Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Comparação de dados e retorno do numero que coincide


Ir à solução Resolvido por DJunqueira,

Posts recomendados

Bom dia Pessoal,

 

Estou com uma dificuldade na elaboração de uma planilha onde temos como objetivo comparar tabela B e C com D e E, e retornar o valor correspondente A B C, ou seja A seria o ID de B C, e D E são os valores que se tiverem iguais retorne o valor de A em uma Coluna separada. Caso esteja confunso vou passar o exemplo.

exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Patropi comentou você deveria ter montado um exemplo, mas se eu consegui captar o q você queria a solução está na planilha.

Lembrando q você não estava comparando tabelas, mas sim colunas em uma tabela.

Aliás, aproveitei a oportunidade p/ introduzir o conceito de tabelas nomeadas na fórmula.

Comparação de colunas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, desculpa a demora para retornar as respostas, e agradeço muito, desculpa não ter detalhado o problema como um todo é que no geral ele é muito complexo, e resolvi dizer de forma mais simplória para o melhor entendimento.

 

Pois bem no incio da elaboração da tabela foi solicitado com que fosse comparado dois banco de dados com tamanhos distintos entre si, um exemplo é que um banco de dados contem 46 mil pontos e outro 36 mil e grande parte desses 36 mil pontos estão dentro desses primeiro banco de dados, a tarefa é realizar a comparação para achar os 36 mil valores dentro desses 46 mil. Não sei se deu pra entender muito bem. Mas como de padrão utilizei a seguinte formula:

 

=SEERRO(PROCV(J4;$H$2:$H$46851;1;FALSO);"") 

 

Para ele procurar dentro da outra tabelas valores que se coincidissem, mas sem sucesso, pois mesmo ele encontrando os valores ele não lincava com o ID principal que no caso seria o ID dos 36 mil poços.

 

O Exemplo do nosso amigo @DJunqueira quase foi perfeito, sendo o unico equivoco que ele relaciona linha com linha e não analisa a coluna inteira para encotrar o valor tanto das Colunas AB e CD para se relacionarem e soltar o valor do ID correspondente. 

 

Espero que tenha ficado um pouco mais claro o meu problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, como os seus arquivos são bem maiores penso q a melhor solução seria utilizando o Power Query q está presente na versão 2016 e 365 do Excel ou q é fornecido como suplemento gratuito pela MS p/ a versão 2013.

Portanto qual sua versão do Excel?

P/ a solução ficar bem fácil de implantar seria interessante q você anexasse a estrutura dos dois arquivos em questão com pequena base de dados (máximo de 100 linhas) e sem dados sensíveis.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia DJunqueira, a versão do meu Excel é a 2019 e nunca mexi com esse complemento Power Query,mas estou disposto a aprender como usa-lo.

 

A solução eu coloquei um exemplo onde tem uma unica relação na tabela inteira e ela esta no meio das amostras.

 

Desde já agradeço a atenção e o que necessitar estou disposto a ajudar, alem de ser grato pela colaboração.

EXEMPLO_COMPARAÇÃO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DJunqueira Esta dando certo, mas quando insiro uma  grande quantidade de dados ele acaba com que não correlacionando direito e associando o ID com apenas um parâmetro coincidente. Uma saída é unir as duas variáveis, AB e CD para ele identificar, ao invés dele possuir 4 variáveis para correlacionar: segue abaixoo exemplo

EXEMPLO_COMPARAÇÃO_2.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui realizar a junção, bastava entrar dentro do Power Query e realizar o procedimento de unir colunas,

 

Agora tudo ficou mais simples com a utilização do Power Query, não sobrecarrega o computador alem de fazer as formulas de maneira dinâmica , ou seja quando eu modifico uma essa modificação vale por todas.

 

No mais muito obrigado, e não sei nem como agradecer todo o apoio e atenção sobre meu caso. Qualquer duvida ou necessida de ajuda com banco de dados, posso ser meio leigo ainda mas estou me desenvolvendo somente utilizando materiais e fuçando bastante que é assim que aprendemos de verdade.

 

Um grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, tb comecei fuçando como você e no meu tempo não tinha tantos bons vídeos/aulas.

Minha grande dica p/ você agora é se aprofundar no Power Query e depois aprender mais s/ o Power BI, outra poderosa ferramenta da MS q ela distribui gratuitamente.

 

Grande abraço e sucesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...