Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de Força derretendo, sugestões~


Visitante
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá,

Minha configuração atual é o PC da assinatura, mas pra deixar claro aqui, no momento é o processador é o Core i7-980X @ 4.27 GHz, e a GPU é uma GeForce GTX 1060 6GB (Zotac AMP!), creio que seja o que é relevante nesse momento, além da minha fonte, Corsair CX750, que eu acredito ser o bastante para suprir o PC e dar alguma margem de sobra.

 

Meu problema na realidade não é a fonte (creio eu), mas sim meu cabo de força, pois há poucos minutos eu estava a jogar um game que demanda bastante tanto do processador, quanto da GPU, as temperaturas do sistema estavam ok, mas comecei a sentir um cheiro de queimado e quando me dei conta, era o cabo de força que além de estar quente, dava sinais de um leve derretimento. 

 

Quando comprei o cabo em questão, não concebi que talvez houvessem diferenças entre os cabos, imaginei que "todos são iguais", portanto, o derretimento do cabo nunca me foi uma preocupação, até agora quando eu percebi isso. E por via das dúvidas, baixei os clocks do processador e tudo mais para níveis mais baixos, ainda estou em overclock mas agora é bem mais leve do que eu estava. Por fim, minhas dúvidas são as seguintes:

 

O problema é mesmo com o cabo? Se sim, há alguma marca recomendada ou informação relevante que eu devo considerar antes de comprar um novo cabo?
Obrigada.

 

p.s. Peço desculpas se estiver na área errada, mas imagino que energia seja a área correta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Subi as fotos no Google Drive: https://photos.app.goo.gl/fZQYyDnfVxdkxeWk7

A ponta conectada a fonte e o conector da fonte me parecem ok, até mesmo a área do cabo próxima ao conector.

Porém o local que o derretimento começou a ocorrer, foi na ponta que vai na tomada do filtro de linha, fora isso, notei que o cabo esquenta quando estou jogando algum game que seja "pesado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo  pode ser culpa da tomada, da instalação elétrica ou até mesmo do filtro de linha que não estão dando conta da potência requerida pelo sistema. Quanto ao cabo, a única diferença que conheço é com relação à corrente de operação: 10 ou 20 amperes. Troque o cabo e verifique os encaixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Amanda Gonçalo disse:

A ponta conectada a fonte e o conector da fonte me parecem ok, até mesmo a área do cabo próxima ao conector.

Porém o local que o derretimento começou a ocorrer, foi na ponta que vai na tomada do filtro de linha, fora isso, notei que o cabo esquenta quando estou jogando algum game que seja "pesado".

Menos mal.. Geralmente, esse problema ocorre junto à fonte e daria dor de cabeça maior, pra arrumar.. No seu caso, tá tudo certo..

 

Pelo jeito é só um cabo meia-boca mesmo.. Trocando, deve resolver..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra dúvida, pesquisei alguns cabos na internet, segundo as specs meu filtro de linha é 10A, então presumo que eu deva comprar um cabo da mesma corrente. Porém vi cabos rotulados como 0.75 mm, 1.0 mm, etc; Qual desses eu deveria comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Isso é mal contato no conector que causou aquecimento/faiscamento e derreteu. Procure por um cabo de força de qualidade, de 10A e 250V com pelo menos 1,0mm² de bitola dos cabos internos (neutro, fase e terra). Evite comprar marcas desconhecidas e/ou com cabos internos de 0,75mm². Procure no Google, tem várias lojas que vendem cabos de qualidade, para PCs como o seu que demandam muita energia, ainda mais com o overclock. Veja também se a tomada que seu PC está ligado tem condutores de pelo menos 1,5mm² e de preferência com aterramento por segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...