Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com Transistores pnp e npn


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

1 hora atrás, jeferson giacomeli disse:

Bom dia!

 

Queria saber se naquela foto que lhes enviei trocasse o tip127 por um tip122 e colocasse +24 no coletor e saisse com a carga no emissor funcionaria corretamente? com os mesmos componentes que estão na foto?

Se tratando de um circuito de apenas liga e desliga, o transistor NPN (no caso o seu TIP122), o emissor deve ser ligado ao negativo da fonte com o negativo da carga no coletor e o positivo nos 24V. 

 

Lembre-se dos 0,6V. No caso do darlington é 1,2V pois ele tem dois transistores internamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Como curiosidade, aprendizado para você ou outros que encontrem o tópico, deixo o esquema de como deveria ser o primeiro esquema que você postou:

imagem003.GIF.77f943bf44f5c3b6376cc156a550b9f4.GIF

 

E também como deve ser o acionamento correto dos Darlingtons sem o opto acoplador:

imagem4.GIF.c8bc9fc63f96cee2da0a2e825546c6e2.GIF

Para acionar o Darlington com o Opto Acoplador, é só usar o segundo circuito. Com o opto no lugar do transistor Q3 BC547.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/12/2018 às 16:33, jeferson giacomeli disse:

Me explica de onde você tirou o resistor de 4k7  com o tip122. Qual foi o calculo?

Não calculo nada.

Como já montei muitos circuitos coloco um valor que sei que vai funcionar.

Se é 5V coloco 4,7k e temos +/- 1mA.

Se é 12V ponho 10k para manter +/- 1mA.

Com outros transistores de maior potencia, coloco 2k2, 1k, até 100R dependendo da aplicação.

 

Sei que existe cálculo e que não é legal ficar dando essas dicas de "chutes" a valores de componente, mas é assim que eu sempre faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

offf...

Sabe 'quêis cara' meio que altista que quando fala pra ele : que dia da semana caiu 3 de maio no ano 426 e ele fala certinho? Ou aquele que responde na hora qual a raiz quadrada de 77 milhões 345 mil 776? Poiśé tipo isso... você faz cálculos sim mas 'sem perceber'. Seria algo como nosso conhecimento empírico...

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Sei que existe cálculo e que não é legal ficar dando essas dicas de "chutes" a valores de componente, mas é assim que eu sempre faço.

Mas como ninguém é perfeito, as vezes esquece...😁

Como disse, a gente se esquece de levar em conta a potência dissipada. Meio que ao inverso p.ex. me  lembro quando eu via d.s. do saudoso 2n3055 15A e 100V e de cara já imaginava que ele dissipava 1500W. Perceba também que tá cheio de tópico ou tópico badalado de neguinho querendo fazer fonte de 1 a 30V x 30A e nem da bola pro 'fator potência'.

 

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Off... 

Sabe 'quêis cara' meio que altista que quando fala pra ele : que dia da semana caiu 3 de maio no ano 426 e ele fala certinho? Ou aquele que responde na hora qual a raiz quadrada de 77 milhões 345 mil 776? Poiśé tipo isso... você faz cálculos sim mas 'sem perceber'. Seria algo como nosso conhecimento empírico...

Bem por aí, é igual a pedreiro que as vezes é analfabeto mas sabe quantos tijolos e quantos sacos de cimento vai pra fazer uma casa de determinado tamanho. Se faz as contas sem perceber. 

Eu sei fazer as contas, mas sou preguiçoso... 

As vezes eu faço, outras vezes uso programas de computador onde os resultados saem tudo certinho. 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas como ninguém é perfeito, as vezes esquece...😁

Sim, em muitos projetos que eu fiz nos transistores PNP tem o resistor de 10k e outro de 4,7k igual o @aphawk disse que deveria ter, mas nesse eu desenhei errado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...