Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Hichan

HD com bad blocks! Tela azul!

Recommended Posts

Boa noite, galera. Então, ultimamente meu computador tem dado tela azul sem motivo aparente. Dada a situação, resolvi baixar o HD Tune para ver se meu HD estava ok. Mas, como eu suspeitava, a situação não se encontrada nada boa. Aqui vai uns print do HD Tune: 

image.thumb.png.89e0dbdd3ca5f797d661fee03bddcd1a.png

(Obs.: Na parte onde está escrito "número de setores instáveis", o número estava menor, mas vem aumentando.)

image.thumb.png.7dcdd36b961efb2ebd5692a7e5790c69.png

(Obs.: Eu estava executando o "Error Scan", porém meu computador deu tela azul no momento em que setores danificados foram encontrados,

por isso não pude por. Eu havia executado um escaneamento antes, porém não printei. Havia uns 4 setores danificados, em vermelho. Porém,

dessa vez, os setores estavam juntos, e havia mais. Não sei se isso interfere em algo, mas quis comentar. As telas azuis também ficaram mais

frequentes, acontecendo uma atrás da outra.)

image.thumb.png.e3986e2a962057421a170e807949515c.png

(Obs.: Eu não terminei de fazer esse teste porque estava demorando, e eu não sabia quanto tempo mais ia levar, mas já da para ver que há erros,

pelo "read failure".)

Eu não sei o que fazer. Eu já executei o chkdks, mas parece que não resolveu. O que eu posso fazer para tentar amenizar o problema e continuar com o meu HD por mais algum tempo? Sei que terei que trocá-lo brevemente, mas, por enquanto, quero poder usá-lo até não poder mais. Muito obrigado a todos! 

(Obs.: O computador também se encontra extremamente lento. Ao inicializar, quando mostra o logotipo do Windows. Ao abrir janelas, no Windows. Ao jogar etc. Tudo está

em "câmera lenta", por isso tenho que reinciar, às vezes mais de uma vez, para o computador voltar ao normal.)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente bad block em hd é igual cancer so anda p frente, toda e qualquer medida vai ser paleativa, copie todos os seus dados importantes para um outro lugar , se tiver como , compre outro hd  ou use esse hd ate ele morrer. pode ser 1 dia, 1 semana , não da p saber, mas bad block so anda p frente.

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, brunomedina disse:

Infelizmente bad block em hd é igual cancer so anda p frente, toda e qualquer medida vai ser paleativa, copie todos os seus dados importantes para um outro lugar , se tiver como , compre outro hd  ou use esse hd ate ele morrer. pode ser 1 dia, 1 semana , não da p saber, mas bad block so anda p frente.

Mas não tem como eu isolar essas partes, criar uma partição, ou algo do tipo? Alguma medida paleativa, como você disse. Usar o HDD Regenerator talvez...

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Hichan disse:

Mas não tem como eu isolar essas partes, criar uma partição, ou algo do tipo? Alguma medida paleativa, como você disse. Usar o HDD Regenerator talvez...

O problema que você isola em um lugar , aparece em outro, o que muita gente e usar o sistema operacional sem nenhuma informação importante e esperar o hd morrer

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, mick.07 disse:

Execute o sfc /scannow no Prompt de Comando pra ver se não tem algum arquivo corrompido do sistema

Vou fazer isso então.

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, brunomedina disse:

O problema que você isola em um lugar , aparece em outro, o que muita gente e usar o sistema operacional sem nenhuma informação importante e esperar o hd morrer

Entendi. Bom, pra mim, que não tem arquivo nenhum no HD, como documentos importantes etc, apenas jogos e programas instalados, é tranquilo, se for pensar por esse lado. Vou tentar fazer o que mick.07 disse e ver no que dá. 

Compartilhar este post

Link para o post

Além do SFC /SCANNOW, você também pode executar o CHKDSK para tentar recuperar blocos do sistema operacional corrompidos se houver.

Se os blocos não estão relacionados ao software, mas estão relacionados ao hardware, infelizmente esses blocos não podem ser recuperados, um dano físico, ou seja, os blocos de hardware são irrecuperáveis, apenas os blocos de software são aqueles que podem ser recuperados.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, executei o sfc /scannow e não encontrei arquivos corrompidos. Executei mais uma vez o chkdsk, mas parece que de nada adiantou. Porém vi que o número de setores instáveis diminuiu de 67 pra 65, não que vá fazer alguma diferença. O HD Tune continua acusando o HD como "warning". É isso então, parece que não tem jeito. Obrigado pela ajuda pessoal. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Hichan use o HDD Regenerator, como você mencionou para bloquear os setores com bad blocks. O problema é que esse HD não tem mais setores reserva para alocar dados em caso de falha e, portanto, começará a perder dados. Se não for utilizar para arquivos importantes dá para continuar usando, dependendo do que o HDD Regenerator conseguir melhorar. Esse HD não é mais confiável.

Compartilhar este post

Link para o post
52 minutos atrás, Erso disse:

@Hichan use o HDD Regenerator, como você mencionou para bloquear os setores com bad blocks. O problema é que esse HD não tem mais setores reserva para alocar dados em caso de falha e, portanto, começará a perder dados. Se não for utilizar para arquivos importantes dá para continuar usando, dependendo do que o HDD Regenerator conseguir melhorar. Esse HD não é mais confiável.

Vou fazer isso então, espero que melhore. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

image.thumb.png.fb75d81d9b2b4426c19c4c75a7af1992.pngFiz o que o @Erso disse e consegui recuperar 64 setores, porém, como podem ver, a saúde do HD ainda se encontra no amarelo e ainda restam alguns setores instáveis, como dá para ver na imagem. Se eu fizer um scan de novo com o HDD Regenerator, ele consegue recuperar esses setores que faltam? Ou esses que restaram foram setores que não dava pra ele recuperar? 

Agora, uma dúvida: com o tempo esses setores voltarão a ficar ruins? 

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Hichan disse:

Fiz o que o @Erso disse e consegui recuperar 64 setores, porém, como podem ver, a saúde do HD ainda se encontra no amarelo e ainda restam alguns setores instáveis, como dá para ver na imagem. Se eu fizer um scan de novo com o HDD Regenerator, ele consegue recuperar esses setores que faltam? Ou esses que restaram foram setores que ele não dava pra ele recuperar? 

Agora, uma dúvida: com o tempo esses setores voltaram a ficar ruins? 

O HDD Regenerator só vai mover os arquivos dos setores com bad blocks e bloqueá-los, para que estes setores não possam ser utilizados novamente. Esses alertas em amarelo não irão desaparecer com o HDD Regenerator, nem com qualquer outro software, já que eles são resultado do desgaste natural do HD devido ao uso. É como rodar com um pneu que, com o passar do tempo vai ficando careca. Não dá para recolocar borracha onde foi gasto, só trocando por um novo. Eu já utilizei algumas vezes os HDD Regenerator e, pelo que me lembro os setores "recuperados" não voltaram. O que pode acontecer é surgir novos setores com bad block.

Compartilhar este post

Link para o post
52 minutos atrás, Erso disse:

O HDD Regenerator só vai mover os arquivos dos setores com bad blocks e bloqueá-los, para que estes setores não possam ser utilizados novamente. Esses alertas em amarelo não irão desaparecer com o HDD Regenerator, nem com qualquer outro software, já que eles são resultado do desgaste natural do HD devido ao uso. É como rodar com um pneu que, com o passar do tempo vai ficando careca. Não dá para recolocar borracha onde foi gasto, só trocando por um novo. Eu já utilizei algumas vezes os HDD Regenerator e, pelo que me lembro os setores "recuperados" não voltaram. O que pode acontecer é surgir novos setores com bad block.

Entendi. Bom, muito obrigado pela ajuda, e pela ajuda de todos. Consegui compreender melhor o que estava acontecendo e agora já sei o que esperar do HD. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, o que você poderia tentar é um apagamento seguro com o DISKPART, uma vez que você zera o disco rígido, você deve conseguir ver melhores resultados, se ele não melhorar, entre em contato com o fabricante para obter uma RMA:

Em 06/12/2018 às 13:30, Seagate disse:

Apague tudo novamente com DISKPART, crie a tabela de partição novamente e formate-a em um tipo de sistema de arquivos compatível com o Windows, de preferência NTFS. Para executar o DiskPart:

1. Digite DiskPart na CMD ou invoque a ferramenta na janela Executar. Uma mensagem de controle de conta de usuário aparece.
  2. Forneça direitos de administrador para a ferramenta e aceite a mensagem para executar a ferramenta.
    • O DiskPart tem muitas opções e comandos. Consulte as etapas básicas abaixo para inicializar e apagar uma unidade.
    • Primeiro, selecione a unidade em que você está trabalhando:
      • List disk: Mostra a lista de discos e unidades flash USB conectados
      • Sel disk (select disk): Seleciona o escopo para trabalhar
      • Clean all: Remove as informações de partição e de volume do dispositivo selecionado
  3. Em seguida, com o dispositivo limpo (no estado de fábrica), crie partições e formate-as. Selecione a unidade e digite os seguintes comandos para criar partições:
    • List part: Mostra a lista de partições disponíveis na unidade (no estado de fábrica, não há partições).
    • Sel part: Usado para selecionar uma partição para trabalhar.
    • Del part: Usado para remover a partição selecionada.

Se você não tiver partições, poderá criar uma partição nova.

• Create part primary: Este comando cria uma partição primária do tamanho total da unidade. Você pode também especificar uma partição estendida, uma partição lógica, ou especificar o tamanho desejado para a partição usando size="xxx".

Agora selecione a partição a ser formatada e configure-a com o tipo de partição selecionado:

• Format override fs=”NTFS” label=”etiqueta": Executa um formato de baixo nível (apagamento seguro), configura sua partição no sistema de arquivos NTFS e define a etiqueta desejada.

Você pode também usar outros parâmetros e funções deste comando. Por exemplo, para executar um quick format em vez de sobregravar, digite 

format quick fs=”NTFS” label=”test” size=409600 (size is in MB).

Você criou e formatou sua partição. Se nenhuma letra for atribuída à partição, você não verá a unidade no Windows*. Para ver a unidade, digite os seguintes comandos:

• List vol: Mostra a lista de todos os volumes disponíveis
  • Sel vol: Seleciona o volume que você já criou com os últimos comandos.
  • Assign letter: Atribui uma letra à unidade para que o Windows possa vê-la. A unidade está pronta para usar. Por exemplo: assign letter=D.

Para obter mais informações sobre o DiskPart, consulte a explicação de comandos e sintaxe de comandos mas os comandos que listei aqui são tudo que você precisa:

adicionado 43 minutos depois

Você também pode usar a imagem a seguir como guia com as etapas a seguir.

1 hora atrás, Seagate disse:

image.png.330fb9559ed8d5a221ebabbebdfb3b52.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais