC. Neste momento está 29ºC na minha cidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Dueles66 disse:

Fiz uma limpeza boa antes de instalar a placa.

A pasta térmica do processador foi trocada há 2 semanas mas é daquelas mais simples que não custa mais de R$10,00 (marca Implastec).
O gabinete é um Cougar Archon Mid Tower com 4 fans da CoolerMaster modelo Sickleflow (2 na frente, uma na lateral e uma atrás). Tenho mais 1 fan dessa que está guardada sem utilização também. Talvez seria uma boa acrescentá-la na lateral. 

 

No mais, os cabos estão bem organizados passando pela parte de trás do gabinete. Acho que a refrigeração está boa. O computador em uso normal como agora, somente no navegador, fica com o processador em torno de 44ºC e gpu 30ºC. Neste momento está 29ºC na minha cidade.

então se antes a pasta era a original, achamos o motivo do aumento de temperatura, essa implastec é horrivel

adicionado 2 minutos depois

eu uso de costume a prolimatech pk3, certa vez, na falta da pk3, usei essa implastec no meu ps4 e tive que desmonta-lo de novo, pois a ventoinha ficava no máximo provando a deficiência em trocar calor....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Samuel SC disse:

então se antes a pasta era a original, achamos o motivo do aumento de temperatura, essa implastec é horrivel

Faz sentido mesmo. FIquei muito tempo com a pasta original e quando fui trocar só tinha dessas simples nas lojas perto da minha casa. Vou ter que comprar uma pasta que preste em alguma kabum da vida mesmo ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dueles66 disse:

Faz sentido mesmo. FIquei muito tempo com a pasta original e quando fui trocar só tinha dessas simples nas lojas perto da minha casa. Vou ter que comprar uma pasta que preste em alguma kabum da vida mesmo ..

sim, faça isso e vera o milagre acontecer hehe vai baixar no mínimo uns 10 graus, tem um teste antigo aqui no fórum(se não me falha a memoria) que mostrou que a maionese é mais eficaz que a implastec

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Samuel SC disse:

sim, faça isso e vera o milagre acontecer hehe vai baixar no mínimo uns 10 graus, tem um teste antigo aqui no fórum(se não me falha a memoria) que mostrou que a maionese é mais eficaz que a implastec

Meu Deus!!!!!!!!!!


Vou comprar uma pasta que preste amanhã.

Alguma recomendação?
Essa loja não é tão longe da minha casa e tem umas pastas melhores, tipo essa:
https://www.oficinadosbits.com.br/produto7675/Thermaltake_Pasta_Termica_CL-00028.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Samuel SC disse:

então se antes a pasta era a original, achamos o motivo do aumento de temperatura, essa implastec é horrivel

adicionado 2 minutos depois

eu uso de costume a prolimatech pk3, certa vez, na falta da pk3, usei essa implastec no meu ps4 e tive que desmonta-lo de novo, pois a ventoinha ficava no máximo provando a deficiência em trocar calor....

Só li o que você adicionou agora. Não vou nem jogar mais por hoje e amanhã eu resolvo esse problema. Valeu demais pela ajuda!
 

 

2 minutos atrás, Samuel SC disse:

aqui vai uma tabela com o que eu disse e já pode ver alguma marca boa...

pasta.png

Bom demais!! Essa tabela é recente?


Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dueles66 disse:

Só li o que você adicionou agora. Não vou nem jogar mais por hoje e amanhã eu resolvo esse problema. Valeu demais pela ajuda!
 

 

Bom demais!! Essa tabela é recente?


Valeu!

ela é bem velha, mais começou pequena e foi recebendo atualizações...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel SC @Dueles66 Vai perder tempo e dinheiro. Como a própria tabela mostra, a diferença entre uma Implastec e uma pasta de mais de 50 Reais o tubo é de 5 graus. Entre uma mais carinha e ela, de apenas 2 graus.

 

Note também que a Implastec foi 1 grau melhor que várias pastas de grife.

 

Seu problema não está aí, campeão. Pasta térmica "gamer" é a mesma coisa que teclado gamer: ou você compra um extremamente caro ou só tem umas luzinhas e um botãozinho a mais.

 

Melhor gastar esse dinheiro melhorando a ventilação ou comprando um cooler melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, domingos87 disse:

@Samuel SC @Dueles66 Vai perder tempo e dinheiro. Como a própria tabela mostra, a diferença entre uma Implastec e uma pasta de mais de 50 Reais o tubo é de 5 graus. Entre uma mais carinha e ela, de apenas 2 graus.

 

Note também que a Implastec foi 1 grau melhor que várias pastas de grife.

 

Seu problema não está aí, campeão. Pasta térmica "gamer" é a mesma coisa que teclado gamer: ou você compra um extremamente caro ou só tem umas luzinhas e um botãozinho a mais.

 

Melhor gastar esse dinheiro melhorando a ventilação ou comprando um cooler melhor.

não falei em pasta gamer meu caro, e sim em pasta de qualidade, já vi a diferença e posso assegurar o que estou dizendo, na tabela mostra uma situação especifica, em full load a diferença aumenta.

adicionado 1 minuto depois

se nosso amigo do post fazer a troca, ele pode vir aqui e nos provar isto correto...esperamos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel SC Implastec é de qualidade. Inclusive, é feita no Brasil e não na China. Aliás, todas elas são de qualidade, tirando as ressecadas (velhas) ou as falsificadas (um monte dessas que dizem ser com prata, por exemplo).

 

Em full load teve um teste aqui no fórum que teve 4 graus de diferença para ela e uma pasta que hoje estaria custando uns 100 Reais o tubo. Num overclock extremo o cara chegou a 7.

 

Implastec é tão boa quanto qualquer pasta branca e que qualquer cinza genéricona vendida por aí. A pasta original da AMD, por exemplo, eu mesmo já testei ser IGUAL (com ou sem carga) a qualquer outra branca, incluindo original de cooler Thermaltake e a própria Implastec.

 

Note que até mesmo maionese é uma pasta térmica muito boa, obviamente o problema é ela ressecar/estragar facilmente.

 

No caso do seu Playstation, certamente o dissipador original tem fixação ruim que fica folgada e exige com isso a aplicação de pasta especial ou pasta com cola - como em muitas placas de vídeo, por exemplo, onde até um thermal pad pode acabar sendo melhor que a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel SC Samuel, veja bem, você fez delid e está dando o crédito do seu trabalho para a pk3. O delid não é bem só para você tirar a pasta térmica que a Intel coloca - que CERTAMENTE não é ruim, pois é uma pasta que não dá para ser trocada normalmente e tem que aguentar no mínimo os vários anos de garantia.

 

O delid tira duas camadas extras entre seu processador e o cooler (pasta térmica interna e a própria chapa de proteção, que atrapalha muito mais do que ajuda). Ao assentar o cooler diretamente sobre o die, o ganho é enorme mesmo.

 

Cooler encostando direto no die funciona bem até sem pasta térmica. Já cansei de ver processador até uns 10 anos atrás montado em computador OEM sem pasta nenhuma e o calor era transferido para o dissipador e a temperatura ficava baixa. Claro que nesse caso bem mais alta do que fazendo o serviço direito.

 

Se você aplicasse corretamente a Implastec no mesmo delid, veria resultados bem próximos, como mostra a própria tabela.

 

E solda é muito melhor que pasta térmica. Pasta térmica na verdade é isolante, mesmo as mais caras! Só não soldam placa de vídeo porque fica impraticável fazer isso nos dissipadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, domingos87 disse:

@Samuel SC Samuel, veja bem, você fez delid e está dando o crédito do seu trabalho para a pk3. O delid não é bem só para você tirar a pasta térmica que a Intel coloca - que CERTAMENTE não é ruim, pois é uma pasta que não dá para ser trocada normalmente e tem que aguentar no mínimo os vários anos de garantia.

 

O delid tira duas camadas extras entre seu processador e o cooler (pasta térmica interna e a própria chapa de proteção, que atrapalha muito mais do que ajuda). Ao assentar o cooler diretamente sobre o die, o ganho é enorme mesmo.

 

Cooler encostando direto no die funciona bem até sem pasta térmica. Já cansei de ver processador até uns 10 anos atrás montado em computador OEM sem pasta nenhuma e o calor era transferido para o dissipador e a temperatura ficava baixa. Claro que nesse caso bem mais alta do que fazendo o serviço direito.

 

Se você aplicasse corretamente a Implastec no mesmo delid, veria resultados bem próximos, como mostra a própria tabela.

fiz o delid mais mantive o ihs, apenas a substituição da interface térmica... mas demos nossas opiniões correto? Agora o nosso amigo faz o que achar mais conveniente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel SC Para que fez todo esse trabalho e não tirou o IHS? Te daria uns 10 graus a menos de graça, com qualquer pasta térmica, no mínimo. Lembre-se que ao tirá-lo, talvez você tenha alterado a altura dele e isso fará diferença.

 

Sobre o caso do tópico, sim, porém é muito mais conveniente gastar 50 ou 100 Reais num cooler melhor do que com pasta cara. E ele vai baixar uns 2 graus da temperatura atual trocando por uma melhorzinha, pois o problema não se encontra nisso.

 

Porém, vai muito do esforço do cara e o que ele sabe ou não também. Tem cara que aplica pasta errado, o que atrapalha bastante, e quando compra uma pasta cara aplica com todo o cuidado. Ganha 4 ou 5 graus, que seriam 100% relacionados à aplicação, e coloca o mérito na pasta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

 

Assim que postei minha última msg aqui eu abri meu pc e troquei a pasta novamente pra saber se o problema era esse mesmo.

Quando retirei o cooler vi que a pasta tinha ficado com o formato de uma gota na quantidade ligeiramente menor que a de costume, comparando às outras vezes que troquei pasta do processador ou placa de vídeo. Limpei ela e coloquei uma quantidade maior.

Liguei o pc e fiz o teste novamente com algumas partidas de overwatch. A temperatura que estava ficando em torno de 74ºC caiu pra média de 65ºC, o que era quase o de costume com a placa antiga.

 

Não sei se foi somente a quantidade. Talvez eu não tenha fixado algum lado do cooler corretamente também.

De qualquer forma consegui achar uma DeepCool Z5 3g por R$25,90 próximo de onde tenho que ir amanhã. Vou comprar e posto aqui se os resultados melhoram.

Ainda assim, creio que a ideia de investir cerca de R$100,00 em um cooler melhor vale mais a pena que pagar a mesma quantia em um tubo de pasta térmica que não tira tanta diferença no final (apesar da tendência dessa diferença ser maior com o uso da CPU no talo). 


Muito obrigado pela ajuda de todos!  Posto aqui o resultado final em breve. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dueles66 Legal você relatar isso! Ia falar justamente para você reaplicar a Implastec com o cuidado e carinho que aplicaria uma pasta considerada boa e testasse de novo!

 

Aplicação conta mais do que a pasta em si, pois como você mesmo viu se a pasta não espalha direito, fica em excesso ou falta, fica com bolha etc. ela simplesmente não faz o papel de cobrir as pequenas imperfeições ente o processador e o cooler.

 

Nesse caso de não espalhar bem, vale espalhar você mesmo com cuidado usando uma chave de fenda limpa por exemplo. Só de não ficar tão alta a "bolota" de pasta já melhora muito.

 

E pode acontecer sim de ficar o dissipador com um dos lados mais apertado que o outro e isso também atrapalha muito.

 

Essa DeepCool ao menos não é de preço absurdo, mas se aplicada com cuidado deve te dar diferença pequena agora que corrigiu o problema.

 

Quando colocar ela, diga aqui no que deu sim!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.

 

Cheguei em casa com a DeepCool Z5 e fiz o teste comparativo.

 

Nesse momento está os mesmos 29ºC de ontem na minha cidade.

Joguei 4 partidas de overwatch ainda com a implastec e a temperatura do processador ficou na média de 58,3ºC. Já achei ótimo pois estava acima disso ontem, o que me surpreendeu.

Desliguei o pc após esperar alguns minutos pra temperatura abaixar assim que saí do jogo e fiz a troca pra nova pasta.

Não apliquei ela uniformemente no processador. Fiz mais ou menos o mesmo processo de sempre pra comparar certinho. Coloquei uma gota considerável na parte central de volume médio.

 

Liguei o pc e joguei mais 4 partidas e a média da temperatura do processador caiu pra 55,5ºC. Ou seja, ficou mais ou menos o que a tabela citada acima diz mesmo.

 

Creio que essa diferença seja maior quando usada na placa de vídeo, já que o teste está sendo feito pra um game e o meu processador já está um pouco antiquado pra essa placa.

 

Em resumo eu acho que valeu a pena pagar menos de R$30,00 pra ter esse pequeno ganho. O ideal mesmo é trocar o cooler do processador ou um upgrade mesmo do pc que seja coerente com a GPU.

A mesma placa-mãe ficava com a temperatura em torno dos 32ºC com a minha outra GPU nesse game, e já que a alimentação dessa nova GPU não é feita mais diretamente pela fonte, creio que ela seja um agravante para esse problema, pois agora a motherboard fica em 38,5ºC durante o jogo.

 

Se alguém tiver mais algo pra acrescentar, posta aí por favor!

E mais uma vez, agradeço a todos pelo tempo disponível aqui pra me ajudar!

adicionado 8 minutos depois
23 horas atrás, Dueles66 disse:

No mais, os cabos estão bem organizados passando pela parte de trás do gabinete. Acho que a refrigeração está boa. O computador em uso normal como agora, somente no navegador, fica com o processador em torno de 44ºC e gpu 30ºC. Neste momento está 29ºC na minha cidade.


Em compensação, estou há um tempo bom mexendo só no navegador e o processador caiu pra 38ºC. A gpu subiu pra 32ºC. Vai entender...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Dueles66 disse:

Em resumo eu acho que valeu a pena pagar menos de R$30,00 pra ter esse pequeno ganho. O ideal mesmo é trocar o cooler do processador ou um upgrade mesmo do pc que seja coerente com a GPU.

A mesma placa-mãe ficava com a temperatura em torno dos 32ºC com a minha outra GPU nesse game, e já que a alimentação dessa nova GPU não é feita mais diretamente pela fonte, creio que ela seja um agravante para esse problema, pois agora a motherboard fica em 38,5ºC durante o jogo.

Essas pastas mais caras, acabam se pagando pelo tempo que você fica entre fazer trocas.. Dá pra ficar um ano ou mais, sem alteração significativa na performance dela.. Pra CPU, GPU é outra história..

 

Sobre a placa-mãe, 38ºC é tranquilo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...