Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda no clock do processador ao executar programa pesado


Posts recomendados

Meu notebook é um Positivo sim+ 5470m, demonstra uma queda de clock no processador quando executo um programa pesado, e acho que isso seja defeito do processador. Já verifiquei se é a temperatura e não é, tenho uma mesa cooler e sempre tenho um ventilador. Já troquei a pasta térmica e as opções de energia já estão em alto desempenho. O processador é um i5 2470m 2° geração ihd 3000, tenho 8gb de ram e um hd de 750gb. Se alguém souber algo ou poder me orientar sobre isso se é ou não um defeito no processador, desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser uma questão de energia, visto que esse processador (caso esteja certo) apresente uma litografia de 32nm, e como as baterias e o sistema de alimentação como um todo seja bem limitado, pode acontecer que com altas porcentagens de uso, o processador atinja sua capacidade máxima de W que acaba o obrigando a manter clocks baixos. Caso não saiba verificar isso, baixe cpuz, cpuid e TB MSI afterburner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thalisson Sousa  Essa "queda" no clock, por acaso seria de 2.3 GHz pra 1.6 GHz? seu processador tem clock base de 1.6 GHz e um clock turbo de 2.3 GHz, a frequência turbo só pode ser mantida por curtos períodos de tempo mesmo, do contrario passaria do TDP estipulado de 17 W.

 

https://ark.intel.com/products/56858/Intel-Core-i5-2467M-Processor-3M-Cache-up-to-2-30-GHz-

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 11/12/2018 às 11:30, F4b10 disse:

@Thalisson Sousa  Essa "queda" no clock, por acaso seria de 2.3 GHz pra 1.6 GHz? seu processador tem clock base de 1.6 GHz e um clock turbo de 2.3 GHz, a frequência turbo só pode ser mantida por curtos períodos de tempo mesmo, do contrario passaria do TDP estipulado de 17 W.

 

https://ark.intel.com/products/56858/Intel-Core-i5-2467M-Processor-3M-Cache-up-to-2-30-GHz-

 

 

meu processador, quando cai o clock, fica 0,79Ghz e depois de um tempo ele fica oscliando de 2,50Ghz pra baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock cai quando o CPU é mais solicitado? tipo se você rodar um programa de Stress que leve o CPU a 100% de uso,  o Clock deve se estabilizar em 1.6 GHz, podendo subir por curtos períodos ate 2.3 GHz, se mesmo sob stress o clock do processador baixar pra 0.8 GHz, então significa que algo esta limitando o desempenho.

 

O processador baixar o clock em momentos de ociosidade é perfeitamente normal, no caso de notebooks é praticamente uma obrigação pra manter as temperaturas sob controle, não tem porque manter o processador no clock máximo só pra rodar um navegador e meia duzia de processos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...