Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte fast p/ fita led


luiz_fermont

Posts recomendados

Meus caros mestres, me ajudem com essa fonte capacitiva que pretendo implementar para alimentar uma fita LED de 1 metro para iluminar a pia da cozinha de mi madre. A fita tem 1 metro com 60 leds (Vd=2.8V) com resistores de 100 ohms e consome 160mA em 12V. Segue os componentes da Figura 1 aí:

 

- C. poliéster 2.2uF 630V + C. poliéster 330nF 400V (associação em paralelo pra dar 2.53uF);

- Resistor 1M 1/4W em paralelo com os capacitores de entrada pra descarregar os bixos;

- Ponte retificadora (provavelmente vou usar uma pronta mas talvez use uns 4004 mesmo...);

- C. eletrolítico 3300uF 16V na saída;

- Zener 12V 1W na saída;

- Fita LED 12V 160mA;

- Chave gangorra on/off;

 

Uma dúvida que eu tenho é se a FAST consegue fornecer os 160mA sem derreter o capacitor de entrada, levando em conta a resistência interna dele...

A outra é como eu posso proteger esse circuito caso o capacitor de poliéster ou o zener entrarem em curto... fusível rápido, fusível lento, NTC?

A última é sobre o pico de corrente pra carregar os capacitores em vazio. Desarmaria disjuntor e minha suposta proteção ou é muito rápido?

 

Obs: faço questão em usar uma fonte FAST caseira aqui, em vez de uma chaveada com isolamento, só pra ver funcionando. Tenho uma caixinha separada e pretendo cuidar bem do isolamento... depois de ver funcionando uso uma chaveada por segurança de minha santa mãe.

 

Abraços.

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se quero deixar você converter de 220Vac pra 12 com fonte rabo quente. Mas se insistir, pode queimar os leds. No caso o zener nem deve atuar ou pifar rapidin. O próprio led x3 já se comporta como zener. No caso acima, basta colocar os leds no lugar dor 75R.

Pra 220 rabo quente, o menos errado é você ligar os 60 leds em série

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não é que funcionou a bagaça? Nada esquenta e a tensão na fita led fica cravada em 12 V, boniteza. O problema é que os capacitores são GRANDES, nem tenho uma caixa pra fechar ele.

 

Conclusão: funcionou como o projetado, é simples e fácil de montar, mas é burrice e não substitui uma fonte chaveada de parede comprada no centro da cidade... mas vale a experiência como um primeiro circuito.IMG_20181217_085930409.thumb.jpg.3fb5866b501874804249b4c329495a2b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...