Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no FX-8300 com MB M5A88-M


Daniel Lenons

Posts recomendados

Então guys, essa minha config atual eu já tenho há um certo tempo, e por agora, decidi comprar um watercooler pra diminuir a temperatura do processador e fazer um overclock (e é um watercooler que funciona nas gerações atuais de cpus amd/intel, pois estou ajuntando dinheiro pra comprar outro setup, e como o watercooler eu já conseguia comprar, resolvi adquirir). E a minha dúvida é se a minha placa-mãe aguenta um overclock, e eu quero por entre 3.8 Ghz até 4.2 Ghz.

Setup:

- CPU: AMD FX-8300

- WC: PCYes Sangue Frio 120mm
- MB: Asus M5A88-M
- RAM: 8 Gb HyperX

- GPU: GTX 1050 2Gb

- Fonte: Corsair VS600

 

E também queria dicas sobre o overclock, eu quero por até 4.2 Ghz, mas se quiserem dar um palpite sobre os ghz e a tensão eu aceito. Sou um pouco leigo com oc em processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A princípio você tem o hardware certo para um overclock, mas tem que ver se sua refrigeração do gabinete está boa.

 

Outra coisa, se você é leigo, leia muito mais antes de fazer. E tente experimentar com passos pequenos de cada vez.

 

Nesse processador é recomendado não passar de 1,55 volts. Na prática, ainda mais que sua placa-mãe não é da linha 9 (a mais forte para esses processadores), não fique nem perto disso.

 

E se lembre que FX tem temperatura recomendada de no máximo 60/61 graus, o que pode dificultar você conseguir um overclock sem perda de desempenho por queda de frequência ao chegar perto disso.

 

4,2 seria o mais fácil, já que é a frequência de boost. Você pode começar por aí, sem mexer em tensão ou mais nada, vendo se o sistema fica estável com o clock máximo o tempo todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada! E sim, é justamente o que eu estava te falando. Só que no caso você iria desativar a função turbo e fixar manualmente a frequência máxima, como se o turbo ficasse ativo o tempo inteiro.

 

Não é garantia que funcione, mas é muito mais seguro/fácil/garantido do que um overclock mesmo e também dá bons resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, voltando aqui, eu fiz exatamente isso, desativei o turbo e aumentei o clock manualmente para 4.0 Ghz, pois em 4.2 estava dando tela azul. Agora em 4.0 parece estar estável, e a temperatura máxima que eu consegui in game foi de 52 graus (não testei em programas de benchmark, mas também não acho necessário). E já deu ótimos resultados.

Vou deixar assim, valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada! Ficou melhor o sistema?

 

4.2 o tempo todo talvez só com aumento de tensão, mas aí já será necessário começar a pensar em aumentar a sua refrigeração para não chegar nos 60° e terá de tomar cuidado para ir testando aos poucos e com pouco aumento.

 

Como você deixou parece ser um bom equilíbrio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, muita diferença mesmo! A temperatura não parece ruim também.

 

Sugiro testar com o Intel Burn Test para ver se está 100% estável e também, se der, tente encodar um vídeo de resolução alta no programa Handbrake. Passando sem erros nesses dois, pode trabalhar assim o tempo todo!

 

Seu gabinete tem alguma ventilação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Talvez algum jogo que exija muito da CPU? Às vezes não há o tal do gargalo, mas ainda assim um processador melhor/melhorado consegue mais frames por segundo.

 

Os FX às vezes sofriam de manterem clocks médios relativamente baixos, ganhando muito desempenho se fossem travados em clocks mais altos - ainda que dentro do original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guys, desculpem a demora pra responder, dias corridos kk.
Então, meu cpu suporta sim a 1050, mas não 100%, nenhum fx faz isso, eu só comprei o 8300 pra sair do gargalo extremo q tinha com um phenom ii.

E os jogos q teve a diferença são o Rust (de 50 fps para 70/75, e 100 nos lugares abertos), o PUBG (nem tanto), Dead by Daylight e o bf4 (bf4 eu já rodava mt bem antes, agr tá melhor ainda).

E sobre os programas, vou rodar aqui sim pra ver se tá estável. E meu gabinete não tem refrigeração, mas também não estou preocupado pois gabinete será minha próxima aquisição (vou comprar um diamondstorm da redragon).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já testei ela (a minha própria gpu) com um i7 4700k, um 7700 e um i5 8400, em todos tive maior desempenho e estabilidade dos fps (no jogos bf4, pubg e league of legends, apenas). Tenho um amigo q usava um 8320 com uma 1050Ti, aí ele mudou pra um 8700K e o desempenho basicamente dobrou.

E sobre os testes, rodei apenas o intel burn, a temperatura máxima que cheguei foi de exatos 60° no level Very High de stress (não deu pra colocar no level máximo, não sei porque).

1cpu.png

adicionado 18 minutos depois

Não sei se a minha placa-mãe também aguenta totalmente o FX 8300 com overclock..
Digo isso porque tem cara q usa 8300 até hj, overclockado, mas isso com uma 970A/990, e quase chegando perto dos i5/i7 de 4°/6°/7° gen

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 20/12/2018 às 12:51, Daniel Lenons disse:

Tenho um amigo q usava um 8320 com uma 1050Ti, aí ele mudou pra um 8700K e o desempenho basicamente dobrou.

Em quais jogos? Se foi em algo diferente do CS:GO, ele provavelmente mentiu para você. Ou tinha algo muito errado com o kit FX 8320 dele (como superaquecimento constante dos VRMs).

 

Em 20/12/2018 às 12:51, Daniel Lenons disse:

E sobre os testes, rodei apenas o intel burn, a temperatura máxima que cheguei foi de exatos 60° no level Very High de stress (não deu pra colocar no level máximo, não sei porque).

Verifique a margem térmica (em carga) através do AMD Overdrive.

 

Em 20/12/2018 às 12:51, Daniel Lenons disse:

Não sei se a minha placa-mãe também aguenta totalmente o FX 8300 com overclock..

Você precisa verificar se há quedas de frequência do processador quando em carga. Como sua placa-mãe tem o chipset antigo, o circuito regulador de tensão dela pode superaquecer. Se notar esse problema, tente refrigerar melhor essa região.

 

Em 20/12/2018 às 12:51, Daniel Lenons disse:

Digo isso porque tem cara q usa 8300 até hj, overclockado, mas isso com uma 970A/990, e quase chegando perto dos i5/i7 de 4°/6°/7° gen

Um FX 8300 overclockado consegue concorrer com um Core i5 de 4ª Geração em alguns cenários específicos em que há uso de todos os 8 threads. Em jogos, mesmo overclockado, ele fica para trás, mas depende também da placa de vídeo a ser utilizada. Dos Core i7 o FX geralmente fica longe (mesmo em tarefas que usam todos os threads).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...