Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que meu processador queimou?


BernardoSK

Posts recomendados

Boa noite conterrâneos.

Agora há pouco, estava fazendo overclock no meu processador (FX-8300) e ele começou a falhar do nada, a tela piscava, e ficava travando. Isso já tinha acontecido outras vezes anteriormente, e sempre era só reiniciar o computador que voltava ao normal. No entanto, dessa vez não voltou ao normal, acho que ele queimou. O que é estranho é que mesmo depois de mudar o multiplicador do clock, ele continuou "funcionando" sem queimar. Eu reiniciei o PC, e ficava travando na tela de bloqueio, então reiniciei de novo, e fiquei reiniciando. Eu ia tentar abrir em modo de segurança pra ver se o Overdrive não abriria junto e o OC voltasse ao estável da placa-mãe, só que aí o PC não ligou mais.

 

A minha sorte é que eu tenho um outro processador, bem mais antigo e todo zoado, faltando pinos, mas que funciona. Liguei na mesma placa-mãe e o computador está funcionando. Bem, me parece óbvio que o meu processador novo queimou, mas queria ter certeza absoluta. Estou me sentindo muito mal por ter estragado uma CPU nova, mesmo que na verdade a culpa não tenha sido exatamente minha, visto que foi o Overdrive que bugou na hora de aplicar o overclock (temperaturas estavam OK, não passavam de 70ºC, tensão OK de 1,27V, e eu só subi de 4,1 GHz pra 4,2 GHz, então acho que foi bug do programa...).

 

Enfim, o chip não tem cheiro de queimado, a aparência está perfeita, sem nenhum ponto escurecido nem nada. Será que existe alguma chance de não ter estragado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bernardo Lansing disse:

O problema é que a BIOS nem inicia com o processador "queimado"

Você não vai fazer pela bios vai ter que fazer direto na placa-mãe. Olhei aqui o manual da sua placa-mãe e reparei que o clear cmos dela são 2 pinos sem jumper. O que você vai ter que fazer e pega uma chave de venda e encostar nesses 2 pinos ao mesmo tempo com o PC desligado porém com energia deixa um 10 segundos la e liga ele de novo.

 

Se tiver duvida da uma olhada ai na internet como faz ou da uma olhada no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...