Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD ligado no USB 3.0


Fernando11K

Posts recomendados

Olá, comprei um SSD vou montar um pc básico e atualiza-lo aos poucos.

placa-mãe: IPMH61R3

Processador: i3 3220

SSD: SanDisk EasyStore 480 GB

 

Minha ideia é a seguinte:

 

Minha placa-mãe só tem suporte até Sata II, ou seja, se eu ligasse meu ssd no Sata II ele estária limitado a largura de banda do Sata III (300 MB/s).

 O USB 3.0 tem largura de banda de 600 MB/s (A mesma largura do Sata III)

 

Se eu pegar meu ssd (quero usa-lo como principal) e liga-lo numa placa PCIE de USB 3.0 (ciente que eu estaria limitado a largura de banda do pcie x1 500MB/s)

 

Será que o SSD daria boot? 

 

Eu tenho uma placa dessa só que ela não tem essa porta USB para dentro do gabinete.

 

Informações "OFF" adicionais:

 

Estou esperando chegar na agência, por isso ainda não testei e não comprei essa placa 3.0 com a saida para dentro do gabinete ainda.

Comprei o SSD no Aliexpress custou R$ 224,00 apesar de estar acima do 50 dolares não fui taxado e nem paguei despacho postal (sorte duas vezes).

O cabo com o qual ligaria o SSD está na imagem.

5-portas-PCI-E-PCI-Express-Card-para-USB-3-0-19-Pin-Conector-4-Pino.jpg_640x640.jpg

Screenshot_6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só experimentando. Mas se engana se você acha que a USB terá desempenho de SATA3. O máximo que eu ví na prática é uns 40 mb/s a 80 mb/s, oscila bastante.

Se for para comprar uma PCI-e adaptadora seria melhor pensar em comprar direto para a SATA3 tipo essa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713907094-placa-controladora-pci-e-sata-3-6gbps-com-esata-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Sei que largura de banda não é a produtividade, mas que dispositivo você viu que ficou nessa velocidade ele tinha suporte a sata III ou USB 3.0?

 

Porque por exemplo tenho dois Sandisk Ultra Flair 3.0, apesar de ser 3.0 o Pendrive só alcança até 130 MB/s (segundo suas especificações) o que eu reparo que quanto maior o arquivo que passo para o Pendrive mais velocidade ele usa e a maior que registrei foi 100 MB/s.

 

Acho difícil um SSD ficar inferior a isso.

 

Se puder responder agredeço, estou vendo qual vai ser o melhor custo-beneficio a sugestão do @Edvaldo J. Frederico  desse produto se ela realmente da boot "https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1077430465-adaptador-pci-e-1x-para-msata-sata3-simultneo-com-boot-_JM?quantity=1" é boa. Já a do segundo a placa da imagem que postei também faz a mesma coisa sendo que tem uma porta USB interna a qual eu poderia usar o cabo da imagem e tem o conector para painel frontal 3.0 caso eu compre um gabinete com USB 3.0 frontal e é mais barata.

 

O que vou comprar é pelo aliexpress mesmo, não tenho pressa.

 

Usar uma placa pcie de usb 3.0 ou de sata III daria no mesmo porque a largura de banda seria  (500 MB/s do Pcie 2.0 x1) agora não sei se na prática o ssd na plaquinha sata III é mais rápido minha maior preocupação é se daria boot.

 

 

adicionado 1 minuto depois

@PedraX Sei que largura de banda não é a produtividade, mas que dispositivo você viu que ficou nessa velocidade ele tinha suporte a sata III ou USB 3.0?

 

Porque por exemplo tenho dois Sandisk Ultra Flair 3.0, apesar de ser 3.0 o Pendrive só alcança até 130 MB/s (segundo suas especificações) o que eu reparo que quanto maior o arquivo que passo para o Pendrive mais velocidade ele usa e a maior que registrei foi 100 MB/s.

 

Acho difícil um SSD ficar inferior a isso.

 

Se puder responder agredeço, estou vendo qual vai ser o melhor custo-beneficio a sugestão do @Edvaldo J. Frederico  desse produto se ela realmente da boot "https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1077430465-adaptador-pci-e-1x-para-msata-sata3-simultneo-com-boot-_JM?quantity=1" é boa. Já a do segundo a placa da imagem que postei também faz a mesma coisa sendo que tem uma porta USB interna a qual eu poderia usar o cabo da imagem e tem o conector para painel frontal 3.0 caso eu compre um gabinete com USB 3.0 frontal e é mais barata.

 

O que vou comprar é pelo aliexpress mesmo, não tenho pressa.

 

Usar uma placa pcie de usb 3.0 ou de sata III daria no mesmo porque a largura de banda seria  (500 MB/s do Pcie 2.0 x1) agora não sei se na prática o ssd na plaquinha sata III é mais rápido minha maior preocupação é se daria boot. O produto que @Edvaldo J. Frederico sugeriu talvez seria a solução se não der boot.

 

adicionado 7 minutos depois

Acabei de receber mensagem informando que meu SSD chegou na agência (como sempre os Correios não entrega), a placa 3.0 que tenho atualmente (que só tem porta externa) está numa placa-mãe Pos Agp 31 vou testar nela para ver se dará boot, entretanto pode não dar boot porque ela é antiga.

 

Quando fiz o teste coloco o resultado aqui caso não de boot, postarei pelo menos as velocidades alcançadas para confirmar o que @PedraX comentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Fernando Ferreira Mendonça disse:

Sei que largura de banda não é a produtividade, mas que dispositivo você viu que ficou nessa velocidade ele tinha suporte a sata III ou USB 3.0?

SATA3. Mas no seu lugar primeiro experimentaria. Porque mesmo SATA2 é muito, mas muito mais rápido que USB3.0. SATA2 trabalha a 300Mb/s e só para ter ideia um HD comum trabalha entre 80Mb/s a 100 em SATA2.

Talvez você tenha a percepção de que com SSD em SATA3 ganhe muito em performanvce, mas isso não é verdade, só o carregamento do Windows e dos jogos ficará mais rápido. Depois que carrega a velocidade do sistema se manterá.

Melhor investir em RAM( se tiver menos que 16GB) ou em VGA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está ai os resultados.

 

Só achei estranho essa velocidade de leitura tão baixa no USB 3.0 sendo que no USB 2.0 deu um valor superior e meu Pendrive no USB 3.0 também teve uma velocidade de leitura mais elevada.

 

 

Sata II.jpg

USB 3.0.jpg

USB 2.0.jpg

pen.jpg

adicionado 3 minutos depois

Outra curiosidade é que colocando o SSD no USB 2.0 ele identificou na hora, entretanto no USB 3.0 tiver que "verificar alterações no hardware" para identificar.

 

Depois tentarei realizar um teste no USB 3.0 nativo para ver se há divergência.

adicionado 8 minutos depois

O SSD deu boot o problema foi a velocidade e diferente de quando foi conectado no SATA o Windows não identificou o modelo do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...