Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilkyest

Montando amplificador para fones com o OP1652

Recommended Posts

Pessoal, por problemas de afogamento perdi uma placa-mãe. Ela tem dois OP1652, com a pinagem abaixo

image.png

image.png

Ocorre que eu tenho um conhecido que possui kit para solda smd, e iria pedir esse serviço de dessoldar, ou me aventurar ainda, sei lá

Circuitinho (louco pra uma justificativa em usar percloreto) e enfim...Para alimentar eu iria usar a alimentação 5V da fonte, usando + e - dela (simétrico, sem o comum ligado), na saída um fone de ouvido de 32ohms, e a entrada de sinal seria a placa de som. 

Só que a placa de som que iria alimentar isso tem sinal com negativo comum, diferente da fonte. E a alimentação de sinal desse OP também é simétrica, sem negativo comum. Já fiz isso com um som de carro e o som fica estranho... 

Ainda, o fone de ouvido também é de negativo comum, então estou com sérias dúvidas se daria certo.

Ainda, esses "noninverting" e "inverting", seriam o que? 

Poderiam me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um AmpOp não precisa ser obrigatório usar a fonte simétrica. 

Dependendo da aplicação pode-se usar a alimentação normal. 

As entradas são inversora e não inversora. A primeira inverte a polaridade do sinal e amplifica, a segunda apenas amplifica. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88  tá...ok, mas não entendi, kkkk

eu pretendo usar o circuito apenas com o PC ligado, ok? porque fora isso, eu terei o volume que quero... mas, o amplificador será para quando minha esposa quiser assistir algo na TV que ela se resigna a ouvir via fone (eu que pague o pato)... enfim... 

fonte simétrica eu tenho.. sem dramas...

a questão é, eu usarei em fones de ouvido.

Se entendi, poderia usar "OUT A" e "OUT B", mas... e o negativo comum? 

Quanto à entrada de sinal?  Usaria +IN A, e +INB, com os negativos em comum? Alimentação, usaria simétrico, ou +5 e 0? 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ilkyest disse:

eu pretendo usar o circuito apenas com o PC ligado, ok?

Sim, poderia até usar a saída de 12V da fonte do PC. Ele suporta até 36V.

Com 5V o som pode ficar muito baixo, pois está perto do limite de alimentação dele.

1 hora atrás, ilkyest disse:

Se entendi, poderia usar "OUT A" e "OUT B",

Vai usar as duas, uma para cada canal do fone.

Note que são dois circuitos separados dentro da mesma peça, porém compartilham apenas a alimentação.

No site do Newton C. Braga eu encontrei o circuito abaixo, originalmente usa um 741, mas pode usar o seu CI no lugar sem problemas:

image.png.b064ef953ec407f430da14b52a293438.png

Como o objetivo era alimentar com a bateria quadradinha de 9V, não vai fonte simétrica. Pra que isso fosse possível usou o divisor de tensão formado por R2 e R3. Em P1 ajusta-se o ganho do amplificador.

Esse é um amplificador do tipo inversor, veja que o sinal entra pela entrada Inversora (a que tem o sinal de menos).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu abri e vi o datasheet dele pra você preguiçoso!!😡

Este lance de negativo comum se confunde com terra, referência, V- e afins.  Vai ter que revisar este conceito pois são coisas distintas. Olha a aplicação típica na seção 8.2 que você vai entender direitinho. Ela recomenda alimentação simétrica +12 e -12 e como você vai ...

7 horas atrás, ilkyest disse:

usar o circuito apenas com o PC ligado

..., pode pegar ambos dele. Seu "negativo comum" seria aquele triângulo de ponta cabeça. Este sim o terra ou fio preto da fonte ou carcaça do pc.

No caso deste ci, penso que se não tiver -V, vai distorcer mesmo pois a corrente não "volta" por isso a estranhesa do som.

11 horas atrás, ilkyest disse:

E a alimentação de sinal desse OP também é simétrica, sem negativo comum. Já fiz isso com um som de carro e o som fica estranho... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Eu abri e vi o datasheet dele pra você preguiçoso!!

image.png

E a fotinho lá em cima saiu de onde?, kkk

AAAA1A.png

Tá.... vamos lá. Eu quero entender.

IN A, positivo e negativo, serão as entradas de sinal A.

IN B, positivo e negativo as de B. Não interessará aqui se neutro comum, ou alimentação 'simétrica'... quem define é o sinal que eu darei para ele amplificar. (no caso do pc, negativo comum) 

V- e V+ é a alimentação, do tipo simétrica (-/+)  (exemplo, -5 e +5 que eu iria usar da fonte do PC). Pensei em usar 12, mas, a capacidade de corrente em (-12) da fonte do pc é pequena. (-5) é maior, então me dá uma margem de segurança ampliada.

OutA e OutB seriam as saídas de sinal, sem negativo comum, ou, negativo "flutuante"

Se eu entendi bem ate agora...então eu posso usar de negativo a carcaça da fonte para as saídas de sinal. Os fones ficariam com o terra da carcaça (que por sinal, é o mesmo terra da própria placa de som off board)

Está correto isso?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, ilkyest disse:

OutA e OutB seriam as saídas de sinal, sem negativo comum, ou, negativo "flutuante"

O "negativo comum" (não confunda com a -V) seria o gnd. Portanto tem sim "negativo comum"

14 minutos atrás, ilkyest disse:

Se eu entendi bem ate agora...então eu posso usar de negativo a carcaça da fonte para as saídas de sinal.

Sim é isso. Mas insto pra evitar o termo negativo neste caso. Algo como evitar pensamentos negativos. Use terra, gnd, 0V ou algo do gênero. Em eletrônica "negativo" tem potencial. O mesmo pra pensamentos.

Dica: apesar da carcaça estar conectada ao negativo  - terra - fio preto - gnd da fonte, não a use pra conectar seu headfone. Conecte-o num ponto terra - gnd de sua placa de som e que este seja o mesmo da entada do seu ampl. Agora não quero mais explicar porquê!:tw_angry:

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, ilkyest disse:

Se eu entendi bem ate agora...então eu posso usar de negativo a carcaça da fonte para as saídas de sinal. Os fones ficariam com o terra da carcaça (que por sinal, é o mesmo terra da própria placa de som off board)

Exatamente. 

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Dica: apesar da carcaça estar conectada ao negativo  - terra - fio preto - gnd da fonte, não a use pra conectar seu headfone. Conecte-o num ponto terra - gnd de sua placa de som e que este seja o mesmo da entada do seu ampl. Agora não quero mais explicar porquê!:tw_angry:

Porque se ligar na carcaça fica longe do circuito de som e ligado diretamente a circuitos nada a ver. 

Pode ser que apareça zumbidos e chiados por causa desses outros circuitos. 

Por isso que o melhor é ligar diretamente ao terra da placa de som e com cabos blindados. 

39 minutos atrás, ilkyest disse:

mas, a capacidade de corrente em (-12) da fonte do pc é pequena

E a exigida por esse circuito também. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88  terra da placa de som, então é o GND dela, correto? que por sua vez é o GND também da entrada de sinal, procede?

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, ilkyest disse:

@Mestre88  terra da placa de som, então é o GND dela, correto? que por sua vez é o GND também da entrada de sinal, procede?

Isso aí. 

E também é o gnd do fone. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fenolite amanhã então...  posto os resultados

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais