Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desktop desligando (e então iniciando boot) aleatoriamente


Posts recomendados

Estou usando meu PC de boa, então tudo apaga e ele começa o boot. Não trava nem dá tela azul. Não importa se estou fazendo algo pesado ou fazendo nada. Às vezes passa um dia inteiro sem dar problema, às vezes acontece no meio do primeiro boot do dia, depois de ter passado a noite inteira desligado. Acontece tanto no Windows 10 quanto no Linux Mint 19 (instalado só para teste) e no Linux Deepin 15.8.

 

Configuração (montado há cerca de 2 anos ou menos):

- Gigabyte - H110M-S2V 

- Core i5 7400

- 8GB ram

- GTX 560 (então trocada para uma GTX 650Ti)

- Corsair CX750

 

Fica registrado assim no Reliability History: https://prnt.sc/lpe51n (Windows was not properly shut down)

 

Pensei que era a placa de vídeo dando pau, então troquei da GTX 560 para a GTX 650Ti. O problema continuou.

Pensei que era temperatura, mas tudo me parece normal: https://prnt.sc/lpamsphttps://prnt.sc/lpamuy

Pensei que era a fonte, testei com um voltímetro, mas tá tudo certo também.

Pensei que era a BIOS. Atualizei e não fez diferença.

Pensei que era algo na corrente elétrica. Troquei de tomada e mudei do estabilizador para um no-break que uso em outro PC, deu na mesma.

 

Não sei mais o que tentar. Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Malvezi disse:

@lucasfads  Já tentou desconectar os pinos RESET do seu gabinete na placa-mãe?

@Matheus Malvezi Resetar a BIOS né? Na minha placa-mãe o Clear CMOS é um parafuso ao invés de pinos (primeira vez que vejo isso). Então fiz só tirar a bateria por um tempo. Deve ter funcionado já que tive que reconfigurar data e hora na BIOS. Agora é aguardar para ver se resolveu.

 

1 hora atrás, lnpott disse:

@lucasfads Já tentou direto na tomada ?

@lnpott Vou aguardar para ver se a solução do Matheus dá certo. Se o problema voltar eu tento isso de ligar direto na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasfads Resetar a bios pode até ser uma possibilidade, mas acho improvável.

O que eu comentei a cima foi referente ao botão RESET ( reiniciar ) do seu gabinete. As vezes ele pode estar com mal contato, ocasionando toda hora o reinício da máquina. Tendo em vista esse fator, apenas por teste, você poderia desconectar os pinos desse comando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@lucasfads Resetar a bios pode até ser uma possibilidade, mas acho improvável.

O que eu comentei a cima foi referente ao botão RESET ( reiniciar ) do seu gabinete. As vezes ele pode estar com mal contato, ocasionando toda hora o reinício da máquina. Tendo em vista esse fator, apenas por teste, você poderia desconectar os pinos desse comando. 

@Matheus Malvezi É, resetar a BIOS não deu certo. Olha, não tinha considerado isso de mal contato no botão ainda. Vou testar!

@lnpott Ligar direto na tomada também não fez diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasfads Verificou já as temperaturas do processador? Pasta térmica nova?

@edit

 

Acabei de ver aqui no post e estão normais, bem estranho.

Acho que a única possibilidade é que seja problema na placa-mãe.

Abra suas configurações do Windows, vá na aba energia e veja se está tudo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasfads Estou indo por eliminação, você já testou todos os componentes, só restou a placa-mãe, talvez algum problema em um capacitor. Já não conseguiria diagnosticar pra você nesse caso.

 

Tente levar em uma assistência técnica para ver o que está ocorrendo ou, troque de placa-mãe apenas para teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...