Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

placa-mãe com BIOS corrompida.

Recommended Posts

Visitante

Boa tarde amigos, tenho uma placa-mãe ASUS H81M-A/BR. 

Eu sempre fui de mexer com PC e tal. E acredito ter corrompido a BIOS pois deixei por um tempo aquele protetor dos pininhos que resetam a BIOS na posição errada (nos segundo e terceiro pino ao invés de primeiro e segundo). (Eu não sabia pra que servia esses pinos na época)...

Tenho quase certeza que isso foi o que danificou a minha BIOS pois HJ em dia eu entro na BIOS e quando vou entrar em "advanced settings" da uma tela preta e não entra, tenho que reiniciar o PC, ou seja fico limitado na minha BIOS. não posso alterar quase nada.

Tem como arrumar de alguma forma ou só levando para um técnico mesmo? Desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra tentar regravar o BIOS criando um pendrive bootavel com DOS, isso se sua placa ainda permitir alterar a ordem de boot, ou desconectando o HD e deixando só o pendrive de boot... atualizar o BIOS sempre traz um risco, se seu PC travar ou faltar a luz durante a atualização você pode acabar com uma placa-mãe morta.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

@F4b10 Então se eu atualizar a/o BIOS pode resolver o problema? Ou apenas regravando ele?

Compartilhar este post

Link para o post

Se o problema for mesmo BIOS corrompido então atualizar ou regravar o BIOS resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

@F4b10 Bom, dar boot pelo pendrive eu até consigo, mas a opção de carregar o arquivo do BIOS fica dentro do "advanced settings". Tem outra forma de fazer isso? Você disse algo sobre criar um pendrive bootável, tem como fazer isso e atualizar o BIOS dando boot por esse pendrive?

Compartilhar este post

Link para o post

@Yan Gomides Algumas placas possuem opção de atualização através do SO.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja o manual de instruções da placa, a maioria tem alguma tecla chave que voce pressiona durante o POST e ela abre o utilitario de atualização.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

Galera, usei o ASUS EZ Updater para tentar atualizar o BIOS e tal. botei a versão certinha e fiz o processo.

Agora o que era algo como "não consigo acessar o advanced settings", virou algo como "não consigo acessar sequer o BIOS".

Se dou "DEL" ou "F2" no Boot, ele vai abrir o BIOS, da erro e abre o reparador do Windows. kkkk (to rindo mas é de nervoso).

EDIT 1!

Refiz o processo com o EZ Updater e desse vez ao invés de apertar "DEL" no boot, eu usei o ASUS BOOT SETTINGS e configurei ele para reiniciar ele e ir direto para o BIOS sozinho quando, chegando no BIOS dessa vez dei enter em advanced settings e consegui entrar!

Obrigado a todos que se propuseram a responder e ajudar!

EDIT 2!

Agora não consigo entrar no BIOS dando "DEL", a unica forma está sendo usar o asus boot settings. Mas não faz mal, da quase na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

@Yan Gomides Cara arriscar um update de BIOS corrompida,  usando um utilitário que esta gravada nessa mesma BIOS corrompida tem de tudo pra dar errado, teve sorte da placa ainda dar boot

@lnpott Atualizar via windows também não é recomendado, pois se um anti virus cisma de interromper o processo de atualização, ou mesmo um driver resolve usar rotinas do bios pra acessar algum hardware, você acabaria com um BIOS corrompido.

O velho disco de boot com MS DOS com a rom do BIOS mais o programa afudos é mais estável e confiável, pelo fato do DOS ser um sistema operacional monotarefa você sabe que não terão outros processos rodando junto pra interromper a atualização. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

@F4b10  Sobre o seu primeiro paragrafo, eu só estava tentando resolver o problema, e se o programa é feito pra isso não imaginei que pudesse gerar outros problemas.

Sobre o segundo parágrafo, não uso antivirus, acho na minha opinião, uma coisa desnecessária, é só você saber onde esta clicando na internet que você não baixa virus, eu apenas deixo o windows defender ativo junto com o próprio firewall do windows, e se baixo algo duvidoso e quero rever, uso a plataforma de scan do virustotal .com.

No mais agradeço as suas observações Fabio!

Compartilhar este post

Link para o post

@F4b10 Até estou ciente dessa questão, porém eu mesmo já realizei a atualização pelo SO e não tive problemas. Só é necessário cuidado mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais