Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto transistor NPN 2SC1061


Johnny Bravoo
Ir à solução Resolvido por Zeh.Zeh,

Posts recomendados

  • mês depois...

Olá pessoal,

 

Estou tendo mesmo problema com substitutos do 2SC1061. Meu aparelho é um Sony TA-88, um pequeno amplificador de prateleira. Levei em algumas assistências técnicas em Belo Horizonte que recusaram o serviço por falta de peças e em uma delas o técnico me disse que conseguiria consertar mas devido à péssima qualidade das peças disponíveis ele queimaria facilmente. Consegui um técnico perto de casa que se dispôs a consertas mas está acontecendo o que o outro técnico afirmou. Ele queima o tempo inteiro e fico retornando o aparelho sempre de volta para novo conserto. O técnico afirma que deixa ele ligado durante dias sem problemas mas ao chegar em casa ele nao dura um dia sequer. Sendo assim nao estou acreditando que o técnico deixa ele ligado lá na loja dele.

 

Assim gostaria de saber se sabem de algum substituto viável para este transistor da Sony....

Realmente estou querendo trocar o transistor eu mesmo e nao mais depender deste técnico.

 

Desde já agradeço a ajuda!

 

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Solução

Caramba....

Desculpem. Esse forum nao me avisou das respostas que foram postadas há quase um ano atras. Perdao por nao responder e obrigado por responderem.
Segue anexo o esquemático do Sony TA-88. Eu consegui comprar os transistores originais (antigo estoque) e troquei. Funciona mas há um zumbido de 60Hz alto que sai dos alto falantes e entao nao deixo ligado para nao queimar os originais que achei e será muito difícil achar novamente... Ao ligar, além do zimbido, a lampada piloto do aparelho acende e logo após perde o brilho como se algo estivesse consumindo muita corrente...
Já me disseram que os diodos de saída podem estar defeituosos...
 

hfe_sony_ta-88_schematic.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeh.Zeh quando tem zumbido a quantidade de coisas a serem verificadas é grande. 

Para fazer testes não use os alto-falantes originais, pois pode queimar. 

Quando está em curto eu deixo em vazio conectado ao osciloscópio. 

 

A primeira coisa a ser verificada é a fonte, o transformador deve fornecer a tensão de saída indicada no esquema, os diodos não podem ter fugas e o principal são os capacitores, pois estes ficam fracos quando o aparelho em questão tem muito tempo de uso. 

 

Os capacitores do circuito do amplificador também devem ser verificados e em alguns casos trocados, já que são pequenos, também são baratos. 

 

Possíveis fugas nos outros transistores devem ser analisadas também, principalmente naqueles estão conectados ao par de saída. Muitas vezes quando a saída queima, eles vão junto. 

 

Circuito do pré também precisa de análise apenas para tirar a dúvida se o zumbido não vem de lá. 

 

Outra coisa a ser verificada são as soldas, trilhas e fiação elétrica 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...