Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de fontes para PC


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Boa noite, pessoal do CdH

 

Eu acredito que estou precisando comprar uma fonte nova para o meu PC, pois o meu estabilizador começou a fazer um barulho constante quando começo a jogar jogos mais pesados (Eu uso estabilizador porque a minha fonte atual é velhinha e precisa de um). Então, gostaria de recomendações de fontes de no máximo até R$300 e que sejam compatíveis com a minha placa-mãe, pois eu não sei quantos watts meu PC demanda.

 

Meu pc:

 

  • i5 4440 3.10 GHz
  • GTX 1060 6gb
  • Fonte Thermaltake 500W
  • placa-mãe: Asus h81m-cs/br

 

Quantos watts a fonte precisa ter pra levar o PC tranquilo?

 

PS: Gostaria de uma fonte a qual eu não precisasse mais usar o estabilizador e que seja sem aquela chave 115v/220v

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe.MartinsT Pegue uma CX550, mas a CX450 já da conta.

 

6 minutos atrás, Felipe.MartinsT disse:

Gostaria de uma fonte a qual eu não precisasse mais usar o estabilizador e que seja sem aquela chave 115v/220v

Estabilizador esqueça, estraga qualquer equipamento eletrônico, até mesmo a sua tv ele vai estragar.

 

Essa chave seletora 127/230V não vem mais, além disso, fonte decente mesmo não tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estabilizador é tecnologia da idade da pedra comparada a uma fonte chaveada mesmo as genéricas, um estabilizadores tem um transformador com umas 3 derivações que são comutadas com um relê mecânico, já uma fonte chaveada trabalha com transistores chaveando centenas de milhares de vezes por segundo, que corrigem as mínimas variações de tensão quase instantaneamente

 

quando seu estabilizador da um "tlec" (relê) a sua fonte já corrigiu milhares de vezes a tensão de entrada, além disso a cada "tlec" o relê desliga a saída por alguns milisegundos e quando volta solta um surto de tensão que pode danificar equipamentos com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2018 às 20:53, Elder Nauvirth disse:

@Felipe.MartinsT Pegue uma CX550, mas a CX450 já da conta.

 

 

 

Cara, será que uma fonte de 450W da mesma conta do meu pc? Hoje eu tenho uma de 500W e um técnico já tinha me falado pra pegar uma com mais watts. Estabilizador eu preciso, por enquanto, porque aqui em casa já queimaram 2x o PC por não ter trocado a tensão na hora de colocar na tomada. Inclusive um técnico de informática disse que era para eu continuar usando o estabilizador pra controlar a tensão e ser uma proteção para o computador. Então eu fico um pouco receoso de tirar ele. Vai que dá uma pane aqui e queima meu pc :(

adicionado 5 minutos depois
Em 10/12/2018 às 21:41, XtremeXX disse:

 

 

quando seu estabilizador da um "tlec" (relê) a sua fonte já corrigiu milhares de vezes a tensão de entrada, além disso a cada "tlec" o relê desliga a saída por alguns milisegundos e quando volta solta um surto de tensão que pode danificar equipamentos com o tempo.

 O estabilizador que eu tenho aqui agora ele não faz um barulho de "tlec", quando eu começo a jogar um jogo mais pesado (Ex: Witcher 3), ele faz um barulho como se fosse "hmmmmmmmm". Era como se ele estivesse trabalhando muito pra puxar mais energia. Quando eu fecho o jogo, automaticamente ele para.

 

O que seria esse barulho? É um perigo eu jogar com o estabilizador fazendo esse barulho? Há risco dele explodir, sei lá?

 

PS: Ele é bem novo, da marca SMS. Praticamente tem 1 mês de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Felipe.MartinsT disse:

 

Cara, será que uma fonte de 450W da mesma conta do meu pc? Hoje eu tenho uma de 500W e um técnico já tinha me falado pra pegar uma com mais watts. Estabilizador eu preciso, por enquanto, porque aqui em casa já queimaram 2x o PC por não ter trocado a tensão na hora de colocar na tomada. Inclusive um técnico de informática disse que era para eu continuar usando o estabilizador pra controlar a tensão e ser uma proteção para o computador. Então eu fico um pouco receoso de tirar ele. Vai que dá uma pane aqui e queima meu pc :(

jogue o estabilizador fora (é totalmente inútil) e se sua fonte tem seletor de tensão jogue ela fora também, fontes decentes tem PFC Ativo e são full-range funcionando com qualquer tensão entre 90v e 264v (até abaixo de 90v na verdade), a tensão da tomada poderia ser totalmente instável variando toda hora entre 100 e 200v que a fonte nem perceberia.

 

repito uma fonte chaveada aguenta tranquilo variações de tensão e o estabilizador não faz nada de mais.. se quiser realmente proteger os seus aparelhos primeiro tenha aterramento e use um bom filtro de linha com anti-surto.

 

 

e 450 sobra pro seu PC que não deve consumir 220W direito..

adicionado 14 minutos depois
35 minutos atrás, Felipe.MartinsT disse:

 O estabilizador que eu tenho aqui agora ele não faz um barulho de "tlec", quando eu começo a jogar um jogo mais pesado (Ex: Witcher 3), ele faz um barulho como se fosse "hmmmmmmmm". Era como se ele estivesse trabalhando muito pra puxar mais energia. Quando eu fecho o jogo, automaticamente ele para.

 

O que seria esse barulho? É um perigo eu jogar com o estabilizador fazendo esse barulho? Há risco dele explodir, sei lá?

 

PS: Ele é bem novo, da marca SMS. Praticamente tem 1 mês de uso

os "tlecs" só acontecem quando tem variação na rede e os reles são acionados se não houver variação na rede não vão acionar, também pode ser que esses relês utilizados são mais silenciosos, e esse barulho de "hmmmmmm" é do transformador sendo mais exigido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe.MartinsT disse:

Cara, será que uma fonte de 450W da mesma conta do meu pc? Hoje eu tenho uma de 500W e um técnico já tinha me falado pra pegar uma com mais watts.

Sim 450W dá conta, papo de técnico é pegar fonte com 800W par uma configuração que não gasta isso.

 

3 horas atrás, Felipe.MartinsT disse:

Estabilizador eu preciso, por enquanto, porque aqui em casa já queimaram 2x o PC por não ter trocado a tensão na hora de colocar na tomada. Inclusive um técnico de informática disse que era para eu continuar usando o estabilizador pra controlar a tensão e ser uma proteção para o computador. Então eu fico um pouco receoso de tirar ele.

Claro que ele vai falar pra manter, ele quer o seu dinheiro.

 

Fonte decente não tem essa de mudar tensão manualmente, ela muda sozinha e é feita para trabalhar em tensões de 96 a 264V.

 

Logo funciona tranquilamente em sua rede e sem esse trambolho chamado estabilizador.

adicionado 0 minutos depois

E se você não seguir o indicado aqui, vai continuar queimando fonte e vai continuar trocando fonte sem saber o motivo das queimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, gente!

 

Só uma última dúvida, se me permitem. Minha mãe também possui um computador ligado ao estabilizador (e ela não tira ele de jeito nenhum, pois ela confia muito neste técnico que deu a recomendação do estabilizador). Quando ela usa o computador e roda algum programa, o estabilizador dela fica fazendo esses "tlec". O uso contínuo do computador com o estabilizador estalando toda hora pode gerar algum risco a integridade das peças do computador ou até mesmo do próprio estabilizador?

 

Há situações que o computador dela apaga do nada mesmo só estando na tela do desktop. Estes apagões também danificam as peças do computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2018 às 19:45, Felipe.MartinsT disse:

PS: Gostaria de uma fonte a qual eu não precisasse mais usar o estabilizador e que seja sem aquela chave 115v/220v

 

Bestalizador é coisa do século passado amigo.

 

Compre uma boa fonte com PFC Ativo e um bom filtro de linha da marca Clamper e seja bem-vindo ao Seculo XXI.

adicionado 3 minutos depois

A Corsair CX-450w já leva com folga essa sua configuração!

Seria bom também você trocar de técnico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe.MartinsT disse:

Obrigado, gente!

 

Só uma última dúvida, se me permitem. Minha mãe também possui um computador ligado ao estabilizador (e ela não tira ele de jeito nenhum, pois ela confia muito neste técnico que deu a recomendação do estabilizador). Quando ela usa o computador e roda algum programa, o estabilizador dela fica fazendo esses "tlec". O uso contínuo do computador com o estabilizador estalando toda hora pode gerar algum risco a integridade das peças do computador ou até mesmo do próprio estabilizador?

 

Há situações que o computador dela apaga do nada mesmo só estando na tela do desktop. Estes apagões também danificam as peças do computador?

 

O uso continuo do estabilizador faz danos sim a máquina.

 

Os apagões estão relacionados ao uso de estabilizador por conta de má alimentação também.

 

O computador já está sendo danificado.

 

Mostre para ela o que o pessoal mais entendido diz, tem vídeo do Gabriel Torres falando sobre o uso de estabilizadores.

 

E outra coisa, pode falar pra ela que esses técnico de lojinha só quer o dinheiro dela, quanto mais ela estraga a máquina, mais as assistência fica com a conta cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tiberio disse:

 

Compre uma boa fonte com PFC Ativo e um bom filtro de linha da marca Clamper e seja bem-vindo ao Seculo XXI.

 https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cx-series-cx450-80-plus-bronze-450w-cp-9020120

 

Essa CX-450 possui PFC Ativo? Não vi nada no site falando🤔

 

Ela é compatível com a Asus h81m-cs/br ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
40 minutos atrás, Felipe.MartinsT disse:

 https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cx-series-cx450-80-plus-bronze-450w-cp-9020120

 

Essa CX-450 possui PFC Ativo? Não vi nada no site falando🤔

 

Ela é compatível com a Asus h81m-cs/br ?

Sim tem pfc, no site não diz nada mesmo, mas se procurar pelo modelo dela que é CP-9020120 vai achar o site do fabricante falando isso.

 

Mobos atuais não tem problemas se é compatível ou não com as fontes, toda mobo hoje usa o padrão de fontes ATX, então qualquer fonte do mercado será compatível, até mesmo aquelas de 50$ achadas na lojinha da esquina e que não recomendamos por nada.

 

Fique atento a parte de ligar o cabo que alimenta o processador, o conector de 4 pinos, na mobo é apenas 4 pinos, na fonte virá 1 conector de 8 pinos, isso é padrão novo, não é defeito, esses 8 pinos se dividem exatamente no meio, ficando 4+4, ele chama eps.

 

Tenha o máximo de cuidado para conectar o EPS para não errar e nem mesmo trocar com o PCI que esse ultimo é para a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim tem pfc, no site não diz nada mesmo, mas se procurar pelo modelo dela que é CP-9020120 vai achar o site do fabricante falando isso.

 

Ah, tranquilo! Vou seguir sua dica e comprar a CX-450 ou a 550 se eu achar mais barato em algum site e aposentar esse estabilizador.

 

Obrigado a todos, especialmente Elder e XtremeXX pela ajuda e os esclarecimentos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe.MartinsT disse:

Ah, tranquilo! Vou seguir sua dica e comprar a CX-450 ou a 550 se eu achar mais barato em algum site e aposentar esse estabilizador.

 

Obrigado a todos, especialmente Elder e XtremeXX pela ajuda e os esclarecimentos!

É uma excelente escolha.

 

Se você conseguir esperar até sábado, é provável que consegue uma dessas em promoção na pichau, todo final de semana tem uma promo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...