Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador de calor:Como limpar? Pode lavar?


Visitante

Posts recomendados

Eu tenho um computador que tá precisando de uma limpeza.Preciso varrer um pouco da terra (a poeira no meu PC parece até terra),dar umas pinceladas pra lá e pra cá.....

 

Mas existem cantos difíceis de limpar,um desses cantos, é o dissipador de calor!

 

Eu me encontrei em uma situação de grande dúvida.

 

Pincelar,Assoprar,ou Lavar?

 

Eu usei um pincel bem fino,e não funcionou muito bem.Então eu posso usar um compressor de ar pra dar uns jatos de ar? Ou eu posso partir pra ignorância e lavar com água e sabão neutro,ou até álcool isopropílico?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode desencaixar as travas e limpar com um pincel com as cerdas finas numa boa, não esquecendo claro de limpar bem os chips e reaplicar a pasta térmica/adesivo térmico nos componentes. Jato de ar não recomendo, pois pode juntar umidade e com a pressão pode sair gotículas de água que podem molhar algum circuito importante, e quando você ligar o sistema pode queimar algo. 

 

Aqui nos meus sempre usei um pincel simples de pintura nos dissipadores e pronto, nada de muita frescura. Se o dissipador está muito próximo à lateral do gabinete ou algo assim eu removo a placa e limpo mais fácil. A troca da pasta no caso de dissipador de calor pode ser feita em intervalos bem maiores em relação aos da CPU e GPU. Pode ficar 3 anos numa boa a pasta de um dissipador numa boa. Aqui faz tempo que não troco pasta de dissipador pois troco de placa toda hora (placa-mãe, CPU, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2018 às 12:43, simforoso disse:

Pode desencaixar as travas e limpar com um pincel com as cerdas finas numa boa, não esquecendo claro de limpar bem os chips e reaplicar a pasta térmica/adesivo térmico nos componentes. Jato de ar não recomendo, pois pode juntar umidade e com a pressão pode sair gotículas de água que podem molhar algum circuito importante, e quando você ligar o sistema pode queimar algo. 

 

Aqui nos meus sempre usei um pincel simples de pintura nos dissipadores e pronto, nada de muita frescura. Se o dissipador está muito próximo à lateral do gabinete ou algo assim eu removo a placa e limpo mais fácil. A troca da pasta no caso de dissipador de calor pode ser feita em intervalos bem maiores em relação aos da CPU e GPU. Pode ficar 3 anos numa boa a pasta de um dissipador numa boa. Aqui faz tempo que não troco pasta de dissipador pois troco de placa toda hora (placa-mãe, CPU, etc).

Como eu removo a pasta térmica? Eu citei o álcool isopropílico só fazendo uma brincadeira,mas seria útil pra remover a pasta térmica antiga? E se tiver muito duro? Qual ferramenta eu poderia usar para "raspar"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Luiz Gabriel XXI disse:

Como eu removo a pasta térmica? Eu citei o álcool isopropílico só fazendo uma brincadeira,mas seria útil pra remover a pasta térmica antiga? E se tiver muito duro? Qual ferramenta eu poderia usar para "raspar"?

Para limpeza sem dúvida  alcool isopropilico é o melhor solvente por não ter água, passe com algodão comum, dissolve muito bem a pasta velha.Para tirar os residuos pode usar algodão seco.Não use meios mecanicos porque se causar riscos na superficie  do bloco do dissipador ficará prejudicada a função de transferir calor do bloco ao radiador. deve mantera superficie o mais espelhada possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...