Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte regulada 24v para amplificador classe D


GustavoH93

Posts recomendados

19 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ao ler isso me lembrei do fio 🌎... Também pode contribuir positivamente 😁

Semi sério...

@Isadora Ferraz

Não é que você tinha razão? Fiz como o @Mestre88 disse e liguei o negativo da fonte na carcaça de alumínio e todos os potenciômetros pararam de chiar e também quando  coloco a mão no painel de alumínio não faz mais o zumbido... Realmente o fio 🌎 pode ser interessante as vezes 🤣 quase nada sério kkkkk

 

Fuçando na oficina achei dois capacitores de 10uF 63v que tinha usado em um circuito pra ligar VU de ponteiro, que acabou não dando muito certo, os ponteiros estavam travados...

Acabei dessoldando e peguei os capacitores e melhorou bem, coloquei nos falantes de médios e estão mais baixos agora ficou um som mais "equalizado" como os capacitores eram novos mas tinha soldado e dessoldado eles coloquei no testador e deram isso aqui:

 

Capacitor 1

 

Vloss:  1.1%

ESR:   1,4 ohms

10,59uF

 

Capacitor 2

 

Vloss:  1.1%

ESR:   1,4 ohms

10.49uF

 

Eu não entendo muito disso, mas acho que eles estão bons né? Ainda dá pra ouvir o som de caixa de abelha um pouco, mas vou deixar assim por enquanto, qualquer coisa eu compro um par de capacitores com uns 6uF ou acima de 2.2 já é o 10uF?

 

Aproveitando feliz ano novo ai pessoal!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Eu não entendo muito disso, mas acho que eles estão bons né?

Esse negócio de ESR eu não entendo...

 

11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

ou acima de 2.2 já é o 10uF?

Tem de 3,3uF - 4,7uF - 6,8uF e de 8,2uF (esse é mais difícil de achar).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Mestre88 disse:

Esse negócio de ESR eu não entendo...

Nem eu 😂

 

55 minutos atrás, Mestre88 disse:

Tem de 3,3uF - 4,7uF - 6,8uF e de 8,2uF (esse é mais difícil de achar).

Acho que o 4,7 vai ficar bom, por não ter equalizador tenho que ficar testando os capacitores pra ver qual fica bom, mas caso não ache o valor ideal posso ligar os capacitores em paralelo pra somar a capacitância deles certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Acho que o 4,7 vai ficar bom, por não ter equalizador tenho que ficar testando os capacitores pra ver qual fica bom, mas caso não ache o valor ideal posso ligar os capacitores em paralelo pra somar a capacitância deles certo?

Certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Ainda não coloquei os capacitores, vou dar uma fuçada na oficina e ver se acho algum, mas uma duvida desde que seja no polo positivo do alto-falante não tem problema a polaridade do capacitor eletrolítico certo? 

Eu sempre liguei no polo positivo do alto-falante com o negativo do capacitor no positivo do alto-falante, mas lendo hoje parece que o certo é o positivo do capacitor no positivo do alto-falante...

Então qual é o correto? O positivo ou o negativo do capacitor que deve ficar no positivo do alto-falante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Então qual é o correto? O positivo ou o negativo do capacitor que deve ficar no positivo do alto-falante?

O certo mesmo é que o capacitor não tenha polaridade, já que se trata de um circuito de corrente alternada. 

Mas como os capacitores de poliéster para medidas maiores sejam difíceis de achar, se contente em ligar o positivo do capacitor no positivo do amplificador. 

Tem gente que ainda usa e recomenda ligar dois capacitores em série, mas de maneira despolarizada, assim:

CursoAO555SCRaula07_obtendo-capacitor-de

Como tanto faz o lado, um terminal vai no positivo do amplificador e o outro no positivo do alto-falante. 

Em se tratando de questão sonora, não faz diferença se é um capacitor ou dois dando o mesmo valor é a mesma coisa. 

 

Já o alto falante, eletricamente ele não tem polaridade.

Mas fique atento apenas a questão sonora, se você tem um par de alto-falantes e ligar um certo e outro invertido teremos um efeito de cancelamento de som, onde um AF empurra o ar para frente e o outro empurra o ar para trás ao mesmo tempo. 

Isso da uma impressão de som "chocho" análogo a um carro onde temos dois motores girando cada um em um sentido, a conclusão é não sair do lugar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

O certo mesmo é que o capacitor não tenha polaridade, já que se trata de um circuito de corrente alternada. 

Mas como os capacitores de poliéster para medidas maiores sejam difíceis de achar, se contente em ligar o positivo do capacitor no positivo do amplificador. 

Sim o ideal seria um sem polaridade, aquele a óleo que estava neles não tinha polaridade.

Então o que eu estava fazendo estava certo o positivo do amplificador vai para o positivo do capacitor e o negativo do capacitor vai para o positivo do alto-falante.

 

13 minutos atrás, Mestre88 disse:

Já o alto falante, eletricamente ele não tem polaridade.

Mas fique atento apenas a questão sonora, se você tem um par de alto-falantes e ligar um certo e outro invertido teremos um efeito de cancelamento de som, onde um AF empurra o ar para frente e o outro empurra o ar para trás ao mesmo tempo. 

Isso da uma impressão de som "chocho" análogo a um carro onde temos dois motores girando cada um em um sentido, a conclusão é não sair do lugar. 

 

Sim o alto-falante não tem polaridade se inverter funciona da mesma forma só que muda a direção que o cone vai com o sinal aplicado então se inverter em um falante em um outro não inverter a polaridade teoricamente um vai comprimir o ar na caixa e o outro vai descomprimir, eu já fiz isso sem querer e o grave vai embora kkkkkk parecia que um falante sozinho tinha mais som que o os dois juntos, ai acertando a polaridade dos dois o som aumentava mesmo.

Para efeito de conhecimento eu vi na internet e constatei também que se você colocar o falante com o cone pra baixo e o imã para cima o polo da direita sempre será o positivo, isso se aplica a super tweeters também.

No falante mesmo a polaridade não importa, só que os dois tem que estar com o positivo no mesmo lugar do outro falante, se não acontece igual na aula de física, duas forças com sentidos diferentes e de igual intensidade se anulam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Então o que eu estava fazendo estava certo o positivo do amplificador vai para o positivo do capacitor e o negativo do capacitor vai para o positivo do alto-falante.

Isso. É o típico circuito série, da mesma forma que você antes eu achava muito esquisito as pilhas do controle remoto estarem com o positivo e o negativo ligados juntos. 

Depois eu entendi que é um ciclo, onde os polos diferentes se atraem, assim se permite a passagem da corrente elétrica. 

 

Sobre os alto falantes, eu chovi no molhado. Afinal você já sabia tudo o que eu expliquei e até mais um pouco, eu não sabia que o positivo está sempre do lado direito. 

Eu sempre ligava uma bateria neles, na posição que o cone ia para frente eu achava o positivo. 

 

Interessante mesmo é o grave ir embora até mesmo em lugares onde os alto falantes estão em caixas separadas, pois cancela o som presente no ambiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Isso. É o típico circuito série, da mesma forma que você antes eu achava muito esquisito as pilhas do controle remoto estarem com o positivo e o negativo ligados juntos. 

Depois eu entendi que é um ciclo, onde os polos diferentes se atraem, assim se permite a passagem da corrente elétrica. 

Sim parece esquisito as pilhas, só que depois que você entende ai faz sentido, o que eu não sei ainda é como um capacitor eletrolítico não explode sendo que o positivo e negativo dele são definidos e se colocar invertido em corrente continua ou explodem ou vazam, acho que a resistência do falante em série com ele deve "evitar que ele exploda"...

 

8 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sobre os alto falantes, eu chovi no molhado. Afinal você já sabia tudo o que eu expliquei e até mais um pouco, eu não sabia que o positivo está sempre do lado direito. 

Eu sempre ligava uma bateria neles, na posição que o cone ia para frente eu achava o positivo. 

 

Interessante mesmo é o grave ir embora até mesmo em lugares onde os alto falantes estão em caixas separadas, pois cancela o som presente no ambiente. 

 

Sim o positivo fica sempre do lado direito com o imã pra cima, se forem de fábrica, mas o pessoal que reforma alto-falantes as vezes não fazem igualzinho de fábrica ai se for recondicionado o melhor mesmo é o teste com a bateria. só que a maioria dos falantes que eu mexo é beeem velha, mas ainda é de fábrica então o positivo está sempre no mesmo lugar, e super tweeters também é a mesma regra imã pra cima positivo a direita, já nos drivers de corneta essa regra não se aplica, só que nesse caso o positivo sempre vem marcado 😀

 

E eu coloquei mesmo duas caixas da toshiba e uma com a polaridade invertida sem querer e dá bastante diferença, se ficarem longe a diferença é pequena, mas se ficarem perto uma da outra o grave desaparece quase por completo...

 

bom voltando aos capacitores fuçando na oficina achei dois de 1 uF 63v e estavam bons, ai coloquei em paralelo com o de 2.2uF e deram esses valores:

 

Capacitor 1 3256nF       Capacitor 2  3449nF

 

Apesar da diferença não creio que vai dar pra sentir um falante tocando mais que o outro certo?

Na verdade acho que essa diferença considerando a tolerância dos capacitores novos ainda está no padrão normal certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

o que eu não sei ainda é como um capacitor eletrolítico não explode sendo que o positivo e negativo dele são definidos e se colocar invertido em corrente continua ou explodem ou vazam

O nome já diz: CONTÍNUA.

Ele não aguenta ficar invertido o tempo todo, pois a corrente aumenta em demasia. Mas aguenta picos, onde o sinal vai e volta, aumenta, diminui as vezes até para. E sim, a resistência do alto falante dá uma colher de chá a ele.

Da mesma forma que nós mesmos não aguentamos fazer um serviço  de modo contínuo, mas suportamos desde que haja pausas

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

E eu coloquei mesmo duas caixas da toshiba e uma com a polaridade invertida sem querer e dá bastante diferença, se ficarem longe a diferença é pequena, mas se ficarem perto uma da outra o grave desaparece quase por completo...

Por coincidência as minhas caixas que eu liguei ao contrário também são da Toshiba:

iJbYgAg.jpg

Esse alto falante aí, eu comprei. Pois me deram essas caixas porque os alto falantes originais estavam queimados.

Já o twitter original que aparece na foto era muito ruim, acabei trocando por esse clássico da LeSon que estavam em outras caixas:

5HFKnrG.jpg

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Apesar da diferença não creio que vai dar pra sentir um falante tocando mais que o outro certo?

Na verdade acho que essa diferença considerando a tolerância dos capacitores novos ainda está no padrão normal certo?

Como eu disse antes pra dar mais diferença precisa ser mais que o dobro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Mestre88 disse:

O nome já diz: CONTÍNUA.

Ele não aguenta ficar invertido o tempo todo, pois a corrente aumenta em demasia. Mas aguenta picos, onde o sinal vai e volta, aumenta, diminui as vezes até para. E sim, a resistência do alto falante dá uma colher de chá a ele.

Da mesma forma que nós mesmos não aguentamos fazer um serviço  de modo contínuo, mas suportamos desde que haja pausas

 

Ahn agora faz sentido, só que se por exemplo esse capacitor fosse usado em um circuito em corrente continua normal, eu acho que ele teoricamente pode durar mais do que um que foi usado no alto-falante para corte de frequências... 

 

13 horas atrás, Mestre88 disse:

iJbYgAg.jpg

Esse alto falante aí, eu comprei. Pois me deram essas caixas porque os alto falantes originais estavam queimados.

Já o twitter original que aparece na foto era muito ruim, acabei trocando por esse clássico da LeSon que estavam em outras caixas:

5HFKnrG.jpg

 

O velho tem várias caixas parecidas com essa ai, só que ele não sabe usar então acho que se não estão estouradas devem estar bem baleadas.

 

Esses tweeters de papel acho que não são bons, a caixa philips que tenho tem falantes muito bons, mas os tweeters deixam a desejar, eles até tocam mas dá a sensação que falta agudos.

Tweeter de piezo ou de membrana são melhores, os de seda ouvi falar que são o que tem de melhor só que são beem mais caros...

 

Eu comprei um par de super tweeters orion, eu tinha um outro par da sturdy que era mais bonito e eu achei o som até melhor, mas vendi junto com a caixa para o meu primo. esse aqui não é ruim só que se não colocar tipo uns 60w nele não sai som nenhum, e não sei se é o capacitor que me mandaram com ele que é baixo, mas parece que eu escuto batidas da musica nele, são mais secas e ocas, mas parece que o capacitor não tira tudo... Só que o fabricante que me mandou ai acho que nem sei se posso trocar o capacitor ou se devo ou qual devo colocar 😂

 

ea1f1a081e60987df51bdd1d02b5a52e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Esses tweeters de papel acho que não são bons, a caixa philips que tenho tem falantes muito bons, mas os tweeters deixam a desejar, eles até tocam mas dá a sensação que falta agudos.

Nos aparelhos comprados sempre vem com esses de papel, realmente o agudo dele é fraco, até parece que estão lá de enfeite. 

Acabei colocando eles nas caixas que uso no PC, como uso elas mais pra ver filmes o agudo não faz falta. 

Essas caixas da foto e o Twitter da leson que é piezoelétrico estão no rádio. 

21 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

 que o fabricante que me mandou ai acho que nem sei se posso trocar o capacitor ou se devo ou qual devo colocar

Eu tinha umas revistas antigas que recomendava colocar 5uF, no caso dois de 10uF despolarizados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Nos aparelhos comprados sempre vem com esses de papel, realmente o agudo dele é fraco, até parece que estão lá de enfeite. 

Acabei colocando eles nas caixas que uso no PC, como uso elas mais pra ver filmes o agudo não faz falta. 

Essas caixas da foto e o Twitter da leson que é piezoelétrico estão no rádio. 

Eu tinha umas revistas antigas que recomendava colocar 5uF, no caso dois de 10uF despolarizados. 

Sim esses de papel são fraquinhos parece de enfeite mesmo, eles não distorce o som como uns tweeters de piezo bem ruins que tive, mas em compensação o som deles é muito baixo, com certeza eles vêm nas caixas apenas para falar que elas tem tweeters...

Estou mandando a foto da caixa que fiz para o meu primo, apesar dela ter um som que qualquer audiófilo odiaria inclusive eu,  os super tweeters cromadinhos que estão nela eu achei bons, o som é mais "cristalino" Esses tweeters que tenho agora o agudo as vezes parece arroz caindo dentro da panela...

Eu ia colocar carpete na caixa, só que estava meio caro ai comprei essa imitação de couro, não ficou feia só que ficaram umas bolhas meio esquisitas.

IMG-20181010-WA0002.jpeg

 

 

Achei esquisito na caixinha do super tweeter que tenho vem escrito para usar com capacitor de 3,3uF E o capacitor que me mandaram é de cerâmica, tem capacitor de 3,3uF cerâmico? Ou é mais provável que o vendedor tenha me mandado qualquer um que ele tinha só pra colocar no anuncio que vem com capacitor?

20190103_142756.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Sim esses de papel são fraquinhos parece de enfeite mesmo, eles não distorce o som como uns tweeters de piezo bem ruins que tive, mas em compensação o som deles é muito baixo, com certeza eles vêm nas caixas apenas para falar que elas tem tweeters...

Isso é verdade, na minha caixa distorcia bastante. Aí internamente coloquei um capacitor no equalizador pra limitar um pouco o agudo e não distorcer muito. 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Esses tweeters que tenho agora o agudo as vezes parece arroz caindo dentro da panela...

Essa foi boa... 

Me lembro uma vez que meu vizinho mostrou o som do carro dele, tinha 8 Twitter desses. Pensa em alguém que gosta de som agudo... :lol:

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Achei esquisito na caixinha do super tweeter que tenho vem escrito para usar com capacitor de 3,3uF E o capacitor que me mandaram é de cerâmica, tem capacitor de 3,3uF cerâmico? 

Antigamente tinha de cerâmica, hoje eu só vejo de poliéster, inclusive eu tenho alguns aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Mestre88 disse:

Me lembro uma vez que meu vizinho mostrou o som do carro dele, tinha 8 Twitter desses. Pensa em alguém que gosta de som agudo... :lol:

Antigamente tinha de cerâmica, hoje eu só vejo de poliéster, inclusive eu tenho alguns aqui. 

Geralmente o pessoal coloca mais cornetas que tweeter ai fica parecendo sorveteiro, se fosse pra montar uma caixa mais "equalizada" eu colocaria dois super tweeters uma corneta e um woofer, e faria um indutor para o woofer ficar com os graves mesmo, o duro é calcular esse indutor...

Mas pela experiência que tive com som automotivo as cornetas parecem que falam bem mais alto que o restante do conjunto por isso eu colocaria mais tweeters e indutor no woofer, essa caixa que montei parece que os médios ficaram muito altos, e eu creio que era porque umas frêquencias o woofer reproduzia e as cornetas também reproduziam essas mesmas frequências e um pouco mais, ai dava a sensação que tinha muitos médios pouco grave e pouco agudo... Só que eu sabia que o cara que ia comprar queria mesmo era barulho por isso nem liguei de colocar indutor nem nada, ele nem sabia o que era um som de qualidade, só queria barulho mesmo 😅

 

Ahn sim eu acho que me enrolei então acho que o que veio junto era poliéster, de capacitor não entendo muito kkkkkk Mas no caso dos tweeters podemos alterar os capacitores deles pra mudar  o corte de frequência ou deve ser sempre o mesmo valor?

Tipo podemos mudar o capacitor do tweeter para chegar a um valor que agrade nossos ouvidos ou ele não é como o falante de médios e se mudar o capacitor pode queimar?🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Twitter piezoelétrico da pra colocar o valor que a gente quiser sim. 

E nos médios ele canta mais alto porque ele reproduz as frequências intermediárias. 

Essas frequências se propagam no ar mais fácil, é o som que a voz e os instrumentos produz e a mais fácil para os ouvidos captarem. 

Geralmente num equalizador essa faixas sempre vem nos botões do meio, fica entre 600 e 1000Hz. Eu deixo sempre os botões dessa faixa mais baixos para eliminar esse som de caixa de abelha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mestre88 disse:

No caso do Twitter piezoelétrico da pra colocar o valor que a gente quiser sim. 

E nos médios ele canta mais alto porque ele reproduz as frequências intermediárias. 

Essas frequências se propagam no ar mais fácil, é o som que a voz e os instrumentos produz e a mais fácil para os ouvidos captarem. 

Geralmente num equalizador essa faixas sempre vem nos botões do meio, fica entre 600 e 1000Hz. Eu deixo sempre os botões dessa faixa mais baixos para eliminar esse som de caixa de abelha. 

Entendi, bom o woofer segundo o fabricante tocava até 1500hz a corneta parece que era de 1200hz ai os médios ficavam bem evidentes mesmo.

Mas se for tweeter fenólico não tem muita margem para mudar o capacitor o ideal é deixar com o que veio com ele certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Mas se for tweeter fenólico não tem muita margem para mudar o capacitor o ideal é deixar com o que veio com ele certo?

O tweeter de papel é meio que nem um alto falante, mais sensível.

Se jogar muita tensão nele já pode queimar, então deixa com o capacitor que veio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Mestre88 disse:

O tweeter de papel é meio que nem um alto falante, mais sensível.

Se jogar muita tensão nele já pode queimar, então deixa com o capacitor que veio mesmo.

Na verdade esse tweeter fenólico é parecido com o de seda ele tem um domo redondo feito de sei lá o que impregnado com resina fenólica, eu creio que ele aguenta mais, só que como não sei qual capacitor usar melhor deixar assim mesmo, eu tinha pensado em colocar um capacitor menor pra deixar só as ondas beem agudas passarem...

 

aqui uma foto do domo que eu falei, o amarelo é fenólico o outro brilhante é titânio se não me engano. É isso que tem dentro dos super tweeters...

images?q=tbn:ANd9GcT6JS_g5OA7f6iNhMzfp5c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88  certo, bom pessoal vou agradece-los pelas mensagens e pela ajuda o tópico ficou praticamente um mês desde eu começar o amplificador até acabar, eu fiz tudo, mas vocês que me deram as ideias e mostraram o que fazer para resolver os bilhões de problemas...

Caso um moderador queira pode fechar o tópico.

Eu creio que agora o amplificador está finalizado, vou continuar usando ele assim e caso eu tenha mais alguma duvida ou problema tentarei mandar MP para vocês.

Muito obrigado a todos pela ajuda e por terem me acompanhado, estou muito grato a vocês, vocês são Feras!!!

Abs e feliz ano novo ae 👍👍👍

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato,quando vira páginas fica xato de acompanhar. Mais ainda com textos grandes sem desenhos ou fotos . Mas enfim...

Não sei quanto ao amigo @Mestre88 mas eu (eu) não costumo responder mp.... (Mas quebrei seu galho).

 

Não te acanhes em postar dúvidas 'bobas' publicamente. Quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não, pra sempre...

E aí? vai rolar a voltinha no 'treco treco'?? 😁

abç & sucessos...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato,quando vira páginas fica xato de acompanhar. Mais ainda com textos grandes sem desenhos ou fotos . Mas enfim..

O tópico acabou meio que virando um bate papo, mas cheio de observações úteis que podem servir a outros que venham buscar ajuda ao assunto.

 

17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não sei quanto ao amigo @Mestre88 mas eu (eu) não costumo responder mp.... (Mas quebrei seu galho).

As vezes respondo, outras vezes não. Depende do que se trata...

 

@ComandateGustavo Qualquer coisa estamos aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...