Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões para montar configuração low ou low medium end AMD


Ir à solução Resolvido por dudaskank,

Posts recomendados

Olá, pessoal,

 

Tenho um Core i5 3330 3.0 GHz sempre supriu minhas necessidades muitíssimo bem e eu não teria nenhum bom motivo, no momento, para me desfazer de minha configuração atual já que supre bem no que preciso se não fosse o pequeno detalhe de que minha placa-mãe decidiu tentar suicídio (não, mas sério, ela está queimando) levando um pente de memória ao óbito e causando inúmeros problemas de tela azul e boot e toda a complicação e dor de cabeça.

 

Pensei em montar um rig novo, mas como é uma despesa não planejada, não posso investir muito no momento. Comparando preços e modelos, me deparei com a séries Ryzen 3 e a Ryzen 5, de baixo custo, e bem mais em conta do que um Intel de 7ª geração. 

 

Pois então, até o momento, estou pensando na seguinte configuração:

 

Mobo: ASrock A320M-HD (nunca fiz e não me interesso em fazer overclock então acredito o modelo econômico e mais simples AM4 320 deverá ser mais do que o suficiente)

Processador: Ryzen 3 2200g, Ryzen 5 2400G  ou Ryzen 5 2600

CPU fanCooler Master Air Cooler Hyper TX 3 Evo (vou reaproveitar da minha máquina já que serve tanto para os slots LGA 1155 quanto para o AM4)

VGA: MSI Armor 2x AMD Radeon R7 370 2GD5T OC

Memória RAM: 2x Memória Crucial Ballistix Sport LT 4GB 2400Mhz DDR4 CL16 Grey - BLS4G4D240FSB

Fonte: Corsair ATX 430W CX430 80 Plus Bronze - CP-9020046-WW . Esta é minha fonte atual que será substituída pela Sharkoon 750W 80 Plus Bronze Semi Modular SilentStorm Icewind Black, quando o bolso desapertar em fevereiro do ano que vem.

Hard Drive: 3x sATA 3,5´  WD Blue 1TB 7200RPM 64MB (pois é, no SSD ainda)

Case Fan: 3 x 120mm

 

Já vi que os processadores Ryzen terão um bottleneck aí com minha placa de vídeo, no entanto, o upgrade dela não será possível pelos próximos 6 meses. 


Sobre a fonte, pelo que verifiquei nos sites psu calculators da vida, parece que ela ainda dá conta do recado mas está com a margem bem próxima de ser maximizada. Acham que seria imprudente utilizar minha fonte atual nessa nova configuração pelos próximos dois meses?

 

Para finalizar, uso o computador para trabalhos simples como editores de documentos, emails, assistir videos, raramente editar imagens e pequenos videos e para alguns jogos MMO e alguns single players, no entanto, não uso a configuração do vídeo no máximo, deixo sempre no médio ou médio baixo.

 

Será que compensa investir numa placa-mãe obsoleta (que é bem cara por sinal 390-600 reais por aí) e comprar as memórias ram, também caras, para continuar com minha máquina por mais uns 2 ou 3 anos ou já seria melhor investir e pegar algo mais recente e atualizado? Mesmo que não poderei comprar todas as peças de uma vez só e nem comprar nada medium end no momento?

 

Desculpa o bloco de texto, agradeço quem continuou firme até o fim! Também deixo meu muito obrigada de antemão.

 

Edit: Informação e pergunta sobre as memórias removidas porque agora percebi que a Asus usou o termo Single Side (SS) e Dual Side (DS) na lista de especificações da memória enquanto que nas especificações gerais é listado Dual Rank (DR) e Single Rank (SR), o que são termos diferentes. Então as informações se encaixam entre a fabricante das memórias ram e a fabricante da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, sora disse:

Mobo: ASrock A320M-HD (nunca fiz e não me interesso em fazer overclock então acredito o modelo econômico e mais simples AM4 320 deverá ser mais do que o suficiente) - OK

Processador: Ryzen 3 2200g, Ryzen 5 2400G  ou Ryzen 5 2600 - R5 1600/2600

CPU fanCooler Master Air Cooler Hyper TX 3 Evo - Os Coolers que vem com o CPUs ryzen são de boa qualidade

VGA: MSI Armor 2x AMD Radeon R7 370 2GD5T OC - OK

Memória RAM: 2x Memória Crucial Ballistix Sport LT 4GB 2400Mhz DDR4 CL16 Grey - BLS4G4D240FSB - OK

Fonte: Corsair ATX 430W CX430 80 Plus Bronze - CP-9020046-WW . - OK 

Será substituída pela Sharkoon 750W 80 Plus Bronze Semi Modular -SilentStorm Icewind Black, - Se quer substituir veja uma de 550w

Hard Drive: 3x sATA 3,5´  WD Blue 1TB 7200RPM 64MB - OK

Case Fan: 3 x 120mm - OK

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pela resposta e informações. Vou dar uma olhada entre a diferença de preços entre o Ryzen 5 1600 e o Ryzen 5 2600 para ver qual cabe mais dentro dos limites do orçamento. 

 

Se minha fonte aguenta essas novas peças, não irei troca-la no momento,  mas certamente num futuro já que ela já está um tanto quanto velha, veterana de guerra com 5 anos. Interessantemente, as fontes semi modulares da Sharkoon possuem preços bem similares. Vou esperar uma promo boa mais pra frente aí e ficar de olho em qual terá um bom desconto entre Corsair e Sharkoon.

 

Obrigada novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá @sora , minhas opiniões também:

 

placa-mãe, acho boa, mas todas estão caras aliás... vá na mais em conta, e se escolher um processador Ryzen 2xxx, confirme que já vem atualizada para diminuir a dor de cabeça.

Processador também voto para olhar o R5 1600 com carinho, mas mesmo os Ryzen 3 já darão uma melhora na capacidade do processador, então pode escolher com tranquilidade.

CPU Cooler acho que vai funcionar, se não me engano veio um adaptador no meu CPU para coolers compatíveis com socket AM3.

VGA boa, nível perto da GTX 1050 e RX 560, se já está ok pra você não precisa nem trocar depois.

Memória pode comprar 1x 8GB também, assim se precisar de mais depois pode adicionar mais 4 ou 8 GB, pois a placa-mãe só tem 2 slots. Na Cissa Magazine está por R$ 350.

Fonte não precisa trocar não, inclusive as peças novas costumam consumir menos energia, pois são mais eficientes.

HD pode manter também, mas veja com carinho a compra de um SSD, 240 GB está com um bom preço por GB, mas os de 120 GB também e é suficiente para o Windows e os aplicativos, os jogos mande pro HD mesmo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Olá!

 

Agradeço muito sua adição ao tópico.

 

De fato as placas-mães para socket AM4 estão bem salgadas no momento, o que é um tanto desanimador. No entanto, estou pensando na possibilidade de dar uma fugidinha do orçamento e encarar o tranco de uma só vez ao invés de comprar as peças por parte como planejado. Agora só falta definir o processador e se devo esperar uma possível promo de natal cair de paraquedas ou mandar ver logo.

 

Gostei da ideia de comprar um pente de 8gb a princípio ao invés de 2x4gb. Isso havia passado em minha mente rapidamente mas não me liguei no detalhe que, para mim, que não sou uma consumidora gamer veterana experiente top, usar um single channel por alguns meses não irá interferir no meu dia a dia até colocar pra rodar em dual channel. 

 

A VGA realmente supre minhas necessidades por enquanto. Nenhum dos jogos de minha biblioteca requer algo mirabolante, alguns requerem um pouco mais do que o "normal" para mim, mas eu não uso a configuração ultra, não sou exigente. Perks de ter crescido jogando atari, nintendo, mega drive e snes haha

 

Mas enfim, no momento, sem lá grandes promoções para placa-mãe e processador nas lojas online, pensei em customizar um computador diretamente com a Terabyte.

 

Fiz um orçamento com o Ryzen 5 1600 e outro com o Ryzen 5 2600. Atualmente, pela Terabyte, a diferença de preço entre eles é de aprox. 160 reais. Se a diferença fosse de até 100 reais, eu não teria dúvida alguma na qual escolher, mas no caso, realmente não sei se compensa pagar esses 160 reais pare ter uma segunda geração do Ryzen.

 

 

 

1600.jpg

2600.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@sora Sua fonte atual dá conta do recado e está muito longe do limite. Portanto, continue usando.

 

Dual channel é muito importante para quem vai usar vídeo integrado. Não é seu caso, já que colocará uma placa de vídeo dedicada. Além disso, se a placa-mãe tiver apenas dois slots de memória, ao utilizar apenas um você deixa o outro livre para eventual upgrade. Portanto, adotar apenas um pente em single channel é a ação correta.

 

Se você puder jogar na configuração ultra, jogue na configuração ultra. Não faz sentido deixar de usá-la se seu computador suporta. Ele não irá desgastar mais ou estragar por isso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Agradeço seu input. 

 

Na verdade, o motivo para não usar a configuração ultra nada mais é por comodidade. Na época em que comprei meu rig, comprei apenas 1 fan extra para o gabinete. Minha cidade é muito quente e, não é anormal, a temperatura no ambiente bater os 36º C e nem sempre dá pra deixar o ar condicionado ligado 24h. Exigindo mais do GPU fazia com que sua temperatura atingisse a casa dos 80ºC tranquilamente, o que, por fim, esquentava o ambiente ainda mais. Hoje já adicionei mais 2 outros fans e a temperatura geral dentro do gabinete abaixou, mas ainda não é raro de ver a temperatura do GPU em 65ºC ou acima com seus fans funcionando a 70% no modo medium high ou high.

 

Meu plano é de investir em mais 2 novos coolers ao finalizar de montar o novo computador para ajudar a balancear e dissipar o calor geral. Aí sim dará para jogar em setting melhor sem me preocupar em gastar uma grana preta na conta de energia ou ficar numa sauna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sora , se o Ryzen 3 2200G já daria uma melhorada, um Ryzen 5 1600 vai dar mais potência ainda. Mesmo sendo da geração "anterior" (a série 2xxx deu uma melhorada nas frequências basicamente).

 

Outra coisa, se for pegar outra máquina, ao invés da fonte Corsair VS 500, tente a Corsair CX 450, ou a Gamemax GM500. A primeira é simplesmente melhor, mas a segunda dá conta tranquilamente e é mais barata até.

 

Agora, se é melhor comprar peça a peça, ou pegar inteiro um PC novo, vou deixar você decidir rs, acho que sai mais barato as peças separadas. Também não sei se na Terabyte vão conseguir colocar esse PC funcionando, pois tanto o Ryzen 5 1600 e Ryzen 5 2600 não possuem gráfico integrado e você não colocou VGA neles, não sei como funcionaria nesse sentido de mandar o PC já montado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@sora A temperatura de 80ºC não é perigosa para placas de vídeo e a temperatura de 65ºC é considerada baixa. E a quantidade de calor liberada pelo componente não faz diferença significativa no ambiente.

 

Não recomendo a fonte Gamemax mencionada. O ripple e a temperatura dela quando em maior carga não são bons.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD , bem, como 80 ºC não é perigoso, o ripple da fonte Gamemax também não deve ser, pois fica dentro das especificações, pelo que entendi no vídeo que assisti testando ela.

 

Mas não sei se a temperatura dos componentes não influencia tanto no ambiente. Eu trabalho em casa num cômodo pequeno e sem muita ventilação, pois a janela fica fechada para a luz de fora não atrapalhar ver no monitor, e esquenta um bocado lá mesmo sem ter uma porta fechada e com outras janelas da casa aberta. O PC mais a TV ligada deixa mais quente do que quando está tudo desligado, ou pelo menos eu sinto isso na pele rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@dudaskank No teste do TecLab, essa fonte ficou com ripple e temperatura ruins. Realmente não chega ao nível de comprometer ou apresentar riscos, mas não foram resultados bons. Fica sim dentro das especificações, mas quando você compara isso com uma "simples" PCYes! Shocker de 500W, uma das fontes usáveis mais simples do mercado e com diversas características questionáveis, você vê como há distanciamento nesses quesitos. O Ronaldo mesmo ficou sem graça quando viu o ripple: 80 mV não é bom, é muito ruim. Isso indica condições do projeto e dos componentes utilizados.

 

Na minha opinião, sair de uma CX 430 e pegar essa seria um downgrade considerável. Por isso digo que não compensa. Quem comprou, tudo bem, pode usar, ela não é perigosa. Mas eu não recomendo.

 

 

 

Sobre a questão da temperatura do quarto, creio que isso possa ser um "efeito placebo". Contudo, também não tenho como afirmar algo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a única vantagem que vejo na parte de qualidade da Gamemax é o fato de ter 2 conectores PCI-e por um preço bem interessante.

 

Mas falando de fontes, tem uma que não citei, que é a que estou usando aliás, EVGA 450BT - R$ 214 (eu paguei em promoção R$ 190, então estava campeã no dia rs. Um review dela aqui da Tom's Harsware e parece boa.

 

Mas @sora , resumindo tudo, mantém a fonte por hora.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada,@dudaskank@KairanD pelo adicional de informações. Minha dúvida maior era a fonte e suas opiniões e reviews ajudaram muito.

 

Agora, última pergunta sobre a fonte, se por acaso, vir trocar a gpu num futuro próximo e der um upgrade para uma rx 560 ou 580, a corsair cx 430 ainda vai aguentar o tranco tranquilo? 

 

Edit: Ah sim, sobre o quarto com aparelhos eletrônicos ligados, a média em geral da temperatura sobe em até 2ºC quando o computador, monitor, tv, receptor tv, DVR e seu monitor estão ligados e os aparelhos estão relativamente perto um do outro. Quando o pc está com uma temperatura "alta"  essa temperatura geral do quarto aumenta em mais um grau. Mas é claro que tudo depende da temperatura média na hora. Dias mais quentes, obviamente ficará mais quente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sora , a RX 580, que é a mais consumidora, só necessita de um plug de energia PCI-e de 8 pinos da fonte, que essa tem, então não terá problema. Ao menos a minha, RX 580 4GB da Gigabyte, tem só esse conector.

 

E realmente, 3º a mais, num dia que já está quente, é bastante. No meu aqui nunca medi, não tenho termômetro rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada, @dudaskank ! Então fechou!

 

Fiz as contas aqui e o valor do frete está bem caro, mesmo sendo para a região sudeste. Se fosse comprar as peças aos poucos como planejei inicialmente, iria pagar mais de 200 reais de frete apenas ao realizar 4 pedidos ou mais e, se fosse parcelar alguma peça, essa diferença seria ainda maior, podendo chegar até uns 500 reais no final das contas. Pois bem, resolvi então fechar um computador custom pela terabyte optando pelo ryzen 5 2600 e o ssd de 240GB. Mesmo com essas diferenças, ainda assim ficou mais barato do que ficaria comprando as peças as partes aos poucos, mesmo se fosse o ryzen 5 1600 e também não precisarei de me dar o trabalho de montar a máquina. 

 

Agora é só esperar os longs 10-18 dias úteis para conferir haha

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...