Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como testar o mospec tip 105?


Posts recomendados

Bom dia! Primeiramente, sou iniciante, e tenho pouco conhecimento de eletrônica. Estou arrumando um módulo de som para um amigo. nem cobro, por que eu faço esses consertos mais para aprender do que para ganhar dinheiro. porém, já me aventuro a trocar peças de celulares. Só trocar display e conectores de carga, por enquanto. Enfim, estou com um módulo Stetsom CL1000, de 1000W, de 4 canais. Logo que abri, percebi que na verdade são dois módulos de 500w, um de cada lado. Dois dos canais não estão funcionando, um canal de cada módulo. Estou suspeitando do transístor TIP 105. a principio pensei que fosse um mosfet, pelo encapsulamento. então pesquisei como testa-lo. botei a ponta vermelha do multímetro no Drain e a preta no Source, na escala de continuidade, e conduziu. então passei a ponta vermelha nos três terminais ao mesmo tempo para "abrir" o Gate, e fiz o teste de novo e continuou conduzindo. Estranhei. peguei outro transistor (9D0N50P) e fiz o mesmo teste. ponta vm no drain e ponta pt no source. não conduziu. depois fechei o gate botando a ponta vm no gate por alguns segundos, com ponta pt no source. depois, ponta vm no drain e ponta pt no source, e conduziu. O teste funcionou direitinho nesse outro transistor. Mas daí pesquisei e descobri que o TIP 105 é na verdade um MOSPEC. nunca nem vi kkk (http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/2769/MOSPEC/TIP105.html). pesquisei e não encontrei um tuto pra saber como testa-lo. Se puderem me ajudar, obrigado.

pack-com-02-transistor-tip105-tip-105-original-st-a-D_NQ_NP_388225-MLB25402216627_022017-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...