Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Pré amp Phono!


DkiFH

Posts recomendados

Gente é o seguinte: tenho um Sony LBT65W e ele ta funcionando perfeitamente na função Rádio, Vídeo e CD, mas na entrada Phono ele faz muito chiado e quando ligo o Toca Discos ele sai com um som bastante distorcido.

Pensei que poderia ser o CI do pré amp phono (M5218AL) e troquei ele pelo do rádio que é outro M5218AL mas o chiado continua o mesmo (e o rádio segue funcionando perfeitamente).

Segue link com imagens do circuito, e dois vídeos de demonstração do problema:
https://drive.google.com/drive/folders/1N4xkjs31kGenOySxRJH6xpbSkjkLR0MF?usp=sharing

Lista de coisas que já tentei:
Testei o Toca discos em outro amplificador
Troquei o CI do Pré phono

Troquei o conector RCA 

Testei a continuidade das pontas do cabo Flat que liga o pré ao power amp com um multímetro 

 

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, DkiFH disse:

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser? 

Testou os capacitores e resistores que vão ligados nesse CI?

A alimentação dele está correta?

 

Analise o CI que faz a função de chave seletora, as vezes ele não está comutando corretamente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 testei apenas os capacitores. vou testar os resistores quando chegar em casa.


não sou mt entendido de eletronica, na vdd sempre tenho que ficar pesquisando como fazer as coisas kkkkk... Esse CI que você mencionou seria esse que sempre está perto dos ci de pré? (Em casa verei a identificação dele pra dar uma pesquisada)IMG_20181210_104924.thumb.jpg.d8056093372b9e8092507bb6e9f08bf2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem encontrei esse ci de comutação, troquei ele com o do rádio mas continua a mesma coisa. 

 

 

Comecei a testar os resistores hoje (não deu tempo de terminar) mas surgiu uma dúvida. Existe capacitor no formato de resistor? Reparei que na placa tem uns "resistores" amarelinhos que estão indicados como C e não como R. 

 

 

Quanto a alimentação do CI de pré, ta dando 13volts entre o pino 8 e 4 (+ e -) no pré phono, já no CI do rádio ta dando 14volts. Será que essa diferença de 1v pode ser a causa?

 

 

_20181213_102744.jpg

_20181213_103534.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, DkiFH disse:

Comecei a testar os resistores hoje (não deu tempo de terminar) mas surgiu uma dúvida. Existe capacitor no formato de resistor? Reparei que na placa tem uns "resistores" amarelinhos que estão indicados como C e não como R. 

Sim, são capacitores com formato de resistor. 

A leitura é em pF. 

Essa da foto é de 220pF.

25 minutos atrás, DkiFH disse:

Quanto a alimentação do CI de pré, ta dando 13volts entre o pino 8 e 4 (+ e -) no pré phono, já no CI do rádio ta dando 14volts. Será que essa diferença de 1v pode ser a causa?

Deve ser assim mesmo, no som que eu tinha era bem parecido, era 12V se não me engano. Era esse mesmo CI. 

 

O toca discos é o original? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 O Toca Discos é um gradiente. Mas na entrada CD e Vídeo ele funciona (só que mais baixo e sem graves, o que já era esperado).

Chegando em casa vou terminar de testar os resistores... Se não der certo, vou trocar todos os capacitores por novos... Vai que...

 

Depois posto aqui no que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Terminei de trocar todos os capacitores e acabei trocando os resistores também...

 

Só que continuou a mesma coisa... 

 

Resolvi então fazer um teste: peguei a saída do M5218 e tirei a perna + do capacitor da placa e conectei a um amplificador de guitarra (direto no power amp)... Que tenho aqui em casa... 

 

Resultado: o som saiu como deveria sair (graves reforçados e agudos atenuados) e sem chiados... Ou seja, o pré phono ta fazendo o trabalho dele... 

Só que o som sai MT mais baixo do que deveria sair... 

 

Cheguei a conclusão que o problema provavelmente está em alguma etapa de pré amplificação que está entre o pré phono e o power do LBT65W... (Será?)

 

Se eu não achar o problema logo, penso em reutilizar os componentes do pré phono e a placa do power e fazer um amplificador só pro toca discos mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei procurar o esquema, mas não achei... 

Quando é assim eu faço o seguinte:

Vá seguindo as trilhas desses capacitores, provavelmente chegam no ci 4052. 

Os componentes que tiverem no caminho, você testa. 

Uma ideia interessante é usar seu amplificador pra seguir o sinal. Adapte uma ponta de prova nele e vá encostando nos pontos de solda até achar onde fica ruim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 sua dica foi muito boa... Fiz isso e acabei descobrindo que na placa do pré inteira não há problema algum... 

 

O que acontece é que há um conector de três fios que leva os canais esquerdo e direito para o equalizador no painel frontal... De lá o som volta para a placa de pré por um conector com vários pinos que por sua vez leva o sinal até o cabo flat que vai pro power amp... Antes do conector de 3 fios o som está okay... Mas depois que volta pra placa ele volta distorcido... Então já sei que é algo na placa do painel frontal...

 

Como estou sem tempo e paciência resolvi de um jeito meio tosco mas deu certo...

 

Graças a sua dica de seguir o sinal descobri que todas as funções do aparelho funcionam ao mesmo tempo... O que muda é a saída do chaveador.

Pensando nisso, peguei o sinal que sai do pré phono e soldei um fio dele para a entrada RCA do vídeo (que nunca foi usada pra nada)... Resumindo... Agr quando quero escutar o vinil ligo o aparelho no vídeo... kkkkkkk 

 

Graças as suas dicas consegui resolver de maneira satisfatória o problema e ainda aprendi muitas coisas novas. 

 

Muito Obrigado por ter me ajudado tanto!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então agora ficou fácil resolver de vez...

Com certeza na placa do painel tem uma função que só é ativada no modo Phono, pois as outras funções estão normais.

Você disse que trocou o CI chaveador, pode ser ele. Como eu disse tem vários do mesmo, fazem função no toca-fitas também. Pode ser que você trocou o errado por engano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...