Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Parte analogica dos PICs como funciona?


Posts recomendados

Bom dia pessoal, já estou trabalhando com os PICs faz tempinho, mas ainda na parte digital...

gostaria de trabalham com a parte analógica... (para os que possuem esta função).

Desconfio que esta parte funciona da seguinte maneira:

Se eu inserir uma tensão no pino de entrada ele poderá distinguir por código se eu inseri 3 ou 4 ou 5 volts... ele saberá a tensão que eu inseri...

Da mesma forma se eu mandar sair 3v em algum pino de saida ele deverá mandar 3v e se eu mandar que saia 5v então ele deve mandar 5v... e assim por diante...

é mais ou menos isso?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom complemento Paulão. mas o garoto ainda está na mamadeira e você quer empurrar-lhe uma costela mal passada guela abaixo dele pow! (eu empurrei o pwm kk)

Mas o garoto acertou 50% de...

Em 11/12/2018 às 13:54, BloodCeltics Lopes disse:

mais ou menos isso

Acertou na entrada mas errou na saída... literalmente.

 

Mas de toda forma ele ainda tem um bom caminho pela frente.

Pra tentar somar algo ao tópico, dando uma pequena prévia - uma mamadeirinha - , o processo de conversão ad do pic (e de outros mc's) é relativamente beeeeeem simples meeessssmmmôo:

pic-ppt-131040224thyear-9-638.jpg?cb=149

 

Literalmente 3 palitos...

GODONE=1; //dispara a conversão
while(GODONE);// espera terminar
resultado=ADRESH*256+ADRESL; //pega o resultado

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Bom complemento Paulão. mas o garoto ainda está na mamadeira e você quer empurrar-lhe uma costela mal passada guela abaixo dele pow! (eu empurrei o pwm kk)

 

Tá certo... vamos devagar ... só o PWM já foi meio indigesto kkkk 

 

@BloodCeltics Lopes ,

 

Quando você mandar fazer a leitura da entrada analógica, você vai ter um valor entre 0 e 1023, sendo que os 1023 correspondem ao fundo de escala utilizado ( vulga tensão de referência do conversor A/D ).

 

Para recalcular esse valor em Volts, tem de fazer a conta como uma regrinha de três, ok ?

Por exemplo, se você escolher utilizar 5V como a tensão de referência, 1023 significam 5V.

Assim, se sua leitura deu 238, a tensão é de 238 x 5 / 1023  = 1,16 Volts.

 

Outra coisa a se considerar:  existe um clock que é aplicado internamente ao conversor A/D, e que define qual é a frequência máxima que um determinado sinal pode ter quando aplicado na entrada do conversor.

 

Existem limites para tudo na eletrônica !

 

Paulo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...