Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler não está aumentando RPM como deveria


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Boa tarde turma

Ontem eu estava fazendo overclock e de repente notei que o cooler não estava mais acelerando como deveria. Antes, ele passava fácil dos 5000 RPM, podendo chegar até a 6100 e a temperatura não passava dos 60°C nos testes de estabilidade. No entanto, agora ele simplesmente não acelera conforme a necessidade. Quer dizer, ele acelera, mas bem pouco. O valor máximo que ele atingiu foi de 4326 RPM, a uma temperatura de 66°C. E não é bug no programa, porque como é um cooler bem barulhento, eu consigo notar que ele não está mais girando tão rápido mesmo.

 

Tentei usar o SpeedFan e configurar manualmente a rotação, mas esse programa é muito antigo e difícil de usar, não sei como ninguém lançou um programa mais atualizado até agora. Enfim, não consegui e estou com medo de atingir temperaturas muito altas, alguém tem alguma dica pra mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa estranha que eu notei é que a velocidade do cooler diminui muito quando eu abro o gabinete. No caso, esse problema começou a acontecer quando eu o abri. Fechei ele de novo, e o cooler voltou a girar tão rápido quanto girava antes. Entretanto, o gabinete fechado estava abafando demais, então decidi deixá-lo aberto mesmo. Por sorte, descobri que ao desabilitar o Q-Fan (que eu acredito que seja uma tecnologia da Asus para diminuir a rotação e aliviar o ruído), o cooler passou a girar perfeitamente. Agora ele não faz mais barulho enquanto o sistema está ocioso, mesmo com o gabinete aberto, e alcança a rotação máxima quando é necessário.

 

A minha BIOS não tem essa opção de perfil de rotação, mas a solução foi só desativar o Q-Fan. Obrigado pela ajuda @EdsonSM !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...