Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho do computador degrada com as horas que fica ligado


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Eu percebi esse problema há alguns anos atrás, porém não sabia de nenhum site como este para pedir ajuda, então decidi reportar o problema e ver se eu consigo uma solução.

O problema é o seguinte:

Depois de algumas horas, meu computador começa a ficar mais devagar, o qualquer programa que use uma quantidade moderada de recursos, começa a usar quase 100% do disco, se não, 100% exato (o processo System geralmente começa a usar muito o disco quando algum outro processo faz o mesmo), para abrir qualquer programa demora 3 vezes mais do que o normal (e também usam muito do disco),  e também notei que quando eu baixo algum jogo (uso a plataforma Steam), o processo é adiantado, e quando eu reinicio, a performance volta ao normal, então estou com dúvidas de qual peça poderia ser a culpada por tal descida tão drástica em performance.

( já chequei o status do HDD pelo disco, o status está como "OK", já limpei a poeira, já chequei se era vírus, fiz scan completo com Malwarebytes Trial, Panda Pro, e o Rootkit Scanner Standalone do Malwarebytes)

Será o problema acima causado pelo Cooler, Memória RAM, ou o HDD?
Essas são minhas specs:

 

Processador: Intel(R) Pentium(R) CPU G645 @ 2.90 GHz
Memória RAM: 4,00 GB

Sistema Operacional: Windows 10 Pro (Build 1809, 64 bits) (instalei o Windows 10 no começo deste ano, porém antigamente eu usava Windows 7, eu já tinha o problema desde lá)

 

Eu estava pensando em comprar um SSD decente para eliminar este problema, porém eu estou temendo que talvez o HDD não seja problema, e que talvez o problema seja o cooler que não está fazendo o trabalho direito, porém é só reiniciar o computador que a performance volta ao normal, o que indica que talvez não seja a temperatura, o que só me resta com uma suposta memória RAM defeituosa, eu preciso de ajuda para saber o que fazer, substituir a memória RAM (ou potencialmente aumentar a quantidade), substituir o cooler, ou simplesmente dar upgrade para SSD?

Desde já agradeço.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom de inicio, vá eliminando um por um, use apenas com uma memória e veja se vai continuar caindo, obvio que vai diminuir a velocidade por estar com 2GB, mas você entendeu o que eu quis dizer.. Baixe o software HD Sentinel PRO e abra ele, ira mostrar se o seu HD esta com defeito, teste isso primeiramente, e baixe o HWMonitor e veja se a temperatura das peças ira subir conforme o tempo, após todos os processos, retorne com mais informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta ;

Porém, sobre a memória, os 4GB são de apenas um pente, verifiquei a temperatura, ela ficou estável, baixei o HD Sentinel, e o software me informou que estava tudo ok, tentei até repetir o teste, e continuou dizendo que estava ok, porém o software disse que o tempo estimado de vida útil do HDD era 136 dias ou mais, talvez o HDD esteja mesmo morrendo e seja hora de dar um upgrade na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TODO PC usa arquivo de paginação..Tendo 4 ou 64GB de RAM, vai usar.. Claro, mais RAM, menor dependência da paginação.. Uma coisa que você diz, leva facilmente à essa conclusão:

 

11 horas atrás, Autruche disse:

Depois de algumas horas, meu computador começa a ficar mais devagar, o qualquer programa que use uma quantidade moderada de recursos, começa a usar quase 100% do disco, se não, 100% exato (o processo System geralmente começa a usar muito o disco quando algum outro processo faz o mesmo), para abrir qualquer programa demora 3 vezes mais do que o normal (e também usam muito do disco)

 

Olha o uso de RAM e do arquivo de paginação, pelo Gerenciador de Tarefas, quando liga o PC e depois de um tempo.. Deve te dar a resposta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...