Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan do radiador no CHA_FAN


Posts recomendados

Boa Noite galera
Futuramente pretendo comprar uma WaterCooler (CoolerMaster Masterliquid Lite 120 ou Corsair H60 Hydro Series 120mm) não tenho intenção de colocar reservatorio, bomba de água e etc.


Minha mobo é uma H61M-A/BR, tenho duvida em relação se essa mobo suporta algum desses watercoolers, creio que sim por ser LGA1155 e também, notei que costumam ligar desta maneira:

Bloco: CPU_FAN
Fan do radiador : SYS_FAN

 

Porém na minha mobo existe apenas o CPU_FAN (Que seria onde ligarei a bloco) e logo ao lado possue uma CHA_FAN (Que tenho como intenção ligar o Fan do radiador nele) ficando assim:
Bloco: CPU_FAN
Fan do radiador: CHA_FAN


Posso ter problemas futuros com isso ou funcionaria normal como se estivesse no SYS_FAN

 

Obrigado desde já pela ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SnoopThird disse:

creio que sim por ser LGA1155

O LGA da mobo não influencia na compatibilidade, mas se você viu no site do fabricante do WC as linhas compatíveis de amd e intel e o seu tá lá, então ok pode usar.

 

1 hora atrás, SnoopThird disse:

CHA_FAN

CHA_FAN e SYS_FAN é o mesmo, seria Chassis, referente ao gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, SnoopThird disse:

existe apenas o CPU_FAN (Que seria onde ligarei a bloco) e logo ao lado possue uma CHA_FAN

O(s) FAN do radiador são o correspondentes do cooler do CPU, então o correto é ligá-los na CPU_FAN, não sei o que você quis dizer que vai ligar no bloco( no WC não existe bloco própriamente dito). Além disso o Sys_FAN  é 4 pinos e pode ser  controlado pelos sensores de temperatura da CPU , o que deveria variar a velocidade de rotação nos FAN do radiador, podendo então ser mais silenciosos se não houver carga aquecendo a CPU.

Quanto aos CHA_FAN e sys_FAN tem que ver se são 4 ou 3 pinos, se forem 4 pinos vale a pena colocar FAN com PWM porque podem rodar mais silenciosos pelos motivos anteriormente ditos, mas isso depende de MB para MB.

adicionado 6 minutos depois

Examinado a sua  placa-mãe, entendí que voce deve ligar a bomba desse WC nesse cha_FAN, as ventoinhas do gabinete infelizmente deverão ser ligados diretamente no fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo ligar da seguinte forma:

 

Cpu Fan: fan de 4-pinos
Cha/Sys Fan: bomba de 3-pinos e desabilitar o controle de rotação na bios

 

Segue explicação:

 


Para a bomba o mais importante é ser ligada em 12V, ou seja, o conector funcionar com o controle de rotação desativado.


A fan do wc por ser de 4-pinos é melhor ligar no cpu fan, pois dependendo da placa é o único conector com controle PWM.

Dependendo da placa nem todos conectores cha/sys fan são realmente PWM.

 

Fans de 4-pinos podem ser controlados por tensão, mas dependendo do motor e rolamento usado, não seria o mais recomendável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM @PedraX @Elder Nauvirth

Desculpa incomodar com isso mas é que sou bem leigo nessa questão, vai ser meu primeiro Watercooler que uso, vamos lá então:
 

Nas especificações dos Watercoolers não encontrei nada falando sobre quais placas mães eles se encaixariam, por isso deduzi que isso fosse medido pelo LGA da mobo, então me desculpem, mas, minha mobo teria compatibilidade com algum desses WaterCoolers?

 

Estava meio confuso por que alguns dizem pra ligar o bloco (digo aquela parte que tem o dissipador e vai sobre o processador) no CPU_FAN enquanto outro diz pra ligar no CHA_FAN, mais então entendi que o correto é o Bloco no CHA_FAN e o Fan do radiador no CPU_FAN, correto?

Olhei aqui na mobo e tanto o CPU_FAN e o CHA_FAN são de 4 pinos (Imagem da minha mobo pra vocês derem uma olhada)  então creio que não teria problemas pra instalar um Watercooler nessa mobo em relação as conexões dos cabos.

 

Sobre desligar o controle de rotação nas bios, acredito que não seja difícil, pois a Bios dessa mobo é basntante intuitivo, mais aceito dicas pra fazer correto KKKK

 

Obrigado a todos que estão me ajudando e perdão por ser bastante leigo nisso KKK :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, SnoopThird disse:

Nas especificações dos Watercoolers não encontrei nada falando sobre quais placas mães eles se encaixariam, por isso deduzi que isso fosse medido pelo LGA da mobo, então me desculpem, mas, minha mobo teria compatibilidade com algum desses WaterCoolers?

Não é citado qual placa em si aceita, é dito em qual socket pode ser usado, por exemplo, se o socket for para lga 1151 e não tiver na lista, é incompatível.

 

Veja aqui referentes aos escolhidos.

CoolerMaster Masterliquid Lite 120 MLW-D12M-A20PW-R1:

Citação

CPU Socket:

- Intel: LGA 2011-v3 / 2011 / 1366 / 1151 / 1150 / 1156 / 1155 / 775 socket

- AMD: AM4 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2 / FM2+ / FM2 / FM1 socket

 

 Corsair H60 Hydro Series 120mm com LED Branco CW-9060036-WW:

Citação

Suporte para soquete de resfriamento:
- Intel 115x / Intel 2011 / 2066 
- AMD AM3 / AM2 | AMD AM4

 

 

Na hora de comprar algo para pc, é necessário ver as informações do que tem para comprar algo que é para aquilo que tens.

 

Por exemplo, você tem placa-mãe lga1155, precisa comprar um Water cooler que tenha suporte ao LGA1155, mas fora isso, toda mobo é compatível tendo o mesmo lga e estando na lista de suporte do que irá comprar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SnoopThird disse:

mais então entendi que o correto é o Bloco no CHA_FAN e o Fan do radiador no CPU_FAN, correto?

ok, correto.  O bloco, como chamam é a peça onde está instalada a bomba que está movimentando o fluido refrigerante pelo circuito, o radiador é onde o calor retirado da CPU está sendo jogado para o ar que circula através do radiador pelos respectivos FAN.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX @Elder Nauvirth

Certo, então tanto o WaterCooler da Corsair quanto o da CoolerMaster caberão em minha mobo tanto em relação aos pinos quanto ao encaixe do bloco.

 

Obrigado de verdade por terem me ajudado, fico mais tranquilo pra comprar sem preocupação. =)

 

Obs: talvez demore um tempo pra eu realmente investir em algum desses Watercoolers.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...