Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque PC não dá vídeo após o overclock?


Heitz0908
Ir à solução Resolvido por Heitz0908,

Posts recomendados

Então, eu obtive um Water Cooler e fui fazer um overclock leve de 3.0Ghz para 3.2 só para testar mesmo. Depois o pc simplesmente ligava e não dava vídeo. Tive que resetar a Bios para voltar a funcionar. Porque isso acontece?

MOBO: G41M-S01 (MS-7592)
CPU: Xeon X5450
RAM: 2x6 DDR3 133MHZ
Fonte de 500w reais

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito longe da estabilidade e a máquina nem inicia. Em placas mãe sem reset automático dos padrões, só dando clear CMOS mesmo, como nos velhos tempos (bom, nos velhos mesmo era tudo por jumper...).

 

Deve estar faltando tensão. Mas cuidado. É um processador com idade/uso e com tensão deve-se ter cuidado e paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, F4b10 disse:

@Heitz0908  Pro OC subir tão pouco e travar; por acaso você travou a frequência do PCI-e ou só subiu o FSB?

Cara, eu simplesmente alterei apenas o clock do processador e mais nada. Só alterei os "333", que no caso é multiplicado por 9 e dá o clock do processador.

Ah, e outra coisa, a frequência da memória tava no "auto", daí quando mudei o clock obviamente a de memória também mudou automaticamente. Talvez seja uma informação útil... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você aumenta o FSB todos os outros clocks como o do PCI-e e da memoria sobe junto, e o PCI-e dificilmente aceita mais que 5 ou 10% de overclock sem travar o PC, ou ter problemas com som, rede... procure por uma opção "PCI-e frequency", ou "Adjust PCI-e frequency"e trave-a em 100 Mhz ao invés de deixar em auto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Então, tentei fzr o over como você disse e mesmo assim não deu certo. Daí vi um vídeo na internet onde o cara faz overclock no mesmo processador que eu tenho e na mesma placa-mãe. Apenas segui os passos dele e deu certo, só que o over dele é basicamente insignificante
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock exige paciência, tem que subir as frequências aos poucos ate ver o limite do seu hardware, no caso da sua placa-mãe ela tem um VRM 3+1 fases, o que é bem básico e seu Xeon X5450 tem TDP de 120W, pra fazer um OC bom em um processador desses no minimo você teria que ter uma placa-mãe com VRM mais robusto, tipo 4+2 fases com dissipador ou 6 + 2 fases...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Heitz0908 Você manteve o "Adjust PCI-E" em 100 travado ou no Auto? Trava tudo o que pode no manual, pois como o @F4b10 mencionou isso aí pode te ajudar a não travar coisas como placa de som, rede, vídeo etc pelo aumento do FSB.

 

Ainda que essa placa-mãe tem as travas, pois hoje em dia voltou a ser regra não ter. Talvez o problema seja mesmo suas memórias, mas de fato over pelo FSB sempre é um mistério. Às vezes tem gente que sobe 20% e "funciona", tem vezes que você aumenta 5 e já dá problema.

 

Outra coisa é que, como tinha te dito, esses Xenons são bem usados e às vezes já não estão 100% aí a margem que você teria para over some mesmo.

 

Se com FSB ainda baixo o computador não dá boot o mais provável é ou memória que não aguentou ou processador mesmo. Nesse caso, só aumentando tensão, mas teria que tomar muito cuidado no seu caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...