Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VRM MOS indo a 125 Graus


Posts recomendados

Meu pc é novo, tem 1 semana apenas, comprei a pouco tempo e estou começando a enfrentar alguns problemas...
Minha placa-mãe é uma Gigayte A320M-S2H com um Ryzen 7

No prime 95 no teste Small FT Maximum heat, esse vrm chegou a 125 graus =(
o que eu posso fazer? Isso vai ter algum dano a mobo?

Uso water cooler, sera esse o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria As B350 mais baratas (sem dissipador e com menos estágios nos VRM) são piores ainda e ninguém reclama...

 

Com a ventilação correta, deveria funcionar. Placas mais reforçadas seriam indicadas, mas a princípio seria perfeitamente possível o Ryzen 7 nessa placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o cooler já resolveria, mas se você quiser e puder colocar dissipadores, melhor ainda! De qualquer forma, tem que ter circulação de ar, caso contrário você só está escondendo o problema!

 

Cara, danos é difícil de dizer. Saiu cheiro? Geralmente esses componentes são feitos para ter temperatura máxima a 105°, mas isso varia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenon_Fernandes Faz todo o sentido quando a placa custa pouco, é melhor eletricamente que uma B350 dessas que saem recomendando para qualquer um e a pessoa não quer fazer overclock (que é desnecessário para um Ryzen 7). Não é uma escolha tradicional, mas é uma escolha boa.

 

Nas especificações dela, há suporte para todos os Ryzen, inclusive com 105 W no TDP: https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-A320M-HD2-rev-10#support-cpu

 

A320 é meramente um chipset. O que manda é a placa-mãe em si. Tem uma porrada de A320 com VRM reforçado e tem uma porrada de B350 e até B450 com VRM bem ruim.

 

A única coisa que eu concordaria é dizer que essa placa-mãe não foi pensada para quem usa watercooler. Uma B350 normalzona ia passar pelo mesmo problema também, se é que não ia ser pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Brother entendo seu raciocínio mas assim A320 por ser placa-mãe de entrada não tem como encontrar uma boa construção eu seus VRMs. Além disso existe outro problema por exemplo por ela não term na bios opções de diminuir por exemplo o vcore quem usar um Ryzen 7 2700x nessa placa vai sofre.

 

Por ele trabalhar com boost de 3.7 a 4.3 de acordo com a sua necessidade o boost automático da placa leva o vcore a 1.5 o que e muito alto causando o aquecimento do VRM. E como e dito no video dizer que funciona toda placa-mãe vai dizer agora o problema e usar no dia dia uma placa dessa com um processador de 105 TDP não tem como.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hu3SoaD Seu Ryzen 7 é qual? Resolvendo a ventilação, irá funcionar. O que não dá para esperar é que numa placa-mãe sem dissipadores e sem ventilação ficaria bom com um Ryzen 7. Provavelmente mesmo uma B350 das já boas iria ter o mesmo problema.

 

@Lenon_Fernandes E o que tem a ver o chipset de entrada com a qualidade da placa-mãe em si? O VRM dela é 5 + 2 + 1, as basiquinhas mesmo com A320 e B350 usam 4 + 2 + 1 e até mesmo 3 + 2 + 1, incluindo algumas B450 já bem carinhas.

 

Se não der para usar nela, então só poderia usar nas X370 e X470, o que se chama exagero.

 

O vcore padrão já é considerado no TDP original e pela placa-mãe. Não poder fazer undervolt é uma desvantagem, mas ao mesmo tempo placas mãe com overclock bloqueado podem exagerar MENOS no vcore que uma desbloqueada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, domingos87 disse:

As B350 mais baratas (sem dissipador e com menos estágios nos VRM) são piores ainda e ninguém reclama...

 

Com a ventilação correta, deveria funcionar. Placas mais reforçadas seriam indicadas, mas a princípio seria perfeitamente possível o Ryzen 7 nessa placa-mãe.

No vídeo, mesmo com uma fan dedicada, dava throttling na CPU.. Bem menor, mas dava.. Ela tem um VRM bom, com peças boas, mas a falta de dissipação nele é cruel..

 

Que tem muita placa meia-boca, com aspecto Premium e com VRM maquiado, sem dúvidas.. As B450 são bem caso assim, como algumas do lado Intel.. Pessoalmente, jamais indicaria um kit assim..

 

 

@Hu3SoaD

 

Vai ajudar.. Qualquer coisa que ajude o VRM a se livrar desse calor, vai ajudar.. Especialmente, quando tiver fazendo algo pesado no PC.. Alias, esse PC é usado pra que??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hu3SoaD É, digamos que para esse processador você foi otimista demais com essa placa-mãe. Mas, tente a ventilação, pode ser que funcione. Com dissipadores certamente solucionará.

 

O certo mesmo para esse processador, que já é bem alto no consumo (uma coisa que é verdadeira é que nem sempre o TDP anunciado é o verdadeiro e nem sempre o máximo que a placa suporta é o confortável para ela) seria já uma X370 mais reforçada...

 

@Lenon_Fernandes Para um Ryzen 7 de 65W eu usaria sem problemas e ficaria 100%.

 

@RS Faria É, no caso dele, com uma CPU de quase 100W, acho que ele já terá que improvisar os dissipadores. Talvez fique bom? É a solução que muitas placas caras usam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Não sei se você frequenta o Adrenaline. La existe uma lista de teste placa mães. Só para você ter uma ideia nenhuma A320 entra no teste.

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

 

Mas e como eu disse já que você acha de boa usar ai e uma opção sua.

Seria a mesma coisa que eu colocar um i9 9900k em uma B360 funciona não funciona mas qual o sentido disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenon_Fernandes Ah, saquei, o Adrenaline imita "forum gringo" e tem nojinho de A320, tipo quando o Toms Hardware tem nojinho de testar SSD de entrada... Graças a Deus não frequento não, se precisasse me mostrar com coisas, ainda mais coisas de 300, 600 Reais, eu iria estar numa situação bem ruim.

 

Seguindo seu exemplo, não usaria um 9900K numa B360, mas usaria de boas um 8400 e talvez até um 8700, preferencialmente sem o k. E o sistema que eu montasse ficaria tão bom/melhor do que um só com peça "de número maior".

 

@Hu3SoaD Você usou watercooler nessa configuração com que intuito? Porque realmente ela precisaria de mais investimento em outras áreas, como a placa-mãe ou a ventilação. Agora é usar os dissipadores + ventoinha mesmo e esperar que solucione o problema. Considerando a solução de placas mãe mais caras, que é exatamente essa, existem boas chances de funcionar. Mas fostes bem otimista na escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, nos Ryzen isso voltou a ser um problema (a linha Intel atual também, nos modelos mais potentes) e muitas pessoas se esquecem disso na hora da compra/da configuração mesmo!

 

Cara, você vai prender com o que? Acho mais garantido usar thermal pads, pois pasta térmica depende de um bom contato/pressão para funcionar direito. Se for fazer um esquema de instalação com cola, poderia usar pasta térmica, mas tomando cuidado, caso seja "de prata", para não tocar em nada além da superfície dos VRM.

 

Se não quiser tacar cola e ter um grande cuidado na hora de instalar, talvez um thermal pad bom seja a melhor escolha. Apesar de não ser tão bom quanto uma instalação cuidadosa e firme com pasta térmica, teria o benefício de ser muito mais fácil de trocar/remover.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hu3SoaD Boa! Para um Ryzen 7 1800x, que deve ser o mais gastão de toda a linha (junto com o 2700x), está muito bom e já dentro do correto. Quando colocar os dissipadores, nos diga como ficou e se usou o thermopad ou a pasta!

 

Para uma A320 de entrada, está conseguindo resultados de uma placa com o dobro do preço!

 

No final, tirando as X370 e X470, que apresentam VRMs bem reforçados e refrigerados, o que você está fazendo é igual ao que se faz nas placas mãe intermediárias que todo mundo usa para os Ryzen 7: em cima de um conjunto de VRMs decente, se coloca boa refrigeração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...