Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro divisor de tensão resistor shunt


Posts recomendados

Pessoal ,é o seguinte estou pretendendo fazer um bom amperímetro para mim ,minha pequena duvida é no divisor resistivo de tensão ,sera que a corrente ,corrente no voltímetro que mede a tensão no resistor shunt  é grande ?? Eu tenho uma imagem ,ajudai pessoal thanks!

IMG_20181214_021303.jpg

adicionado 27 minutos depois

Na verdade quero saber a corrente que passa no voltímetro ,por que se for utilizar nas entrada de amostragem no microcontrolador seria grande demais por exemplo 10amperes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Carlosfrances disse:

,corrente no voltímetro que mede a tensão no resistor shunt  é grande ??

A tensão é e precisa ser bem pequena. Tão tão pequena que você deve você deve lançar mão de um amplificador [operacional] pra ela.

O seu desenho só teve boa intenção mas infelizmente está incorreto pro caso de shunt de corrente. Se a gente considerar R2 como a sua carga, o R1 deve ser beeemmm baixo de modo da dar tensão de alguns uV microvolts.. por isso deve ser amplificado pra que se converta pra alguns V de modo que o mc consiga "enxergar" a tensão, capiste?

Um mc que já tem amplificador é p.ex. o attiny26..261. No momento oportuno considere estudar ele. Ele é bem bom pra este seu caso. Com ele você pode medir diretamente algumas dezenas de mV com resolução de algumas dezenas de uV... coisa que outros mc's não fazem...

 

pra

6 horas atrás, Carlosfrances disse:

10amperes 

num shunt duns 0,01R e um multímetro na escala 200mV... pergunto.. quantos V ele vai mostrar??...

É só pra gente se sintonizar. Se tiver dificuldade nisso, esta vai ser um pouco maior

 
 
 
6 horas atrás, Carlosfrances disse:

corrente no voltímetro que mede a tensão no resistor shunt  é grande ??

Ah tá... Falei mais que a boca, desculpe.... Pra circuito com shunt eu deixo você considerar esta corrente como zero...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora gata valeu kkkkk quer dizer que esta corrente que percorre no voltímetro é considerado como zero??então é por isso que se usa essa tensão como amostra no microcontrolador  no canal ADC ?por que a corrente é considerada zero?

adicionado 16 minutos depois

attiny26..261. No momento oportuno considere estudar ele. Ele é bem bom pra este seu caso. Com ele você pode medir diretamente algumas dezenas de mV com resolução de algumas dezenas de uV... coisa que outros mc's não fazem...                                                                              achei interessante este microcontrolador ..... No caso se a corrente for grande 50 ou 70 amperes ,essa corrente medida pelo voltímetro no resistor shunt queimaria o microcontrolador ???já que você disse que a corrente é considerada como zero!!!😎turn now Dow up  kkkkkkkk  relaxa aí kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...de boa amigo...

Sim  ... proporcionalmente ou se comparada a que está passando pelo shunt, não entra nada no mc e no voltímetro.

Sim também amigo. Estes 50 70 ou 1000A não entram no sistema medidor pois ele mede a tensão que esta corrente provoca entende? P.ex. num shunt de 1mOhms passando uma corrente de 1000A vai ter só 1V o que  o mc mede com tranquilidade.

Pra corrente alta o pessoal usa usar aquele sistema do alicate amperímetro - algo como um indutor - e não shunt. Por questão de comodidade e segurança, entende?

medidor-de-corrente-de-fuga-ca.jpg

 

IMG_2909.png

 

CME64_1.jpg(to tendo um de ja vu)

 

Aquele mc é bonzinho pra projeto com corrente menor tipo dum carregador de bateria

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

😜😗

ISADORAFERRAS eu estou apaixonado por você kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não existe no mundo uma resposta mais esclarecedora que esta i love you to night kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk entendi v=r.i V=1000*1000A=1volte yessssss yes valeu thanks! 

adicionado 17 minutos depois

No caso eu enrolei um transformador de microondas e quero saber a corrente dele ,estava pensando em usar um resistor shunt ,esta aqui !

 

adicionado 19 minutos depois

 

IMG_20181214_141036.jpg

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o desenho esta errado no lugar da fonte uma bateria ,é o seguinte a lâmpada consome 1 amperes ,o resistor é de 0,1ohms fazendo os cálculos V=0,1*1A=0,1Voltes ou 0,100mV cada 0,100mV é 1Amperes? Correto? Eu queria medir com um shunt a corrente que passa no meu transformador !!!!!!!

adicionado 6 minutos depois

Acho que o desenho esta errado no lugar da fonte uma bateria ,é o seguinte a lâmpada consome 1 amperes ,o resistor é de 0,1ohms fazendo os cálculos V=0,1*1A=0,1Voltes ou 0,100mV cada 0,100mV é 1Amperes? Correto? Eu queria medir com um shunt a corrente que passa no meu transformador !!!!!!!

IMG_20181214_151648.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carlosfrances disse:

ISADORAFERRAS eu estou apaixonado por você kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não existe no mundo uma resposta mais esclarecedora que esta i love you to night kk

 

Vixi essa noite promete ein ... quero ver como vai ficar o day after kkkkkk

 

Paulo

adicionado 2 minutos depois

@Carlosfrances ,

 

Interessante, você me lembrou alguém que há alguns anos passou por aqui kkkkk

 

Paulo

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkk Deus Me livre kkkkkk

adicionado 9 minutos depois

É ahaaaaaaaaaa  eu sou o batimam kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk diz Paulo kkkkkkkkkkkkkkkeé bom rever os amigos kkkkkkkkkk

adicionado 13 minutos depois

Queria saber se dá PRa  medir sem eletrólise como carga ,esse transformador apenas como carga no lugar da lampada alguns resistores em paralelo de baixíssima resistência ,se o transformador esquentar é porque cheguei mo limite da corrente não vou retifica lo por que os diodos  bridges podem esquentar ou queimar medirei a corrente AC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Carlosfrances disse:

a lâmpada consome 1 amperes ,o resistor é de 0,1ohms fazendo os cálculos V=0,1*1A=0,1Voltes ou 0,100mV cada 0,100mV é 1Amperes? Correto?

100% correto

 

6 horas atrás, Carlosfrances disse:

eu estou apaixonado por você

110% errado.

 

1 hora atrás, Carlosfrances disse:

Queria saber se dá PRa  medir sem eletrólise como carga ,esse transformador apenas como carga no lugar da lampada alguns resistores em paralelo de baixíssima resistência ,se o transformador esquentar é porque cheguei mo limite da corrente não vou retifica lo por que os diodos  bridges podem esquentar ou queimar medirei a corrente AC

Sim dá certo. Pra uma tensão aproveitável pra eletrolise, penso que tem que dar pelo menos uns 6Vac pois pode perder 1,5V na ponte.

 

Dica de e para pobre que não tem alicate amperímetro...: pra medir corrente alta ou altíssima, primeiro calibre p.ex. com 2A. Agora meça a V no próprio fio tipo numa distância duns 10cm. Digamos que com 2A deu 2mV. Agora pode tirar o shunt calibrador e estes 10cm serão  seu shunt parrudão. Se der 100mV, quantos amperes estão passando?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200Amperes kkkkk então agora que tenho o shunt digamos que um pedaço de cobre basta apenas ligar o alicate amperímetro, ou se não tiver o alicate, colocar um amperímetro em serie com o shunt fechando o circuito?tipo assim na imagem?

IMG_20181214_225710.jpg

adicionado 12 minutos depois

Ha !e Esta tudo 100%  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Artsgraficas kkkkkkkkkk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Carlosfrances disse:

tipo assim na imagem

Sim amigo. Este seria só seu calibrador, entende? Depois o 'amp' seria sua carga...

 

16 horas atrás, Carlosfrances disse:

200Amperes

fácil demais... Compliquemos... E se você medisse no calibrador 03.7mV a 5.87A e depois no seu shunt tivesse 66,6mV ... quer ver se consegue fazer esta conta do capeta.... Só pra constar, multimetro na escala 200mV AC é meio raro e/ou caro mas existe.

 

Um pedaço de cobre deve te atender seu momento tranquilamente apesar de variar a resistência com a temperatura. O que geralmente se usa é um fio liga **prothal ...  **PROTAL *****! não quer sair o **! ... é a autocensura do forum,,,  ridí**lo! Baralho!!... kk ... é o símbolo do cobre. só zoando...é ***** mesmo. (funciona! kk)

Este elemento (cuprothal agora serio) não varia nada com a temperatura. Fica vermelho mas a resistência é a mesma. Trem doido...

 

Quando e se for fazer com mc algum dia, considere os sensores de corrente não invasivos que te falei lá atrás...

 

puts... esqueci de dizer... do jeito que está vai dar um baita curto. Tarde demais?? Pra ajuste você vai precisar de uma carga controlada...

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...