Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estalo Fonte Corsair TX 750M


Posts recomendados

Olá, boa noite caros

 

Hoje recebi em minha residência (produto novo) uma fonte Corsair TX750M 80 Plus Gold (semi-modular). Instalei no meu computador, liguei e estou usando sem problemas aparentes. Porém estou reparando que ao ligar o computador e ao desligar (principalmente ao desligar) a fonte dá um "estalo". O que seria exatamente esse estalo? Quando desligo o computador, percebo que o estalo é mais alto. Não creio que seja necessariamente um problema, porém estou curioso e preocupado quanto a isso. Vi um vídeo de unboxing dessa fonte (extamente essa) no youtube, resolvi perguntar nos comentários abaixo e por sorte o dono do vídeo me respondeu dizendo que a fonte dele não dá esses estalos e ele acredita não ser normal. O que vocês acham que pode ser isso? Alguém tem exatamente esse modelo de fonte e pode comentar algo a respeito?

 

Obrigado e agradeço de coração quem puder ajudar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu caro,eu não sei em certo se sua fonte possui esse relé,mas já vi algumas pessoas relatarem,principalmente da linha AX,esse mesmo  estalo quando liga e desliga o PC, pelo menos no modelo AX,esse estalo era do relé de implementação que colocaram nessa linha para aumentar o desempenho da fonte..não sei em certo se seu modelo teria esse relé,mas talvez tenha,seria interessante se conseguisse uma foto dela internamente,ou desse modelo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu caro,infelizmente olhando as fotos não consegui identificar a existencia desse possivel ( Relé na fonte ),eu continuaria acreditando que esse modelo possui sim esse relé,minha dificuldade para enxergar também piora a situação hehe,mas vejamos bem,se eu tivesse uma fonte dessa em mãos iria conseguir abrir ela para realmente procurar esse relé,irei tentar achar outras fotos com uma qualidade um pouco mais nitida,agradeco ao nosso amigo @marcelo-kayo que nos forneceu varias fotos deste modelo,infelizmente não consegui localizar,mas agradeço muito,se causo conseguires fotos desta fonte,fotos mais nitidas e pegando mais  a parte de cima interna da fonte,iria me facilitar para que podesse tirar sua dúvida. Agradeço desde já grande abraço.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Boa noite meu caro,infelizmente olhando as fotos não consegui identificar a existencia desse possivel ( Relé na fonte ),eu continuaria acreditando que esse modelo possui sim esse relé,minha dificuldade para enxergar também piora a situação hehe,mas vejamos bem,se eu tivesse uma fonte dessa em mãos iria conseguir abrir ela para realmente procurar esse relé,irei tentar achar outras fotos com uma qualidade um pouco mais nitida,agradeco ao nosso amigo @marcelo-kayo que nos forneceu varias fotos deste modelo,infelizmente não consegui localizar,mas agradeço muito,se causo conseguires fotos desta fonte,fotos mais nitidas e pegando mais  a parte de cima interna da fonte,iria me facilitar para que podesse tirar sua dúvida. Agradeço desde já grande abraço.

 

Justamente, mas minha fonte é diferente dessa... Veja (comprei pela Pichau):

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-corsair-txm-series-tx750m-80-plus-gold-750w-pfc-ativo-cp-9020131-ww

 

Exatamente essa... abri um ticket com o Corsair (abri em português mesmo, hahah) e mais tarde ligo Pichau e vejo se podem me ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posto sim caros, com certeza! Agradeço demais a ajuda por parte de vocês (segue print dos tickets que abri). Consegui achar o suporte Corsair BR. Ticket 1 é o que abri no suporte Corsair Internacional. O Ticket 2 é do suporte BR.

Ticket 1.PNG

Ticket 2.PNG

adicionado 1 minuto depois

Print Pichau Informática (fonte que comprei):

 

Fonte.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saulo Andrade Araújo

 

Tem um review dessa versão da TX750M

 

https://www.tomshardware.com/reviews/corsair-tx750m-psu,5062-3.html

 

Na última foto, do segundo conjunto de fotos do link acima, eles mostram o termistor e o relé que o suporta.. O modelo antigo, do teste do CdH, não tem esse relé..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, RS Faria disse:

@Saulo Andrade Araújo

 

Tem um review dessa versão da TX750M

 

https://www.tomshardware.com/reviews/corsair-tx750m-psu,5062-3.html

 

Na última foto, do segundo conjunto de fotos do link acima, eles mostram o termistor e o relé que o suporta.. O modelo antigo, do teste do CdH, não tem esse relé..

Rapaz, é sério isso? Então quer dizer que o meu modelo provavelmente tem o Relé e os modelos antigos não o tinham (deixa ver se entendi corretamente, hahaha). Muito obrigado por essa informação meu amigo. De qualquer forma a Corsair respondendo compartilho aqui no tópico. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Willian_Souza disse:

@RS Faria Obrigado por ter postado a foto...Acabei procurando pouca coisa,agora nosso amigo @Saulo Andrade Araújo poderá dormir mais tranquilo hehe.

Justamente velho, pior que trabalho amanhã e ja estava resolvido virar a noite pesquisando aqui. Um cara do youtube (com o mesmo modelo) disse que a dele não dava o tal estalo... Moro em um república estudantil e um dos moradores é formado em Engenharia Elétrica, e entende bastante de computadores também. Ele mesmo havia dito que muito certamente era algum Relé (mas eu teimoso fiquei com a pulga atrás da orelha, hahaha). Agradeço demais a boa vontade meu amigo. De qualquer forma a Corsair respondendo compartilho com todos aqui (faço questão). Forte abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente,alguns modelos não possuem esse relé,mas pelo fato de estalar quando liga e também quando desliga,isso aumenta mais a certeza que possui sim o relé no seu modelo,poderá partilhar a resposta,mas quase certeza que é isso ai mesmo..ai poderá usa-la tranquilamente sem medo haha,grande abraço a todos e estaremos no aguardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Willian_Souza disse:

A principio é isso mesmo haha,mas poderá esperar sim a resposta,e depois nos informe aqui,ficamos felizes em te ajudar.abraços.

Eu que agradeço a boa vontade de vocês. Certamente compartilho a resposta do ticket. Forte Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Rapaz, é sério isso? Então quer dizer que o meu modelo provavelmente tem o Relé e os modelos antigos não o tinham (deixa ver se entendi corretamente, hahaha). Muito obrigado por essa informação meu amigo. De qualquer forma a Corsair respondendo compartilho aqui no tópico. Abraços

É certeza, na verdade.. Todas as fontes da Corsair sofreram um update.. A sua fonte é a versão atualizada..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, bom dia!

 

O suporte Brasil da Corsair respondeu meu ticket e, adivinhem, a fonte realmente tem o tal relé. Acho importante deixar o tópico aqui para que mais pessoa que passem por algo parecido tenham alguma informação, hahaha. O som é exatamente esse:
 

 

Penso que a Corsair deveria informar que nas fontes novas deles estão colocando o relé, porque o barulho realmente faz um desinformado estranhar. Agradeço demais a ajuda de vcs galera, forte abraço!

resposta ticket corsair.JPG

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Isso nas modulares ou nas mais caras, não? Pois as CX de fabricação recente eu não ouço relê não!

 

@Saulo Andrade Araújo Muito bom! Significa que estão tomando um cuidado extra tanto na economia de energia quanto na proteção da fonte ao ligar e desligar, que sempre é um momento crítico (ao fazer isso pela chave ou, mais ainda, pela tomada, sempre ocorre um pequeno arco elétrico, por exemplo). Com o relé a fonte vai ficar mais isolada desse tipo de coisa e tem um ligar mais "em estágios" no lugar de ir de uma vez só.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Saulo Andrade Araújo  Boa noite,tive tempo de olhar o post somente hoje devido a correria do dia a dia hehe,mas fico feliz de poder ajudar com sua dúvida,alias não somente eu mas a todos que disponibilizaram link com fotos e etc..afinal a finalidade do clube também é essa,ajudando uns aos outros.

Muito bom a Corsair estar fazendo esses upgrades,pois assim como nosso amigo frisou acima,esser relé influi tanto na economia de energia,mas também na proteção da fonte,onde realmente a parte de ligar e desligar,se torna um pouco critica,e muitas vezes,podendo causar problemas,com o relé a fonte ficara mais isolada desse tipo de problema..ficara mais chaveada..

Agora poderá usar tranquilamente sua fonte.Agradeço !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, domingos87 disse:

Isso nas modulares ou nas mais caras, não? Pois as CX de fabricação recente eu não ouço relê não!

É coisa reservada pra fontes mais caras, usualmente.. Não lembro de fontes comuns com isso, mesmo sendo algo barato pra implementar e com uma função tão simples..

 

 

11 horas atrás, domingos87 disse:

Muito bom! Significa que estão tomando um cuidado extra tanto na economia de energia quanto na proteção da fonte ao ligar e desligar, que sempre é um momento crítico (ao fazer isso pela chave ou, mais ainda, pela tomada, sempre ocorre um pequeno arco elétrico, por exemplo). Com o relé a fonte vai ficar mais isolada desse tipo de coisa e tem um ligar mais "em estágios" no lugar de ir de uma vez só.

 

2 horas atrás, Willian_Souza disse:

Buito bom a Corsair estar fazendo esses upgrades,pois assim como nosso amigo frisou acima,esser relé influi tanto na economia de energia,mas também na proteção da fonte,onde realmente a parte de ligar e desligar,se torna um pouco critica,e muitas vezes,podendo causar problemas,com o relé a fonte ficara mais isolada desse tipo de problema..ficara mais chaveada..

 

O termistor serve pra limitar a corrente inicial da fonte (inrush current), quando ela é ligada e os capacitores de entrada estão desenergizados.. Como a função dele depende da sua temperatura, a ideia do relé é criar um criar um caminho alternativo pra energia, permitindo que o termistor esfrie e cumpra sua função, quando necessário, com o máximo de eficiência.. Ele fica ligado o tempo todo em fontes "normais"... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, domingos87 disse:

@RS Faria Isso nas modulares ou nas mais caras, não? Pois as CX de fabricação recente eu não ouço relê não!

 

@Saulo Andrade Araújo Muito bom! Significa que estão tomando um cuidado extra tanto na economia de energia quanto na proteção da fonte ao ligar e desligar, que sempre é um momento crítico (ao fazer isso pela chave ou, mais ainda, pela tomada, sempre ocorre um pequeno arco elétrico, por exemplo). Com o relé a fonte vai ficar mais isolada desse tipo de coisa e tem um ligar mais "em estágios" no lugar de ir de uma vez só.

Justamente. Tive uma Corsair CX500 que quando desligava (não tinha relé), eu tirava o cabo de força e ainda assim ficava passando energia (mouse ficava "acesso" por uns 5 seg). Essa é instantâneo, tiro o cabo de força e tudo desliga. Creio que é o relé é para utilizar quando precisa e somente quando precisa, rsrs

adicionado 1 minuto depois
13 horas atrás, Willian_Souza disse:

 

@Saulo Andrade Araújo  Boa noite,tive tempo de olhar o post somente hoje devido a correria do dia a dia hehe,mas fico feliz de poder ajudar com sua dúvida,alias não somente eu mas a todos que disponibilizaram link com fotos e etc..afinal a finalidade do clube também é essa,ajudando uns aos outros.

Muito bom a Corsair estar fazendo esses upgrades,pois assim como nosso amigo frisou acima,esser relé influi tanto na economia de energia,mas também na proteção da fonte,onde realmente a parte de ligar e desligar,se torna um pouco critica,e muitas vezes,podendo causar problemas,com o relé a fonte ficara mais isolada desse tipo de problema..ficara mais chaveada..

Agora poderá usar tranquilamente sua fonte.Agradeço !

Ô rapaz, agradeço demais a ajuda de vocês. Que o tópico permaneça para quem tiver a mesma dúvida, hahaha... Quando escutei esse barulho, pesquisei e não achei nada relacionado, apenas fóruns dizendo da Corsair versão AX que tinha o relé e dava exatamente o mesmo "estalo". Agradeço demais vocês ai pela boa vontade!

adicionado 2 minutos depois
22 horas atrás, domingos87 disse:

@RS Faria Isso nas modulares ou nas mais caras, não? Pois as CX de fabricação recente eu não ouço relê não!

 

@Saulo Andrade Araújo Muito bom! Significa que estão tomando um cuidado extra tanto na economia de energia quanto na proteção da fonte ao ligar e desligar, que sempre é um momento crítico (ao fazer isso pela chave ou, mais ainda, pela tomada, sempre ocorre um pequeno arco elétrico, por exemplo). Com o relé a fonte vai ficar mais isolada desse tipo de coisa e tem um ligar mais "em estágios" no lugar de ir de uma vez só.

Esqueci de citar man, a minha é a TX750M, que é semi-modular.

adicionado 3 minutos depois
10 horas atrás, RS Faria disse:

É coisa reservada pra fontes mais caras, usualmente.. Não lembro de fontes comuns com isso, mesmo sendo algo barato pra implementar e com uma função tão simples..

 

 

 

 

O termistor serve pra limitar a corrente inicial da fonte (inrush current), quando ela é ligada e os capacitores de entrada estão desenergizados.. Como a função dele depende da sua temperatura, a ideia do relé é criar um criar um caminho alternativo pra energia, permitindo que o termistor esfrie e cumpra sua função, quando necessário, com o máximo de eficiência.. Ele fica ligado o tempo todo em fontes "normais"... 

Justamente, foi o que o rapaz que mora comigo (graduado em engenharia elétrica) me disse. Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...