Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete para melhor gerenciamento de cabos


Posts recomendados

EDIT: Situação atualizada neste post aqui!

 

Olá pessoal!

Gostaria de saber se existe algum procedimento padrão para realizar um cable management. Por exemplo, qual a ordem de ligar os cabos? Precisa estar todos os componentes dentro do gabinete antes para facilitar?

 

GABINETE Raidmax Super Altas

702541941_RaidmaxSuperAltas.thumb.jpg.61dda185edd53c4db8ebc4217af55eac.jpg

 

Meio que entendo na teoria como deveria realizar o processo, mas nunca fiz na prática. Atualmente meu gabinete por dentro está virado em uma zona e é difícil ligar 2 HDs, 1 SSD e 1 drive óptico, pois está tudo entulhado no meio ainda mais com uma GTX 1070 ocupando toda a travessia central, sendo que desativei o drive para colocar o SSD por conta disto.

A fonte tem os cabos durões para torcer, e fica a questão adicional: Posso forçar sem medo, como também tentar fechar a tampa pressionando os cabos?

 

Tentei procurar alguns vídeos por aí para ter uma noção, mas só encontrei este que foi realmente útil e pensei em fazer um procedimento parecido:

Spoiler

 

Setup

CPU i5-4690

MOBO B85M/E-BR

Cooler TX3 EVO

GPU GTX 1070

4x RAM

FONTE Corsair CX500

2 HDs 3.5'

1 SSD

1 Drive óptico

(obs: até removi as FANs pelo aperto)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O espaço pra cable management desse gabinete é grande ou pequeno? se for um espaço um pouco mais estreito tu vai ter que ter paciência para arrumar pra não ficar tão apertado lá atrás e dentro também;

Como parece que tu tem bastante componentes ligados eu recomendaria a compra de um gabinete maior para organizar melhor isso aí, tem muitos baratos, por exemplo esse do vídeo que você mostrou custa 160R$ e é bom para fazer cable management além de ser um custo/benefício ótimo, o nome é BG-015 da Bluecase...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Olha, esse gabinete internamente é bem parecido com meu NZXT Tempest e sendo bem honesto, é mt ruim fazer cable management nesses gabinetes + antigos (pré 2015) que tem todas as baias de HDDs e CD e além disso elas serem viradas pra dentro... Imagina pra mim q tenho 3 HDDs, 1 SSD e uma controladora de 5 fans na baia de DVD.... Eu já desisti do cable management do meu, botei do jeito q dava e só vou pensar nisso agora qd trocar o gabinete. Até tava mirando num Corsair 400C ou um Sharkoon TG5 porque parecem ser bem espaçosos, o que me lasca é q hj ta difícil achar um gabinete espaçoso q tenha baia pra 3 HDDs de 3,5...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

você tem 2 formas de abordar esse assunto.

Primeira, pega todos os fios que sobram e amontoa tudo junto próximo na fonte ou algum lugar onde não da para ver e deixa o mínimo possível entre as peças principais, esse é o basicão, e eu pessoalmente não gosto porque a longo prazo aquele amontoado de fios irá virar um acumulador de poeira absurdo que ficará impossível limpar.

 

A segunda forma já exige um pouco mais de paciência, é você pegar os cabos ver o comprimento deles e traçar a melhor rota, para que você consiga usar ele todo sem precisar enrolar o que sobra, assim você fica com um sistema mais limpo e mais fácil de limpar, outra solução para isso também é ter cabos customizados, você manda fazer o cabo na medida exata, então nada fica sobrando ou faltando.

 

Se você quiser posso colocar umas imagens aqui do meu PC, que modéstia a parte, achei que ficou bem ajustado tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lost Byte disse:

Por exemplo, qual a ordem de ligar os cabos?

 

nao existe isso.. desde que tudo esteja já conectado ou em vias de ser..

5 horas atrás, Lost Byte disse:

Precisa estar todos os componentes dentro do gabinete antes para facilitar?

 

 

é meio obvio isso..

 

 

mas no geral, é ter criatividade e paciencia.. eu nao vejo isso como um bixo de 7 cabecas ou nenhuma ciencia extraordinária que exija nada alem dessas 2 coisas.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Solutionn. @Steeveantonichen

Aí que está, nunca tentei realizar o gerenciamento de cabos. Este fim de semana estou com o horário meio apertado, mas assim que possível vou tentar achar umas braçadeiras e ver o que posso fazer.

No momento não pretendo mudar de gabinete, por isto quero ver uma solução temporária. Queria mesmo é um gabinete full tower, mas o preço me corre. 🤣

 

@Rolf William Gewers

Obrigado pelas dicas, vai ajudar muito na hora do experimento.

 

@rodrigo.dcvieira

Sou meio medroso para este tipo de coisa, sempre acho que vou acabar estragando algo. Sobre colocar as peças antes de começar, foi meio que por ter assistido a alguns vídeos por aí, alguns colocavam certas peças primeiro, parecendo que havia alguma ordem, então fiquei na dúvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Lost Byte disse:

Sou meio medroso para este tipo de coisa, sempre acho que vou acabar estragando algo. Sobre colocar as peças antes de começar, foi meio que por ter assistido a alguns vídeos por aí, alguns colocavam certas peças primeiro, parecendo que havia alguma ordem, então fiquei na dúvida.

 

imagino o que seja.. você deve ter visto pessoas ja colocarem a placa-mãe com memoria, processador e cooler ja instalados.. se for isso, é uma maneira de fazer.. tb faco assim, ajuda mais, principalmente com a placa-mãe na horizontal.. no mais, nao tem muitos mistérios.. veja o cable management q fiz no meu:

IMG_20181215_171202.thumb.jpeg.73864cb6ad5d6117537fd800d032fc99.jpeg

 

comprei esse gabinete, na epoca o mais barato q tinha.. sabia q poderia ter problemas.. mas pode ver que todo está devidamente colocado, nao há fios pendurados, entulhados, nada.. mas pra ficar assim eu levei um dia inteiro fazendo e refazendo, colocando, usando abracadeiras de nylon pra fixar tudo e o resultado final foi esse.. as temperaturas sao baixas, nao ficou nada com aspecto de gambiarra, enfim. dentro do que era possivel fazer e do espaco minusculo, creio q foi um bom trabalho.. fruto da minha enorme paciencia e criatividade em tentar colocar as coisas nos melhores lugares possiveis visando estética e funcionalidade

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, finalmente resolvi fazer o cable management, e o resultado me surpreendeu muito... Ficou bem pior do que já era! 🤣

Como o amigo @Steeveantonichen disse antes, meu gabinete é de um modelo antigo que dificulta e muito passar os cabos por trás dele, sem falar que é muito difícil fazer caber os componentes que usam conexão SATA.

Percebi que nem daria para fechar a tampa também, pois teria que pressionar muito os cabos. Até pensei em deixar aberto mesmo, mas depois que tirei a placa de vídeo para ajustar as coisas, não teria como colocar ela novamente, pois seria arriscado posicionar o gabinete deitado devido aos cabos... Basicamente, terei q voltar a estaca zero.

 

EDIT: Aproveitando o tópico, agora me bateu a raiva e estou com vontade de comprar um gabinete melhor, como o BG-015 que o amigo @.Solutionn.  citou lá no início. Vou dar uma garimpada no preço. Como tenho um orçamento até uns R$300, teria outro modelo mais em conta? Não me importo com a aparência externa.

 

Outra coisa que poderia me facilitar um pouco seria uma fonte modular, que já planejava pegar com o tempo para montar um 2º PC. Neste caso, qual seria melhor investir de início?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Lost Byte disse:

Então pessoal, finalmente resolvi fazer o cable management, e o resultado me surpreendeu muito... Ficou bem pior do que já era! 🤣

Como o amigo @Steeveantonichen disse antes, meu gabinete é de um modelo antigo que dificulta e muito passar os cabos por trás dele, sem falar que é muito difícil fazer caber os componentes que usam conexão SATA.

Percebi que nem daria para fechar a tampa também, pois teria que pressionar muito os cabos. Até pensei em deixar aberto mesmo, mas depois que tirei a placa de vídeo para ajustar as coisas, não teria como colocar ela novamente, pois seria arriscado posicionar o gabinete deitado devido aos cabos... Basicamente, terei q voltar a estaca zero.

Hehehe, exatamente como eu disse, been there, done that. Eu desisti tb, simplesmente não dá. E olha q minha fonte é full modular.

 

10 horas atrás, Lost Byte disse:

EDIT: Aproveitando o tópico, agora me bateu a raiva e estou com vontade de comprar um gabinete melhor, como o BG-015 que o amigo @.Solutionn.  citou lá no início. Vou dar uma garimpada no preço. Como tenho um orçamento até uns R$300, teria outro modelo mais em conta? Não me importo com a aparência externa.

Olha, esse BG015 tem o fluxo de ar meio ruim, é o que eu ouço sempre dele. Gabinete é algo que vale à pena pegar algo bem perto do limite do orçamento porque dura muitos anos. Com a minha experiência do meu atual e de ter manipulado alguns outros em outras builds de amigos/familiares/clientes, eu acho o seguinte, na minha opinião:

1. Tem que ter local pra 2 ou 3 fan/radiador 120/140 tanto em cima como na frente. Regra geral é q radiador deve ficar na frente, mas é sempre bom o gabinete ter todas as possibilidades. Por isso n curto vários modelos caros tipo o NZXT S340 porque ele só tem local pra 1 fan no topo (e nem filtrada é). E tem q ter espaço no topo pra n bater as fans num dissipador ou nas RAMs.

 

2. Tem q ter filtro de poeira em TUDO q é entrada de fan. Tanto em cima, como na frente, como embaixo, na fonte, e tudo de encaixe magnético pra facilitar a limpeza. E a da fonte tem q ser daquelas q você puxa o filtro por trás, e não tem q tombar o gabinete pra tirar. Isso vai ajudar muito caso queira pressão positiva, negativa ou neutra, você tá preparado pra qualquer situação.

 

3. Não ter tampa lateral furada ou qq outro local com furos ou entradas de ar q n sejam filtradas. O meu atual tem furação na tampa pra fan de tampa e é uma desgraça, enche de poeira por causa disso, afinal, n tem filtro nela. Recentemente mudei todas as minhas fans pra intake pra pegar pressão positiva forte, pra ver se ao menos ameniza um pouco a poeira. O problema é q o meu n tem filtro de poeira pras fans do topo, então vai acabar entrando poeira nelas agora (antes elas eram exaust). Tá percebendo porque é bom o gabinete estar preparado pra qq situação? Tem q ter filtro de poeira em todo canto.

 

4. Se quiser acrílico ou vidro temperado, q eu acho particularmente muito bonito, é melhor um modelo com maçaneta, tipo o Corsair 400C. Se for o esquema do vidro temperado com 4 parafusos, tem q ser um q o fabricante pensou antes de projetar e colocou o esquema de você apoiar o vidro em 45º antes de encaixar pra parafusar, porque vai facilitar MUITO. Eu manipulei os 2 tipos e o q você pode apoiar 45º é infinitamente superior, você consegue fazer sozinho. Os q n tem isso, é um saco pra tirar e colocar o vidro sem apoio, segurar o gabinete atras, o vidro na posição e ainda rosquear os 4 parafusos. Alto risco de derrubar algo se for fazer sozinho.

 

5. Ter PSU Cover removível na parte de baixo do gabinete com várias entradas pra passar os cabos. E q tenha ao menos 3 baias de 3,5" embaixo desse cover (esse é o mais difícil de achar hj, por isso ainda n troquei o meu, eu uso 3 HDDs 3,5 + 1 SSD 2,5).

 

6. Ter bom cable management, de preferência com a chapa q vai a placa-mãe tendo uma defasagem pra facilitar os cabos. Se tiver aqueles velcro e etc, melhor ainda.

 

7. Ter botões bons. O meu botão power ta quase morrendo e provavelmente vou ser forçado a trocar o gabinete qd ele morrer.

 

8. Se quiser LEDs e RGB em todo canto (todos sabemos q RGB aumenta o FPS), tem q ter um local pra colocar os hubs/fiarada porque atualmente nenhum sistema conversa com os outros, é um saco isso. Não há um único HUB pra fans e RGB q faça tudo e q seja compatível com os programas famosos, tipo Ayra Sync ou Mystic Aura. Os HUB de fan das marcas grandes tipo corsair, NZXT, etc, só controlam as Fans. você tem q comprar outro HUB pra controlar os RGB das fans e fitas. Aí são 2 hubs e mais uma bagaceira de cabos. O menos pior q achei até hj foi o Pacelight da Sharkoon q o mesmo hub controla 4 fans e até 6 LEDs, mas ele n é compatível com Aura Sync nem nada, tem q usar o software próprio deles, q é bem fraco. Simplesmente não há uma solução prática e simples no mercado, mesmo tendo mt dinheiro pra torrar.

Levando todos esses pontos em consideração e ainda não custar uma fortuna, hj eu to dividido entre o Sharkoon TG5 (tem versão dele com led de cor fixa na casa dos 280 pila ou com tudo RGB por 340) e o Corsair 400C (q antigamente tinha por 350 mas hj ta falta de estoque em todo canto, qd acha ele ta 500 conto)

O Corsair atende quase todos os pontos com maestria, só q ele n tem espaço pra 3 HDD's 3,5" e a lateral dele n é vidro, é acrílico. E tb n tem dos melhores cable management nem vem com fans, só 2, mas da pra desenrolar. Mas é bonito, bem construído, a portinhola de maçaneta é uma mão na roda.

 

O Sharkoon TG5 vem já com 4 fans iguais (ajuda a manter uma aparência padronizada) e se for a versão RGB ele já vem com um HUB RGB (q n controla as fans, só o RGB delas). Ele tem possibilidade de 3 HDDs 3,5 embaixo do cover, tem bom cable management, entradas de fan tudo filtrada, etc. Mas o vidro é do esquema ruim de colocar e tirar com os 4 parafuso, o filtro de poeira da PSU dele é daqueles ruim q tem q tombar o gabinete pra tirar/colocar, e os pezinhos dele são mt baixos, eu n gostei.

 

Basicamente é isso, fiz quase uma bíblia aqui hahuahuahu. Mas fica minhas observações pra qm ler tudo. Ainda n decidi porque o meu ainda ta funcionando tudo, apesar das raivas q ele me dá, mas tenho pesquisado mt sobre gabinete. E a realidade dos modelos disponíveis no Brasil piora mt a situação. Mas eu entendo q sou meio exigente.

 

10 horas atrás, Lost Byte disse:

Outra coisa que poderia me facilitar um pouco seria uma fonte modular, que já planejava pegar com o tempo para montar um 2º PC. Neste caso, qual seria melhor investir de início?

Se pegar um gabinete bom, talvez n precise de uma fonte modular. Se for pegar independente do gabinete, a melhor menos cara q eu acho é a CX550M q é semi modular, boa qualidade e potencia e custa na faixa dos 340 pila.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen

Obrigado pela excelente explicação e pontos de vista. O modelo da Sharkoon realmente me pareceu muito bom, mas só senti a falta de uma baia para drive de optico, a não ser que eu compre um drive externo mais tarde, o que se torna uma despesa. Fora isto, as poucas desvantagens que você citou dele ainda assim me agradam muito.

 

46 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

esse BG015 tem o fluxo de ar meio ruim, é o que eu ouço sempre dele

Comparando ao meu atual gabinete, deve ser excelente. Depois vou postar uma foto como ele estava antes, sendo que até hoje não sei como a placa de vídeo conseguia respirar com tanto cabo na frente das FANs dela e a fonte virada pro lado contrário do que deveria empurrando o ar quente para dentro do gabinete.

 

O modelo Corsair sai do meu orçamento.

 

Outro modelo que o pessoal costuma recomendar é o Aerocool Aero 500 e achei bem legal. Enfim, fico entre estes 3 no momento:

Sharkoon TG5, Bluecase BG-015 e o Aerocool Aero 500

Triste que nesta época tem muitos feriados, o que vai atrasar (ainda mais) as entregas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Lost Byte disse:

O modelo da Sharkoon realmente me pareceu muito bom, mas só senti a falta de uma baia para drive de optico, a não ser que eu compre um drive externo mais tarde, o que se torna uma despesa. Fora isto, as poucas desvantagens que você citou dele ainda assim me agradam muito.

A n ser q você use drive otico diariamente pra fazer muita coisa e essa baia seja essencial, eu preferiria ir de externo mesmo. É melhor pro cable management, pra ventilação e estética do gabinete tb.

 

17 minutos atrás, Lost Byte disse:

Comparando ao meu atual gabinete, deve ser excelente. Depois vou postar uma foto como ele estava antes, sendo que até hoje não sei como a placa de vídeo conseguia respirar com tanto cabo na frente das FANs dela e a fonte virada pro lado contrário do que deveria empurrando o ar quente para dentro do gabinete.

Mas o problema do BG-015 é q se n me engano as entradas de ar pras fans frontais são insuficientes. Mesmo com fans fortes ele n puxavam um fluxo bom pela frontal.

 

17 minutos atrás, Lost Byte disse:

Outro modelo que o pessoal costuma recomendar é o Aerocool Aero 500 e achei bem legal.

Eu tb costumo recomendar o Aero 500 porque no custo benefício ele é imbatível, pra grande maioria das pessoas vai atender super bem, é bem construído e sempre rola promoção dele por 160 pila (o preço normal de 200 já é matador tb, por 160 então...). Mas depois q vi um pessoalmente ele me pareceu mais apertado do q nas fotos. Mas ainda é uma excelente opção, embora eu n curta ele ter baia pra disco ótico (q pra você já é um plus). E n tem PSU cover tb.

 

17 minutos atrás, Lost Byte disse:

Enfim, fico entre estes 3 no momento:

Sharkoon TG5, Bluecase BG-015 e o Aerocool Aero 500

Triste que nesta época tem muitos feriados, o que vai atrasar (ainda mais) as entregas.

Entre esses 3, se tiver cacife pra ir no sharkoon, é a melhor opção eu creio. Alguns modelos q parecem bons pelo preço mas q n vi testes e n sei opinar são os da Pichau (marca pichau mesmo) tipo o Pouter 2 ou o Dragoon, pelas fotos e preço, parecem ser bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen

Achei um modelo meio desconhecido do público, um Sharkoon da série Skiller. Achei muito atraente em tudo, principalmente as laterais um tanto estufadas que ajudam no gerenciamento de cabos, porém só tem uma loja que vende ele, custando uns R$260 com frete já. Não sei ao certo se é modelo novo e por isto pouca disponibilidade no nosso território.

Abaixo um review detalhado:

https://www.phe.com.br/24/11/2018/sharkoon-sgc1/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Esse gabinete tem na loja que explode, link: Sharkoon Skiller SGC1 Window, comprei um quase igual da mesma marca chamado VS7 Window e até agora me atendeu bem, não tenho muitas peças também, só 1 HD, 1 ssd, e fans ligados na parte de trás, comprei sem avaliações pois eu curti bastante e realmente é bom, porém no anúncio diz ser compativel com WC na parte de cima mas como não tenho não sei informar se realmente cabe um de radiador um pouco largo, mas na parte da frente cabe um de 240mm, o fluxo de ar é bom mas ainda não comprei fans melhores pois o fluxo de ar dessa que vem frontais são bem fracos. Essa marca não é tão falada mas o Gabinete TG5 deles é bem conhecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte @.Solutionn. Ele parece bom, por 185 na Kabum fica melhor ainda. A única dúvida q tenho é se ele tem filtro de poeira na frontal e se é de fácil remoção e se as fans frontais conseguem puxar bem o ar. Fora isso, parece ótimo pelo preço, a "gordurinha" na lateral pros cabos parece q vai tornar o cable management bem fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Solutionn. Ah ok então! Eu vi só pelas fotos porque aqui no trabalho os videos são bloqueados. Parece bom então. Eu só queria que alguém da sharkoon me explicasse porque diabos esse gabinete + barato tem pezinhos melhores q o TG5.... Os pés do TG5 são uma vergonha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Solutionn. @Steeveantonichen

Já fiz o boleto na loja explosiva referente ao Sharkoon SGC1, só falta pagar.

Só uma dúvida final! O gabinete tem 2 USB 3.0, mas só possui um cabo para ligar, certo? A minha placa-mãe tem apenas 1 conector a este tipo de USB, mas possibilita até 2 saídas do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Lost Byte disse:

Só uma dúvida final! O gabinete tem 2 USB 3.0, mas só possui um cabo para ligar, certo?

Eu creio que sim. O meu atual só tem 1 3.0 então n sei dizer esse detalhe específico. Mas se o @.Solutionn. tem um muito parecido q tb tem duas frontais 3.0, ele pode te dizer com mais certeza. É mt provável q seja o mesmo projeto de conectores do gabinete dele e do seu, já q são a mesma marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Chegou meu novo gabinete, que após umas horas finalmente consegui montar ele. Deu uma boa melhorada nos cabos, mesmo assim preciso arrumar alguns detalhes.

Como peguei praticamente como baso o que estava no outro gabinete, acabei colocando a placa-mãe sem aqueles parafusos de suporte, só depois de tudo montado que reparei. Tenho que mudar a tempo, já que notei depois que a placa ficou um tanto forçada para dentro.

Única coisa que não ligou foi o SSD, porém só vou dar uma olhada nos SATAs, afinal algo deve estar mal encaixado.

Assim que possível e aprimorando o que falta, posto imagens do antes e depois da mudança toda.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda na escolha do gabinete, cujo achei muito lindo.

 

EDIT: Uma dos conectores SATA (da placa-mãe) não está funcionando, então terei que desativar o drive de disco para habilitar o SSD novamente... Como tenho sorte pra estas coisas!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido:

ANTES COM GABINETE VELHO

Antes.thumb.jpg.bd0e79bb92aa68d580dd68eeaa505d62.jpg

 

DEPOIS COM GABINETE NOVO

Depois.thumb.jpg.4edcdf17fff394d3d6f2f5ddb9a80bc3.jpg

 

Só de olhar estas imagens já nem consigo pensar como teve tanto contraste!

Ainda tenho que reorganizar os cabos melhor, principalmente na parte de baixo.

 

A propósito, dei uma resetada no BIOS e limpei a entrada SATA que achei estar com defeito, cuja agora funciona normalmente (ufa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen @.Solutionn.

Basicamente a última limpeza foi quando troquei a placa de vídeo, ou seja, faz 1 anos e uns meses. hahahahaha

O mais interessante é que nunca tive problemas de temperatura, sempre rodando de boa em margem segura. A sorte é que moro em região fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...