Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VRM placa-mãe acima de 120ºC


Posts recomendados

Bom Dia,

 

Galera seguinte:

Comprei um PC recentemente para trabalhar com renderização e me deparei com seguinte situação. Quando faço render o processador atinge 63ºC, Diodo do processador 75ºC e a VRM da placa-mãe 122ºC. Vou colocar outros dados para ficar mais explicativo:

  • Idle: CPU: 23ºC, Diodo CPU: 33ºC, VRM 48ºC.
  • Jogando: CPU: 47ºC, Diodo CPU: 57ºC, VRM 60ºC.
  • Renderização: CPU: 63ºC, Diodo CPU: 75ºC, VRM 122ºC.
  • Ambiente: 28ºC

 

Não fiz OC em nenhum componente. Não sei se preciso trocar de CPU Cooler ou mudar alguma tensão, mas aí não sei de muita coisa. 

A configuração do PC é seguinte:

R7 1800X

GA-A320M-SH2

16GB DDR4 2400MHZ HyperX

RX 570 8GB MSI

HD 2TB Seaguete

Fonte EVGA 650W Gold Plus

Cooler MasterAir MA410P

Gabinete Sharkoon TG5: 3x 12cm Frontal, 1x 12 cm Traseira. 

 

Eu instalei outro cooler de 12cm no dissipador do CPU Cooler, mas não adiantou muito. Já troquei a pastar térmica pela artic silver 767 e não vi mudança.

Não sei quanto as VRMs aguentam de temperatura desta mobo, mas a temperatura do processador também me preocupa na renderização.

 

Peço ajuda há vocês 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Diego Justos disse:

GA-A320M-SH2

O problema está aí, essa MB não foi feita para processadores com capacidade de OC. Para um 1800X deveria ser pelo menos uma B350.

Leia o artigo abaixo(mas tem outros mais atuais):

http://peperaiohardware.com/vrm-e-fases-de-alimentacao/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas da CPU estão OK. O problema está nas VRMs mesmo. A escolha da placa-mãe foi equivocada. É tipo colocar motor do Cruze 2.0T num Celtinha. O carro não tem estrutura para o motor. Foi pensado para usar 1.0 e, no máximo, 1.4. Mesmo caso da A320. Não foi pensada para usar R7. Funcionar, funciona, mas apresenta este tipo de problema.

Solução? Trocar a placa-mãe por uma mais "parruda", como uma B350 ou até superior. Por agora? Tenta direcionar um fan soprando sobre as VRMs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, PedraX disse:

O problema está aí, essa MB não foi feita para processadores com capacidade de OC. Para um 1800X deveria ser pelo menos uma B350.

Leia o artigo abaixo(mas tem outros mais atuais):

http://peperaiohardware.com/vrm-e-fases-de-alimentacao/

É que já imaginava. Quando comprei sabia deveria ter pego alguma B350. Mas não veio nenhuma na promoção, realmente foi um erro esta escolha.  Mas este CPU cooler, vai aguentar. Porque ai já troco os dois.  

adicionado 1 minuto depois
18 minutos atrás, Kleber Peters disse:

As temperaturas da CPU estão OK. O problema está nas VRMs mesmo. A escolha da placa-mãe foi equivocada. É tipo colocar motor do Cruze 2.0T num Celtinha. O carro não tem estrutura para o motor. Foi pensado para usar 1.0 e, no máximo, 1.4. Mesmo caso da A320. Não foi pensada para usar R7. Funcionar, funciona, mas apresenta este tipo de problema.

Solução? Trocar a placa-mãe por uma mais "parruda", como uma B350 ou até superior. Por agora? Tenta direcionar um fan soprando sobre as VRMs

valeu pela explicação. Vou fazer isso, não quero comprometer o sistema. Esse CPU cooler, vai aguentar to achando ele meio fraco. 

adicionado 3 minutos depois
19 minutos atrás, PedraX disse:

Poderia tentar fazer um underclock na BIOS

Ja alterei algumas coisas, mas realmente como você mesmo disse a mobo não aguenta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Diego Justos disse:

Mas este CPU cooler, vai aguentar.

Mas ele aguenta ! Se puder coloque o segundo FAN.

O cooler que escolhí  para meu 1800X é o Lucifer V.2

E para evitar maiores danos ao processador recomendo limitar o clock do processador, deve estar no automático e aí ele eleva o clock puxando mais corrente. Já tive uns piripaques com o meu e mantenho ele a 3,7Ghz, mas minha MB tem bem mais VRM que essa 320(é uma 470) , o que aliás eu recomendo porque poderá pensar em upgrade quando sair o Ryzen 2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, PedraX disse:

E para evitar maiores danos ao processador recomendo limitar o clock do processador

O problema é que, da mesma forma que as A320 não tem opções para overclock, elas também não tem opções para underclock... Mas a tentativa é válida. 

Com relação ao seu cooler, aparentemente é um bom componente. Acredito que é suficiente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, PedraX disse:

Mas ele aguenta ! Se puder coloque o segundo FAN.

O cooler que escolhí  para meu 1800X é o Lucifer V.2

E para evitar maiores danos ao processador recomendo limitar o clock do processador, deve estar no automático e aí ele eleva o clock puxando mais corrente. Já tive uns piripaques com o meu e mantenho ele a 3,7Ghz, mas minha MB tem bem mais VRM que essa 320(é uma 470) , o que aliás eu recomendo porque poderá pensar em upgrade quando sair o Ryzen 2.

beleza. Ja to indo comprar. Vou seguir seu conselho. Obrigado pela ajuda. 

adicionado 0 minutos depois
49 minutos atrás, Kleber Peters disse:

O problema é que, da mesma forma que as A320 não tem opções para overclock, elas também não tem opções para underclock... Mas a tentativa é válida. 

Com relação ao seu cooler, aparentemente é um bom componente. Acredito que é suficiente. 

Ainda bem, se não ja ia trocar o cooler tb. Mas valeu pela dica. Abraços.

adicionado 0 minutos depois

Favor fechar o tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...