Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto maior a potência da fonte mais energia ela "gasta" com um mesmo micro?


Posts recomendados

Olá, minha dúvida é sobre o consumo de energia na conta de luz. Vou comprar uma fonte e queria saber se uma fonte de por exemplo 500w vai gastar mais energia na conta do que uma de 400w as duas com o mesmo conjunto de hardware ou independente da potência da fonte so vai gastar o que os componentes "puxarem" de energia e minha conta de luz virá a mesma usando qualquer uma das fontes (desde que com os mesmos componentes CPU, GPU etc...) nao fazendo diferença a quantidade de "folga" a mais de wats que eu deixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jhonny Fawkes depende da máquina.

 

A fonte não vai gastar 700W o tempo todo, caso seja uma fonte de 700, vai depender da demanda do computador.

 

Recomenda-se fonte com mais potência do que o consumo máximo da máquina por questões de eficiência e segurança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Evandro disse:

@Jhonny Fawkes depende da máquina.

 

A fonte não vai gastar 700W o tempo todo, caso seja uma fonte de 700, vai depender da demanda do computador.

 

Recomenda-se fonte com mais potência do que o consumo máximo da máquina por questões de eficiência e segurança

 Hum... Sim, que a fonte nao usara TODOS eu sei, e que é bom uma folga também mas um mesmo pc com uma fonte de 700w ou 1000w (só exemplo) vai vir o mesmo valor na conta de luz? Digo independente da quantidade de wats de folga nenhuma parcela deles é usado sendo padrão só o gasto EXATO dos componentes? Desculpe se for uma pergunta besta é que nao tenho certeza se li em algum lugar que pra calcular o gasto do pc tem que fazer um calculo entre a potencia da fonte e o gasto dos componentes. Tipo como se o gasto fosse um meio termo entre os dois ou algo do tipo nao tenho certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonny Fawkes Se não me engano eu li algo relacionado a consumo a muito tempo que dizia o seguinte:

 

"O gasto em energia será de acordo com o consumo da máquina, logo se tiver uma fonte de exemplo 700W e a máquina só gastar 350W, o consumo elétrico será de 350W já que é apenas o necessário pelas peças, além disso você nota a diferença comprando fontes atuais que elas tem mais eficiência, logo acaba gastando menos do que uma fonte genérica."

 

Uma fonte para colocar no pc depende muito da configuração, mas sendo uma dessas fontes novas, o consumo é baixo e a maior parte de energia é gasta nas peças, enquanto aquelas fontes genéricas gasta a energia também em calor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem dois fatores:

1o É o fator de eficiencia do fonte: por exemplo 80% bronze PLUS  significa que 1W/80%=1,25 W, ou seja, de cada 1W consumido na saida do fonte (o que se consome dentro do circuito-MB, CPU,RAM e tudo que estiver ligado direto na MB)se gasta 1,25 W na conta de luz

2o  É que existe uma  curva de eficiencia(na saida do fonte) e ela não é linear conforme a demanda ,existe um ponto "ótimo" na curva de eficienciaXdemanda, que na prática se localiza em torno de 50% da potencia nominal.

Por exemplo, em um fonte 80Plus "bronze" a maior eficiencia fica em  50% da potencia nominal e pode chegar a 85 % de eficiencia nesse ponto ótimo para essa "categoria de fonte".

Então por exemplo, em um PC médio como um i5, com dois modulos de RAM e uma GPU GTX1050 4GB que consome em torno de 250W reais(na ponta do lápis com cada componente consumindo o máximo), então se colocar um fonte de 500W reais ela cairá exatamente no ponto de eficiencia ótimo(50% da potencia nominal), ou seja gastará menos na conta de energia(se for 500 W 80%plus bronze). Se esse fonte fosse de 750W a demanda cairá para um ponto fora do "ótimo", entre 80% e 85%, então gastará mais na conta de eletricidade para exatamente a mesma energia gasta no conjunto total.

Portanto não convém gastar em um fonte superdimensionado, a menos que um upgrade esteja no plano em um futuro muito próximo.

obs: baseado nesse artigo antigo:

https://canaltech.com.br/hardware/O-que-e-o-selo-80-Plus/

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Jhonny Fawkes disse:

 Hum... Sim, que a fonte nao usara TODOS eu sei, e que é bom uma folga também mas um mesmo pc com uma fonte de 700w ou 1000w (só exemplo) vai vir o mesmo valor na conta de luz? Digo independente da quantidade de wats de folga nenhuma parcela deles é usado sendo padrão só o gasto EXATO dos componentes? Desculpe se for uma pergunta besta é que nao tenho certeza se li em algum lugar que pra calcular o gasto do pc tem que fazer um calculo entre a potencia da fonte e o gasto dos componentes. Tipo como se o gasto fosse um meio termo entre os dois ou algo do tipo nao tenho certeza...

 

O carro não anda com toda a cavalaria solta o tempo todo, o mesmo vale para o computador. ;)

 

E, cavalo que anda é cavalo que bebe.

 

Se você tiver um Threaripper topo de linha e ficar jogando paciência, ele vai gastar pouco, agora, se botar o micro pra processar um vídeo, ele vai gastar bem mais energia.

O quanto, depende das peças, e o quanto vai puxar da tomada depende da eficiência de fonte, como dito acima. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Evandro disse:

 

O carro não anda com toda a cavalaria solta o tempo todo, o mesmo vale para o computador. ;)

 

E, cavalo que anda é cavalo que bebe.

 

Se você tiver um Threaripper topo de linha e ficar jogando paciência, ele vai gastar pouco, agora, se botar o micro pra processar um vídeo, ele vai gastar bem mais energia.

O quanto, depende das peças, e o quanto vai puxar da tomada depende da eficiência de fonte, como dito acima. ;)

Estou notando um problema estranho no fórum kkkk meus tópicos estão tendo palavras alteradas eu nao tinha colocado micro coloquei setup vou ver se arrumo mas ja é o segundo topico que acontece isso e no outro foi bem pior as alterações o texto ficou MUITO BUGADO.

adicionado 0 minutos depois
14 horas atrás, PedraX disse:

tem dois fatores:

1o É o fator de eficiencia do fonte: por exemplo 80% bronze PLUS  significa que 1W/80%=1,25 W, ou seja, de cada 1W consumido na saida do fonte (o que se consome dentro do circuito-MB, CPU,RAM e tudo que estiver ligado direto na MB)se gasta 1,25 W na conta de luz

2o  É que existe uma  curva de eficiencia(na saida do fonte) e ela não é linear conforme a demanda ,existe um ponto "ótimo" na curva de eficienciaXdemanda, que na prática se localiza em torno de 50% da potencia nominal.

Por exemplo, em um fonte 80Plus "bronze" a maior eficiencia fica em  50% da potencia nominal e pode chegar a 85 % de eficiencia nesse ponto ótimo para essa "categoria de fonte".

Então por exemplo, em um PC médio como um i5, com dois modulos de RAM e uma GPU GTX1050 4GB que consome em torno de 250W reais(na ponta do lápis com cada componente consumindo o máximo), então se colocar um fonte de 500W reais ela cairá exatamente no ponto de eficiencia ótimo(50% da potencia nominal), ou seja gastará menos na conta de energia(se for 500 W 80%plus bronze). Se esse fonte fosse de 750W a demanda cairá para um ponto fora do "ótimo", entre 80% e 85%, então gastará mais na conta de eletricidade para exatamente a mesma energia gasta no conjunto total.

Portanto não convém gastar em um fonte superdimensionado, a menos que um upgrade esteja no plano em um futuro muito próximo.

obs: baseado nesse artigo antigo:

https://canaltech.com.br/hardware/O-que-e-o-selo-80-Plus/

MUITO OBRIGADO era isso mesmo que eu queria saber!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, Jhonny Fawkes disse:

Estou notando um problema estranho no fórum kkkk meus tópicos estão tendo palavras alteradas eu nao tinha colocado micro coloquei setup vou ver se arrumo mas ja é o segundo topico que acontece isso e no outro foi bem pior as alterações o texto ficou MUITO BUGADO

 

Eu mudei isso, e agradeço se não deseditar (porque eu vou reverter).

Estamos num fórum em língua portuguesa e prezamos pelo uso das palavras em nossa língua.

Tive que colocar micro pra caber no título, configuração extrapolou o limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Evandro disse:

 

Eu mudei isso, e agradeço se não deseditar (porque eu vou reverter).

Estamos num fórum em língua portuguesa e prezamos pelo uso das palavras em nossa língua.

Tive que colocar micro pra caber no título, configuração extrapolou o limite.

Ah sim, desculpa não sabia, nos próximos tópicos nao uso mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 06/12/2018 às 22:31, PedraX disse:

Então por exemplo, em um PC médio como um i5, com dois modulos de RAM e uma GPU GTX1050 4GB que consome em torno de 250W reais(na ponta do lápis com cada componente consumindo o máximo), então se colocar um fonte de 500W reais ela cairá exatamente no ponto de eficiencia ótimo(50% da potencia nominal), ou seja gastará menos na conta de energia(se for 500 W 80%plus bronze).

Um computador com Core i5 e GTX 1050 passa longe dos 250W em consumo máximo. Além disso, o dimensionamento deve ser feito considerando o dobro do consumo durante a atividade relevante mais recorrente, e não o dobro do consumo máximo, que deve ser apenas verificado. Afinal, deseja-se que a eficiência seja máxima durante a maior parte do tempo.

adicionado 0 minutos depois

Por fim, não existem Watts "reais", mas apenas Watts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, KairanD disse:

Core i5 e GTX 1050 passa longe dos 250W

Ok.

i5:65W

GTX 1050:75W

Mais uns 30W dos outros "penduricalhos"

Total: 170W

Passa longe mesmo, mas era só exemplo.Quanto aos "watts reais" é só para citar o que popularmente se fala.

Quanto a dimensionar pelo dobro devo dizer que é a estimativa mencionada por aquele artigo(bem antigo por sinal), talvez não seja verdade atualmente. A menção era apenas para ilustrar a questão de não se dimensionar em demasia o fonte, tudo isso é quantitativo e não estou colocando nenhuma conta exata, devo frisar. Tanto que se colocar na régua de cálculo mais usada a outervision, ela calculou 172W e recomendou 222W ou maior, então 30% a mais naquele exemplo do i5.

Na maioria dos casos não vale a pena superdimensionar o fonte só para ter um rendimento ótimo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...