Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upload baixo apenas via cabo ethernet - Copel Fibra


Ir à solução Resolvido por Rafa Souza,

Posts recomendados

Olá pessoa, instalei a Copel Fibra 75/75 nessa segunda feira, e ao longo do dia funcionou tudo perfeitamente. Porém desde terça feira quando liguei o pc, venho tendo um problema incomum: 

Meu upload está incorreto apenas via cabo, usei vários speed tests e o resultado foi o mesmo, download cravado em 75, porém upload flutuando entre 20 e 40mb, porém, mesmo que tenha essa velocidade, o sinal do upload está bem ruim, uso o OBS e com 9000 de bitrate por ex, tenho mais de 50% de perda de pacotes, sendo que segunda feira fiz com 14000 de bitrate a live e foi brincando com 0% de perda.

 

Detalhes adicionais:

*Modem ZNID-GPON-2428A1

*No wifi, 5ghz, tudo funciona NORMAL, se eu fizer speed test (inclusive pro mesmo servidor da cabeada) os resultados são cravados em 75/75.

*Testei em um notebook também via cabo, e tive o mesmo problema. Por outro lado, usando o wifi do note, voltou ao normal.

*Ping e Download estão impecáveis, independente do meio de conexão.

* Único site na web inteira que consigo resultado correto é usando o nperf (ironicamente o speed test "padrão" deles segundo o atendimento), que aparentemente faz uma conexão direta interna, tipo uma intranet da vida. Mas mudando o servidor, inclusive nesse mesmo site, já cai o upload na hora.


Liguei lá e não acharam nada errado, troquei DNS, reinstalei/troquei driver da placa de rede, e infelizmente o acesso ao roteador Zhone com user/user é extremamente limitado, parece q tem algo errado na config ethernet/QoS, não sei.

 

Alguém tem alguma ideia?

Teste via cabo: 

48386037_2022508667829611_23557861473569

 

Teste via celular (o teste mais lento é porque usei a rede 2Ghz.)

48360753_2213499905369618_63288478950846

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema com o upload que está chegando menos da metade do contratado e com perda de pacotes.

 

Por curiosidade resolvi fazer um live boot com Ubuntu e ao fazer um speed test, cravou normalmente minha velocidade (o que me faz entender que o sinal está 100%). Porém quando volto pro Windows 10 (b.1809, recém formatado), tenho o problema. Já reinstalei drivers, tentei modo seguro, etc. Não sei se é um serviço novo ou alguma incompatibilidade do meu sistema com essa build nova. 

 

Ninguém mais está com problemas do tipo? 

 

Obs: Já entrei em contato com a provedora (Copel), inclusive me deram uma ONT nova, do lado deles realmente está tudo certo, tanto que o que eu usar wireless via 5ghz , como celular por ex, chega a velocidade normalmente de upload, é só no pc o problema. 

 

Me ajudem se possível, nem OBS tenho conseguido usar pois agora tenho mais de 50% de perda de pacote no Windows.

 

Pontos estranhos:

1 - No windows, tem apenas um serviço que detectei que funciona corretamente: Google em geral, Drive, Yt, etc.

48360944_575050986271834_912085510598426

========================

2 - Velocidade no Speed Test, parece ter mais no Gerenciador do que é mostrado na tela:

 

48368247_211275789762284_159650646996706

 

=========================================

 

3 - Testes no Live Linux, velocidade completamente normal:

 

48275549_2011717638906934_69734393012876

 

48369462_319150625604153_848297940513456

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo estou com o mesmo problema, só que o meu é o Gdrive, youtube.

 

Net 240mb 20mb up nós testes está ok.

 

Só consigo atingir a velocidade máxima se colocar vários arquivos para subir ao mesmo tempo !

 

48 horas antes não estava assim !!!!

adicionado 57 minutos depois

Amigo consegui resolver o meu aqui, seguindo estes passos.

 

https://canaltech.com.br/infra/acelerar-computador-roteiro-consertar/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dOwN_lOaD Obrigado pela resposta, foi a primeira luz que me deram depois de muito tempo, infelizmente não me resolveu. Eu tive que criar 90% daquelas entradas, você também ou tinha todos aqueles arquivos? 

 

Parece que meu problema está entre a chegada da dos dados e a transferência disso pro Windows, porque tem serviço que vai de boas, tem outros que no monitor de recursos e programas de terceiros aparece a velocidade chegando, mas no aplicativo em si não chega.

adicionado 25 minutos depois

Mais algumas análises, agora a diferença mostrada pelo programa NetBalancer quando você faz o teste pelo Chrome no Speed Test vs Nperf.

 

SpeedTest Resultado em tela: 80/39 Mbps - (reparem que após uma entrada do svchost e service traffic, a velocidade começa a subir)

48371028_2050017641748572_74791658162864

===============

2 = Nperf, Resultado em tela: 79/51 Mbps

48376954_774194269600723_645786609702141

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafa Souza favor não criar tópicos repetidos sobre o mesmo assunto, tão quanto postar em sequencia mesmo que seja para adicionar detalhes.

 

Com relação ao problema, se no Linux funciona adequadamente então é preciso concentrar no Windows. Você cita que até terça-feira tudo funcionava adequadamente, na terça a tarde foi disponibilizado o pacote cumulativo de atualizações deste mês, saberia informar se foi instalado? Instalou ou atualizou alguma outra coisa antes de iniciar o problema? Você utiliza o GbPlugin? Os drivers são os nativos do Windows ou versões mais recentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Obrigado pela resposta e pelo aviso, irei continuar detalhando por aqui.

 

Sobre o update, acredito que sim foi instalado, porém como não fiz Speed test antes de reiniciar não sei qual a influência. 

 

Tanto é que ontem tentei instalar outras versões mais antigas do Windows, como o RS4, RS3 e até o Windows 8.1, em todos tive o mesmo problema.

 

O que leva a outra resposta, pois depois que tive esse problema, desinstalei meu app do Banco do Brasil que já tive problemas anteriormente, e também pelo fato que todos esses SO q instalei posteriormente, só fiz instalação primordial de drivers da Intel, NVidia, etc. 

 

Os drivers que tentei foram o que o próprio sistema instala pós formatação, o no site do fabricante Asrock e a última versão no site da Intel.

 

O problema é essa "capagem" que acontece, pois programas de leitura de transferência como Netlimiter e Netbalancer, Monitor de Recursos, mostram que a banda chega até o controlador Ethernet Intel, inclusive relaciona a velocidade com o processo, ex: Chrome.exe = 9,3Mbps de up, mas quando você olha na tela, não está acontecendo aquilo. 

 

O que me estranha é que mesmo instalando versões mais antigas, como o RS3 que é de 2017, o erro persiste, afinal teoricamente eu não teria nessa ISO o tal update, idem para o W8.1. 

 

Enfim, complicada a situação, porque como expliquei o valor de up que chega é alto, porém com esse problema, o PC fica todo perdido, se eu tento fazer uma live com 8000 kbps de bitrate eu não consigo, mas upo um vídeo no yt em 9,3 Mbps. Simplesmente não sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Me ajudem se possível, nem OBS tenho conseguido usar pois agora tenho mais de 50% de perda de pacote no Windows.

 

Você cita 50% de perda de pacote, aonde isso? Se houvesse de fato tanta perda de pacote, sua conexão como um todo ficaria inutilizável, acredito que abrir uma mera página seria um problema.
 

Citação

 

Pontos estranhos: 

1 - No windows, tem apenas um serviço que detectei que funciona corretamente: Google em geral, Drive, Yt, etc.

 

 

Citação

 

O problema é essa "capagem" que acontece, pois programas de leitura de transferência como Netlimiter e Netbalancer, Monitor de Recursos, mostram que a banda chega até o controlador Ethernet Intel, inclusive relaciona a velocidade com o processo, ex: Chrome.exe = 9,3Mbps de up, mas quando você olha na tela, não está acontecendo aquilo. 

 

Enfim, complicada a situação, porque como expliquei o valor de up que chega é alto, porém com esse problema, o PC fica todo perdido, se eu tento fazer uma live com 8000 kbps de bitrate eu não consigo, mas upo um vídeo no yt em 9,3 Mbps. Simplesmente não sei...

 

 

O teste efetivo que você poderia fazer era o upload em algum serviço, como o Google e esse funciona corretamente. Testes de velocidade irão sempre ter um resultado variável e a propósito, pode tentar mais um:

 

https://beta.simet.nic.br/

 

Medições por navegador idem, lembro que há um tempo atrás era citado que o Chrome sempre apontava um valor acima do que deveria nos testes via SpeedTest. Por que a live não funciona? Não saberia dizer.

 

Se conhece alguém que tenha conexão de velocidade maior que a sua, monte um mini servidor com o XAMP/WAMP, libere a porta de uso necessária, teste o funcionamento externo, pegue seu IP público e forneça a essa pessoa, peça a essa pessoa que baixe um arquivo grande (um dos vídeos que lança no YouTube por exemplo) hospedado ai. Seria mais um teste, se funciona o contratado, o problema é talvez um bug com o Windows ou o mecanismo que usa para a live.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Dúvida rápida: Partindo do princípio que o Linux (mesmo que seja no modo live, sem instalar) tenha funcionado perfeitamente, é correto dizer que o modem está 100% nessa parte cabeada? Até porque os programas registram a velocidade de transmissão. Porém não me conformo de ir próximo a ONT e rodar qualquer speed test no meu Android pegar full speed normalmente.

 

Sobre os questionamentos:

Segue print do OBS, coloquei 8000kbps de bitrate, pode ver que nem consegue entregar 3000, 60% de perda.

https://scontent.fbfh3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-9/s2048x2048/48374324_1942316162744129_891396535021993984_n.png?_nc_cat=111&_nc_ht=scontent.fbfh3-1.fna&oh=c1929186bfe04e9d049f77398abb1976&oe=5CA86D94

===========

Sobre o Simet, segue print:

48365780_279208919464693_870958958913781

 

===============

Sobre a última parte, já foge um pouco do meu conhecimento, mas o que posso adiantar é que uso CGNAT, e meu acesso ao roteador é a nível "user" e não "admin" então é mais status do que configuração possível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim tive que fazer 90% também 😉

 

Em um outro forum mandaram eu trocar o windows, um user disse que era problema do windows 10, ele passou para o 8.1 lite e resolveu.

 

Desde sábado 14:30 15-12-2018 depois que fiz as alterações que citei acima a conexão esta oscilando muito, más está melhor que antes.

 

também mudei algumas coisas na configuração da placa de rede, segue:

 

Gerenciador de dispositivos, propriedades , avançado.

 

Alterei o valor dos buffers.

 

Buffers de recepção de 256 = 512

Buffers de transmissão de 512 = 1024

Velocidade e duplex de negociação automática = 1Gpbs/Full duplex

 

Más sé é problema do windows porque não afeta geral ( todo mundo ).

 

será algum update :???

 

Bom pelo que pesquisei CGNAT é nocivo para o que você esta fazendo.

 

Citação

Isso significa que a prática pode interferir com aplicações como peer-to-peer (P2P), VoIP, streaming de vídeo, hospedagem de jogos, tunelamento ou qualquer aplicativo que depende de um endereço IP único. São cenários incomuns, mas não improváveis.

 

Fonte: https://www.codigofonte.com.br/artigos/o-que-e-cgnat-e-como-isso-pode-afetar-sua-conexao-de-internet

 

45Qh6Y1.jpg

 

O seu provedor é da copel eu uso Net

 

Aqui o meu esta versão 1809 Copilação 17763.194

 

Muito estranho, isso já esta sendo implementado a um tempo e o problema vir agora, penso que pode ser alguma coisa passageira no caso dos provedores ou bug do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Dúvida rápida: Partindo do princípio que o Linux (mesmo que seja no modo live, sem instalar) tenha funcionado perfeitamente, é correto dizer que o modem está 100% nessa parte cabeada? Até porque os programas registram a velocidade de transmissão. Porém não me conformo de ir próximo a ONT e rodar qualquer speed test no meu Android pegar full speed normalmente.

 

Partindo do princípio em que é um sistema diferente, carregando drivers/serviços diferentes e aplicações em modo mínimo, tanto seu PC e celular quanto a operadora estão em funcionamento correto.
 

Citação

 

Sobre os questionamentos:

Segue print do OBS, coloquei 8000kbps de bitrate, pode ver que nem consegue entregar 3000, 60% de perda.

https://scontent.fbfh3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.15752-9/s2048x2048/48374324_1942316162744129_891396535021993984_n.png?_nc_cat=111&_nc_ht=scontent.fbfh3-1.fna&oh=c1929186bfe04e9d049f77398abb1976&oe=5CA86D94

 

 

Certo, mas um upload de arquivo para o Google funciona normalmente e isso não é perda de pacote. Não cogita que seja um bug no próprio Open Broadcaster Software?

 

Citação

Sobre a última parte, já foge um pouco do meu conhecimento, mas o que posso adiantar é que uso CGNAT, e meu acesso ao roteador é a nível "user" e não "admin" então é mais status do que configuração possível. 

 

O CGNAT infelizmente inviabilizaria o teste. Tente realizar os testes com um outro aparelho (um notebook) e se possível um outro roteador, utilizando a ONT em modo bridge.
 

Citação

 

Más sé é problema do windows porque não afeta geral ( todo mundo ).

será algum update :???

Muito estranho, isso já esta sendo implementado a um tempo e o problema vir agora, penso que pode ser alguma coisa passageira no caso dos provedores ou bug do windows.

 

 

Relacionado ao Windows, neste caso seria driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei resetar meu modem agora pela tarde e sem sucesso aliás piorou agora me limitou á 2mb de up.

liguei para a operadora para trocar esta porcaria. Humax HGB10R-02, net.

 

Só este ano é o 3 deste modelo que passa aqui em casa.( dizem que é o melhor )

 

Obs: pra min o equipamento não esta aguentando !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ciro-mota disse:

Partindo do princípio em que é um sistema diferente, carregando drivers/serviços diferentes e aplicações em modo mínimo, tanto seu PC e celular quanto a operadora estão em funcionamento correto.

 

Entendi. Menos mal de certo modo.

 

5 horas atrás, ciro-mota disse:

Certo, mas um upload de arquivo para o Google funciona normalmente e isso não é perda de pacote. Não cogita que seja um bug no próprio Open Broadcaster Software?

 

Difícil, principalmente quando isso começou, juntamente com o problema de leitura de upload, inclusive, por curiosidade, usei o obs stream labs no celular e não tive problema algum para fazer uma stream com 14000/16000 kbps de bitrate! :o 

48379188_604846276600951_177347408193336

 

5 horas atrás, ciro-mota disse:

O CGNAT infelizmente inviabilizaria o teste. Tente realizar os testes com um outro aparelho (um notebook) e se possível um outro roteador, utilizando a ONT em modo bridge.

 

Então, aqui fica interessante, pois testei com o note da minha namorada, tanto via wireless como cabeada ocorre o problema do upload. Não tentei transmitir por ele, mas basicamente todos os outros sintomas que tenho, tive lá também. O que me deixa mais confuso, pois ela não acompanha atualizações, etc, usuária leiga, e ao verificar as atualizações, tiveram algumas, inclusive terça/quarta. Mesmo após desinstalar elas, os problemas persistiram. Porém novamente, ao usar um celular no wifi, funciona 100%, vide teste OBS.

 

A configuração que é usada na minha ONT é mais ou menos assim pelo q entendi na leitura das infos (perdão se tiver algo muito fora): Eu uso um PPPoE (eth0.v2937.ppp), que tem seu ip externo, ipv4, NAT e UPnP ativo e IPV6. Depois na própria ONT tenho uma configuração em Bridge (brvlan2937) onde puxa meu ip interno de rede, DHCP, DNS e DNS Relay Source modo Proxy.

.

No Edge a situação fica mais complicada, aparentemente lá eu tenho uma limitação em todos os serviços que funcionam em outros navegadores, como YT, onde fica a menos de 2mb de up.)

 

48363793_2315222795373848_15114481516580

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bom dia !

 

Eu estou com também ao subir algum video no YT ou Gdrive esta limitado a 2 Mb.

Já em servidores como rapidgator e uptobox..etc fica em 6 Mb.

 

Nõ passado tive um problema de lentidão com o mesmo modelo de modem da net e era simples de resolver desligava da tomada por 30 min e pronto voltava a funcionar !!!! ( incrível )

 

Más agora nem isso esta resolvendo, no meu caso aqui já constatei que a net tem péssimos equipamentos !!!!

 

 Humax HGB10R-02 

 

network_product_HGB10R-02.png

 

Solicitei ontem a visita aqui para a troca do equipamento, bom é aprimeira coisa que eles alegam depois do cabo a troca do mesmo , amigo tente trocar o modem .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dOwN_lOaD Então, o problema da Copel, é que eles só trocam ONT sob visível defeito, tipo porta queimada, defeito físico, etc. Os técnicos que vêm aqui são aqueles q ligam um note, conectam no Nperf, fazem um speed test e se tiver tudo certo vão embora porque "não tem nada errado". Bom é o suporte via 0800, que tem vários níveis, mas quando chega aqui no "mano a mano" é triste a coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Rafa Souza disse:

@dOwN_lOaD Então, o problema da Copel, é que eles só trocam ONT sob visível defeito, tipo porta queimada, defeito físico, etc. Os técnicos que vêm aqui são aqueles q ligam um note, conectam no Nperf, fazem um speed test e se tiver tudo certo vão embora porque "não tem nada errado". Bom é o suporte via 0800, que tem vários níveis, mas quando chega aqui no "mano a mano" é triste a coisa.

 

Nem pagando >:?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rafa Souza disse:

@dOwN_lOaD Aparentemente eles só tem esse aparelho, sem outra versão aqui nessa cidade. Pagando deve rolar, mas pow, acabei de chegar na cidade, 1 semana hoje de plano, não deveria precisar correr atrás dessas coisas. Tenso.

 

Não funcionaria se você compra-se um modem no ML ?

 

Já usou o ONT HUAWEI 8245 :?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

Tentei resetar meu modem agora pela tarde e sem sucesso aliás piorou agora me limitou á 2mb de up.

liguei para a operadora para trocar esta porcaria. Humax HGB10R-02, net.

 

Só este ano é o 3 deste modelo que passa aqui em casa.( dizem que é o melhor )

 

 

Melhores modems para NET sempre foram os Cisco e Technicolor.

 

Citação

A configuração que é usada na minha ONT é mais ou menos assim pelo q entendi na leitura das infos (perdão se tiver algo muito fora): Eu uso um PPPoE (eth0.v2937.ppp), que tem seu ip externo, ipv4, NAT e UPnP ativo e IPV6. Depois na própria ONT tenho uma configuração em Bridge (brvlan2937) onde puxa meu ip interno de rede, DHCP, DNS e DNS Relay Source modo Proxy.

 

Em 16/12/2018 às 14:57, ciro-mota disse:

Tente realizar os testes com um outro aparelho (um notebook) e se possível um outro roteador, utilizando a ONT em modo bridge.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal acabou de sair daqui de casa e já de cara trouxeram um modem Arris TG1692A, bom o upload continua na mesma.

 

o técnico informou que isso pode ser o amplificador que converte a fibra no coaxial ou alguma frequência que esta chegando até ele esta com problema.

 

tenho que aguardar 3 dias pois vai ficar em monitoramento.

 

Paciência !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dOwN_lOaD Bem, já é alguma coisa, vamos esperar porque já tive muito problema tipo o seu e o problema era de engenharia, tipo armário com peças antigas, problema físico mesmo. O problema comigo é que da parte deles eles entendem que o sinal está chegando normalmente, não tem problema algum, porque o técnico vem, acessa o site X, funciona e repassa pra central que ta tudo bem, que troca de ONT só com porta queimada, etc. Então assim, até o suporte por telefone está meio q sem saber pra onde ir, porque o cara que me atendeu que desde 2012 que ele trabalha no setor de fibra da empresa, sou o primeiro passando esse erro, sinceramente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades, basicamente hoje as 21 horas tive uma melhora praticamente total, apesar de instável, meu pc voltou a pegar a velocidade correta, isso sem modificação ALGUMA, ou seja, dá a entender que seja algo relacionado a Copel mesmo, por volta das 22 horas voltei a ter os mesmos problemas. Vou entrar em contato amanhã e ver se foi mexido em alguma coisa em específico, pois parece "ser ali" o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Rafa Souza disse:

Novidades, basicamente hoje as 21 horas tive uma melhora praticamente total, apesar de instável, meu pc voltou a pegar a velocidade correta, isso sem modificação ALGUMA, ou seja, dá a entender que seja algo relacionado a Copel mesmo, por volta das 22 horas voltei a ter os mesmos problemas. Vou entrar em contato amanhã e ver se foi mexido em alguma coisa em específico, pois parece "ser ali" o problema. 

 

Amigo até hj não tive melhoria más o prazo dos 3 dias vence hj.

 

Amanhã pela manhã ja tenho que ir ao twitter para abrir um chamado.

 

😡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Problema resolvido:

Eles me informaram que atualizaram o Firmware da ONT da Zhone que corrigia alguns bugs e verificaram a engenharia do cabeamento, depois disso passou a funcionar normalmente. Então por incrível que pareça não era na máquina em si o problema. Obrigado a todos pela longa ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Rafa Souza disse:

Problema resolvido:

Eles me informaram que atualizaram o Firmware da ONT da Zhone que corrigia alguns bugs e verificaram a engenharia do cabeamento, depois disso passou a funcionar normalmente. Então por incrível que pareça não era na máquina em si o problema. Obrigado a todos pela longa ajuda.

 

Amigo o meu também no dia 22-12-2018, misteriosamente voltou ao normal más não tive resposta com certeza, aumentaram o sinal de alguma forma aqui na minha região !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...